Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Semana da leitura - 2015

semana_da_leitura_2015


A Semana da Leitura é sempre um acontecimento importante na nossa escola. Este ano dedicada ao tema
Palavras do Mundo, a cerimónia de abertura desta festa contou com a participação dos alunos do 7º ano que, acompanhados por alunas do Grupo de Guitarras, declamaram poemas de vários autores da lusofonia. Este apontamento simbólico foi, também, mote de abertura da exposição Língua portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Camões.

As atividades que se seguiram, organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os diversos Departamentos, envolveram alunos, pais e professores em torno da leitura.

Como tem sido habitual em anos anteriores, a Feira do Livro Usado teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar. A
Plural Editores fez-se representar nesta feira com um stand de livros novos onde pudemos encontrar títulos sobre os mais variados assuntos.

A Hora do Conto foi, este ano, dirigida aos alunos do primeiro ciclo. Tivemos a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos para dinamizar este espaço.

Os Concursos de Leitura dos diversos ciclos também decorreram ao longo da semana.

Houve, ainda, oportunidade para assistir ao concerto da Orquestra e do Coro da escola e a dois concertos promovidos pelos alunos do 8º ano.

Para terminar a semana, recebemos a visita da escritora Margarida Ejarque que nos veio apresentar o seu mais recente livro Afinal, o que é a poesia?. Os alunos do 3º ano prepararam perguntas para a escritora que respondeu com simpatia, partilhando com os pequenos leitores curiosidades sobre o seu percurso.



Palavras do Mundo - Semana da Leitura

cartaz_leitura_2015



No dia do centenário de Ruy Cinatti

dia_do_centenario_ruy_cinatti


Celebrou-se com um Porto d’Honra, no dia 8 de março, o centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Manuel de Jesus, do Dr. Mari Alkatiri bem como do General Lere entre outras individualidades. Estiveram ainda presentes os professores da escola, encarregados de educação, alunos e membros da comunidade local.

Os nossos alunos foram as figuras principais da festa. Na abertura da cerimónia, declamaram poemas de Ruy Cinatti numa
flash mob que surpreendeu o público. A poesia continuou depois, intercalando músicas tradicionais, portuguesas e timorenses, interpretadas pelo coro e orquestra da escola.

O padre Peter Stilwell, amigo e biógrafo de Cinatti, não podendo estar presente, partilhou com os convidados um texto comovente onde recordou memórias da sua infância com o poeta. Este foi também evocado pelo maestro Simão Barreto que nos presenteou com o testemunho da amizade entre ambos.

O momento mais emocionante da tarde foi proporcionado pelos familiares dos
Liurais com quem Ruy Cinatti fez um pacto de sangue pois partilharam com os presentes a história que ouviram contar desse momento sagrado que selou para sempre a ligação do poeta a Timor.
A cerimónia culminou com o descerrar de uma placa comemorativa do centenário e com a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos.




Palestra "Memória e Identidade Nacional"

palestra_memoria_e_identidade_14_15

No dia 29 de janeiro a EPRC recebeu a visita de uma comitiva da qual fizeram parte o historiador Fernando Rosas, a jornalista Diana Andringa, o general Paulo Lara, a socióloga Luciana Heymann e o Dr Alfredo Caldeira, representante da Fundação Mário Soares, entre outros, personalidades que se encontram em Timor Leste no âmbito da conferência internacional “Memória e Identidade Nacional” que decorreu nos dias 26 e 27 de janeiro no Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor.

Além da visita às instalações da escola e da confraternização com os professores, os convidados puderam assistir a um concerto intitulado Músicas do Mundo sob a performance de alunos do 8º ano.

Por sua vez, os ilustres convidados brindaram-nos com uma pequena palestra coletiva, onde assuntos como a memória e resistência foram abordados perante uma plateia atenta, composta agora por jovens alunos e professores.

Agradecemos ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense a oportunidade deste encontro.




Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

dia_internacional_das_vitimas_do_holocausto


Mostra de Produtos e Plantas nos Séculos XV e XVI

mostra_de_especiarias_2015

Aconteceu, nos dias 19 e 20 de janeiro, a II edição desta atividade que proporcionou um ambiente festivo com uma miríade de aromas, sabores, cores e sons, onde os nossos alunos e seus encarregados de educação participaram ativamente, enriquecendo esta exposição de especiarias, plantas aromáticas, frutos diversos, com a confeção de receitas tradicionais que proporcionaram a degustação de diversas iguarias.

Esta exposição ilustrou os conteúdos lecionados na disciplina de História e História e Geografia de Portugal com os objetivos preponderantes de compreender as transformações decorrentes do comércio à escala mundial nos séculos XV e XVI e demonstrar a ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades. A pesquisa incluiu o acesso a recursos de informação da biblioteca e da Internet e culminou com uma visita de estudo ao mercado de Taibessi, com as turmas do 8º ano.

Envolvidas estiveram as turmas do 5º, 6º e 8º anos de escolaridade, das professoras Dina Mendes e Luísa Magalhães. O sucesso desta atividade só foi possível graças ao apoio da Direção, e refletiu o trabalho de colaboração com uma equipa de professores, nomeadamente a professora bibliotecária, Liliana Eira, os professores de Música e de Tecnologias de Informação e Comunicação, respetivamente Carlos Batalha e Cleophas Fernandes, entre outros que visitaram a mostra de produtos e apoiaram os alunos com entusiasmo.

A música também esteve presente com Fausto e a “Nau Catrineta”, “Navegar, navegar”, “O Barco vai de saída”; com Vitorino e a “Queda do Império”, com o “Homem do Leme” dos Xutos e Pontapés, com “O Poema da malta das naus” de Manuel Freire entre outros.




Os Descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas dos séculos XV e XVI

rotas_2015

Festa de Natal - 2014

festa_de_natal_2014


O 1º período terminou com a tradicional Festa de Natal. Assistimos a atuações dos alunos do pré-escolar, dos alunos no 9ºA e da Banda da Escola, que nos proporcionaram músicas alusivas a esta época festiva.
O momento serviu, ainda, para entregar os certificados aos professores que concluíram o curso de tétum e aos alunos que participaram no Projeto Debates.
A festa terminou com um lanche partilhado entre alunos, professores, funcionários e pais.



Auto de Natal - Presépio ao Vivo

presepio_ao_vivo

No dia 13 de dezembro, os alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, e os alunos dos vários projetos musicais da escola, apresentaram o auto de Natal Presépio ao Vivo. A dramatização decorreu no jardim de Lecidere e contou com a presença de Sua Excelência, o Presidente da República, da Primeira Dama e de pais e alunos da escola. Foi um momento emocionante que nos lembrou os valores desta quadra natalícia.
Deixamos o nosso agradecimento ao
Centro Audiovisual Max Stahl que nos facultou as imagens em vídeo do espetáculo.




Convívio de Natal

vitral


No dia 12 de dezembro, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPRC ofereceu um jantar de convívio a professores, pais e funcionários.
Este momento contou, também, com a venda do livro
Timor-Leste: 365 passos para o coração, da autoria da Irmã Cristina Macrino e de Sara Montes. Os alunos do Clube de Artesanato inauguraram a exposição e venda de coroas e presépios feitos ao longo do 1º período.
O evento contou com a participação de muitos membros da comunidade educativa e foi uma oportunidade para estreitar laços entre todos.




Visita da Pintora Natália Gromicho

natalia_gromicho_light


A pintora Natália Gromicho visitou a nossa escola no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os alunos do 9º ano e do secundário tiveram oportunidade de conversar com a artista sobre a sua vida profissional. A visita guiada à sua exposição, patente na Embaixada de Portugal em Díli, foi o momento alto desta celebração. Os alunos que participaram no concurso “Direitos Humanos” viram também os seus trabalhos expostos no átrio da Biblioteca.




Exposição e venda de presépios e coroas de Natal

convite_web_light

Visita da organização - Sri Chinmoy Peace Run


sri_chinmoy_ready

Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run – Corrida da Paz - é uma corrida que pretende promover a amizade e a compreensão entre os povos.

Este ano, pela primeira vez, Timor-Leste juntou-se à Corrida da Paz da Ásia e foi com entusiasmo que a nossa escola aderiu a esta iniciativa. Assim, na passada segunda feira, recebemos uma comitiva desta organização que, entre jogos e canções, compartilhou com alunos e professores uma mensagem de paz.



Veja as fotos da visita no site oficial da organização:

http://www.peacerun.org/tl/news/2014/1110/1129/

Formação de Ténis na EPRC

formacao_de_tenis

No dia 8 de novembro, realizou-se na Escola Portuguesa Ruy Cinatti uma atividade de formação de ténis, dinamizada pela Federação de Ténis de Timor-Leste e dirigida aos alunos dos 5º e 6º anos.

Participaram os seguintes alunos: 5º Ano/ turma A- Carlota Henriques, Rodrigo Correia, Xandro Mendonça e Alice Barbosa; 5º Ano/ turma B- Carla Pinto, David Meireles, Eliório Verdial, Francisca Alves, João Silva e Vanessa Sanches; 6º Ano/ turma A- Jardel Morais, José Carvalho, Nílcia Santos, Ricardo Ribeiro e 6º Ano/ turma B – Dircia Ximenes, Justina Guterres e Tersilia Madeira.

Esta iniciativa consistiu na realização de exercícios que promovem o desenvolvimento da aptidão física e a aprendizagem de várias técnicas do ténis. Os grupos de trabalho realizaram, ainda, diferentes atividades lúdicas que completaram esta formação.
O resultado foi muito positivo.

No próximo dia 22 de novembro teremos nova atividade, agora dirigida aos alunos do 7º ano.




Megasprinter Timor-Leste - Maubara

maubara_megasprint


No dia 20 de outubro, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti participou na iniciativa
Megasprinter Timor-Leste, prova organizada pelo Clube Desportivo de Maubara e que se realizou naquela localidade.

Participaram os seguintes alunos: 5º A - Alice Barbosa, Mariana Contente, Tânia Martins e Dominiciano Guterres; 5º B- Francisca Alves, David Meireles e Eliório Verdial; 6º A - Ana Patricia Almeida, Jardel Morais, Ricardo Soriano e Tiago França; 7º B - Cláudio Brites, Gilmor Santos, Ivan Silvestre, Jessica Madeira, Joselito Costa e Tiago Cruz; 7º C - André Rocha, Fernando Ximenes e Roberto Pinto; 8ºB – António Henriques.

As provas decorreram no período da manhã. A participação foi muito boa, quer pela forma como os alunos se apresentaram à competição, demonstrando bom comportamento e empenho em atingir o melhor resultado possível, quer pelos resultados finais.



Eis os resultados conseguidos pelos nossos alunos:

quadro_classificacao

No final tivemos algum tempo para descansar, repor energias e conviver.

Parabéns a todos os participantes!




O Dia Mundial da Música na EPRC

dia_mundial_da_musicalight_2

No passado dia 1 de Outubro foi celebrado na nossa escola o Dia Mundial da Música. Concertos, cantinhos dos compositores e workshops foram as atividades que abrilhantaram e tornaram este dia mais musical para os alunos.

No cantinho dos compositores ouviu-se Debussy, Mozart, Bach e Beethoven em leitores de mp3 espalhados pelo recinto escolar.
Nos 
workshops, algumas turmas, ouvindo uma obra do compositor austríaco Arnold Shoenberg, foram convidadas a desenhar o que a música lhes fazia lembrar, à semelhança do que o pintor russo Wassily Kandisnsky fizera uns anos atrás depois de ouvir essa mesma obra.

O ponto alto foram os dois concertos que aconteceram no campo de jogos da escola. De manhã, a tripla Ana Rosa da Silva, Gilberto Gasparetto e Pedro Gasparetto fizeram as delícias de todos num espetáculo musical divertido onde foi possível conhecer canções, ritmos, sons e instrumentos tradicionais do Brasil.

Por último, no período da tarde, o músico João Rocha ofereceu a toda a comunidade escolar um concerto onde o rock português foi protagonista . Rui Veloso, Xutos e Pontapés, Ala dos Namorados, entre outros, foram interpretados pelo músico perante o agrado dos presentes.





Abertura do Ano Letivo - 2014/2015

abertura_2


A EPRC deu início a mais um ano letivo com a receção aos alunos, pais e encarregados de educação. Perante uma plateia animada, a diretora deu as boas vindas aos presentes, fazendo votos de que este seja um bom ano para todos. Seguiu-se a entrega de diplomas aos alunos finalistas do ensino secundário que vão agora iniciar uma nova etapa.
A cerimónia culminou com os hinos de Timor-Leste e de Portugal, pelos coros da UNTL e da nossa escola.





Desfile Romano

romanos

No dia 6 de junho de 2014, os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, que faziam parte do Clube Aventura deram a conhecer à Comunidade Educativa mais uma aventura vivida por todos os membros do Clube, levando-nos até à época do Império Romano.

Esta atividade consistiu na representação de uma cena do quotidiano da Roma antiga, onde esteve patente a imaginação e a criatividade, quer na confecção de todos os acessórios e vestuário, bem como na arte de representar.

Foi um momento visualmente belo, muito apreciado e aplaudido por todos os que assistiram a esta representação.

Obrigado a todos os membros do clube.





Plastik 2014

noiva_plastik

Este projeto consistiu num cruzamento entre arte e moda, tornando-se uma abertura para combinações e desdobramentos da moda no território da arte, considerando a historicidade do vestuário, bem como estabelecendo interlocuções entre pensadores modernos e contemporâneos.

O plástico transformou–se em roupa conceitual, que serviu de inspiração aos alunos do 8º B, na disciplina de Educação Visual.

Foram confecionados mais de 30 modelos, entre camisas, saias, calças e vestidos, tendo por base os desenhos/modelos da autoria dos alunos.

Quando tudo ficou pronto, chegou o momento de mostrar todo o trabalho realizado e, no dia 14 de junho, aconteceu o grande momento: um desfile de moda!

O ponto alto deste desfile foi o vestido de noiva, feito de plásticos brancos.

A turma esteve à altura deste grande desafio, não esqueceu a importância da música, decoração, modelos, apresentação, maquilhagem, publicidade, etc.

O nosso muito obrigado às mães “costureiras” e a todos os professores que tornaram possível esta atividade.

A receita efetuada com este desfile foi utilizada na aquisição de vários produtos (roupa, calçado, leite, produtos de higiene, fraldas e acessórios de bebé) e entregue a uma aluna da escola.




Conferência | Semana das Profissões

conferencia_semana_das_profissoes

Inserido na Semana das Profissões realizaram-se no sábado, dia 17 de maio, as palestras “O que eu quero ser”.
Na primeira parte da manhã os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de ouvir vários profissionais das áreas das artes, humanidades e tecnologias e ainda o Vice-Ministro para o Ensino Superior.

Ficaram com a perspetiva das profissões que, no entender do Ministério da Educação de Timor-Leste, são as mais necessárias a curto prazo para o país. E com importantes sugestões e advertências sobre a importância da curiosidade, do empenho e do trabalho ao longo da vida. Também ficou claro que, apesar de se optar por um determinado curso superior, ao longo da vida profissional, é possível alterar percursos.

Depois de um pequeno intervalo, foi a vez dos alunos do 9º ano conhecerem outros profissionais. Foi um painel igualmente enriquecedor onde os alunos puderam conhecer as dúvidas que também estes profissionais tiveram quando se encontravam no 9º ano e o percurso de cada um. Uma das ideias veiculadas foi ainda a de que, para ser um bom profissional, para além da formação inicial, é importante a experiência de vida, a vontade de aprender e a ambição.


Festa de Encerramento do Ano Letivo 2013/2014

gotinha_de_agua

No dia 13 de junho festejámos o encerramento do ano letivo 2013/14. Durante a manhã, o teatro, a música, a dança e a poesia tomaram conta da escola.
A festa começou com a atuação das crianças do ensino pré-escolar que nos presentearam com a dramatização da história
Floresta d‘Água de Jorge Salgueiro, preparada nas aulas de Expressão Musical e que contou com a colaboração dos alunos do 2º ano. Entre gotinhas de água e pequenas árvores, assistimos a um espetáculo cheio de cor e música ao mesmo tempo que apreendemos uma importante mensagem sobre a preservação do ambiente.
Ao longo da manhã, ouvimos a leitura expressiva de poemas em português pelos alunos do Clube de Poesia e assistimos à dança merengue, pelos alunos dos 5º, 6º e 10ºs anos, no âmbito das aulas de educação física.
Os alunos do 7º ano A apresentaram uma canção em estilo rock composta na aula de Música. De seguida, assistimos à atuação da banda
Tekitoques que, entre músicas portuguesas e timorenses, fez as delícias de todos.
A festa culminou com o lançamento de papagaios construídos pelos alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Matemática.




10 de Junho na EPRC

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti abriu as suas portas à Comunidade Portuguesa residente em Timor-Leste para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
A celebração contou com a participação do coro e do grupo instrumental que interpretaram os hinos nacionais de Timor Leste e de Portugal. O Embaixador de Portugal e o Presidente do Parlamento Nacional de Timor Leste discursaram, focando a importância da Língua Portuguesa no mundo, a relações de amizade entre estes dois países, não esquecendo a CPLP.
Houve, ainda, um apontamento musical com a participação do Quarteto do Maestro Simão Barreto.
O resto da noite foi animada com música portuguesa.



Ao ritmo do Charleston

noticia_charleston_final

A nossa Escola reviveu momentos dos “Loucos Anos 20” ao ritmo do Charleston.
As turmas do 9º A e do 9º B brindaram a Escola com duas danças do
Charleston, com coreografias da autoria dos alunos, repletas de alegria e de criatividade, tendo ilustrado conteúdos da disciplina de História, com o apoio do Grupo de Educação Física e da Biblioteca Escolar.
A organização da responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, contou com o apoio e entusiasmo da Direção.




Os Loucos Anos 20

cartaz_charleston_leve


Inauguração da Exposição "A Física no dia-a-dia na escola"

fisica_no_dia_a_dia

No 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, inaugurámos a exposição itinerante e interativa A Física no dia-a-dia na escola que ficará patente na nossa escola durante os meses de maio e junho.

Esta exposição foi cedida pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal ao seu homólogo timorense e irá percorrer as escolas do território de Timor-Leste.

A inauguração contou com a presença do Senhor Vice-ministro para o Ensino Superior, Dr. Marçal Ximenes, representantes da Embaixada de Portugal em Díli, entre outras individualidades.

Os alunos da
Orquestra da escola e do Clube de poesia animaram a inauguração com músicas timorenses e leitura de poemas de António Gedeão, em homenagem ao autor do livro A Física no dia-a-dia, Rómulo de Carvalho, que inspirou esta exposição.

Na semana anterior, professores timorenses e portugueses frequentaram sessões de formação com o objetivo de melhor conhecerem a exposição e de futuramente a poderem dinamizar.

Agradecemos ao Ministério de Educação e Ciência de Portugal, na pessoa da Dra. Ana Eiró, diretora do Programa
O Mundo na Escola, e ao METL a iniciativa de trazerem para o território de Timor-Leste uma exposição cuja relevância é evidenciada pelos cerca de 65 000 alunos que a visitaram em Portugal.

É um privilégio promovermos esta atividade na nossa escola e podermos desta forma contribuir para a divulgação da Ciência Experimental em Língua Portuguesa.




Concerto da Banda da EPRC - TekiTokes

concerto_banda

Descarregue o cartaz em pdf


Festa da Língua Portuguesa na Escola

Terminou a festa da língua portuguesa na !

Foi uma Semana da Leitura dedicada às histórias para os mais pequenos, à poesia e à música portuguesa. Professores e alunos envolveram-se em iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à dramatização e empenharam-se para que esta Semana fosse um sucesso.

Entre horas do conto, recitais e exposições, chegámos a todos, lendo por prazer, lendo para aprender…

Foi assim a festa da leitura e da língua!



Recital de Poesia



Leitura de histórias




Exposição no Átrio da Escola





Comemorámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti


99_aniversario_de_ruy_cinatti

No dia 10 de março celebrámos o 99º aniversário do poeta Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

Assinalámos esta data com a leitura de poemas e trechos da prosa do escritor, feita pelas alunas do Clube de Leitores que foram acompanhadas por um conjunto de músicas tradicionais timorenses, interpretadas pelos alunos dos projetos musicais.
A cerimónia contou com a presença dos familiares dos dois
liurais com quem Ruy Cinatti celebrou um pacto de sangue que, orgulhosos, nos contaram alguns pormenores sobre esse momento.

A encerrar a cerimónia, o Senhor Embaixador de Portugal sublinhou a importância da dedicação de Cinatti a Timor-Leste, enquanto poeta e homem da ciência, incitando os alunos a contribuírem de igual modo para o futuro do seu país.






Comemoração do 99º aniversário do nascimento de Ruy Cinatti

cartaz_cinatti




Concerto na Fundação Oriente: Músicas do Mundo

No dia 14 de Fevereiro de 2014, os alunos do 8º ano apresentaram o concerto Músicas do Mundo na Fundação Oriente. Este concerto, que já tinha sido interpretado na escola, foi, mais uma vez, um grande sucesso. No final, todos foram aplaudidos de pé e tiveram que proporcionar ao público um encore repetindo a música final.

No vídeo que se segue está documentado parte deste espetáculo.

Bar da EPRC

IMG_6616

Acaba de ser inaugurado o bar da EPRC destinado a alunos, professores e funcionários.
A criação deste espaço permite não só um atendimento mais eficiente ao público escolar como a oferta de produtos alimentares mais variados e equilibrados.

Aberto das 7h30 às 12h e das 14h às 16h45, o bar conta com mesas de apoio onde é possível desfrutar de um pequeno almoço ou lanche nutritivos. Há, ainda, espaço para passar os olhos pela imprensa portuguesa exposta junto ao bar.

O concerto "Músicas do Mundo"


No dia 31 de Janeiro aconteceu na Escola Portuguesa Ruy Cinatti o concerto Músicas do Mundo.  Os alunos do 8º ano do 1º turno apresentaram um conjunto de músicas de países africanos, da América do Sul e do mundo árabe que  foram trabalhadas na disciplina de música durante o semestre que agora termina. Neste concerto, por entremeio das músicas tocadas, foram também ouvidas leituras e projetadas imagens e vídeos das gentes e tradições de alguns países destas regiões do nosso planeta. Aqui, foi preciosa a ajuda da Biblioteca Escolar na preparação das leituras e da apresentação multimedia que ilustrou o concerto.

O público reagiu com grande entusiasmo ao espetáculo e, por isso, todos estão de parabéns!

Debate: A Língua Portuguesa no Mundo e na Escola


Uma reflexão sobre a importância da Língua Portuguesa no mundo e a sua utilização no ambiente escolar teve lugar no passado dia 5, na Bilblioteca da Escola, pelas 13h30. A reflexão assumiu a forma de um debate, organizado pelas alunas de Português das turma A e B do 10º ano e contou com a presença de alunos e professores de outras turmas.

Deu-se início à sessão, traçando o percurso e a evolução da Língua Portuguesa no tempo e no espaço para, em seguida, abordar questões tão pertinentes como a utilização do Português nas relações comerciais e políticas, no plano internacional. O debate prosseguiu com intervenções que suscitaram a discussão em torno da importância da cultura na divulgação da língua, bem como da melhor forma de consolidar o uso fluente e sistemático da língua no quotidiano dos presentes.

A sessão contou com a intervenção da professora Sara Infante, em representação da Direção, que lançou aos presentes questões significativas no âmbito do percurso histórico do Português e da sua utilização como veículo de transmissão de conhecimentos e de comunicação no espaço escolar.

Ficaram cumpridos os objetivos de contribuir para a dinamização da Bibioteca e para a reflexão sobre a Língua Portuguesa.

Mostra: Os descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas do séc. XV e XVI


Integrada no plano anual de atividades do departamento de ciências sociais e humanas e promovida pelo grupo de História, a iniciativa contou com a colaboração de outras áreas disciplinares, do clube Contos, cantos e contas e com a imprescindível cooperação da Biblioteca Escolar.

A pesquisa incluiu diversos recursos e percursos por todos os continentes com a
redescoberta das origens das especiarias e plantas, passando pelo mercado de Hali Laran até às casas dos alunos que recolheram especiarias e tantos outros produtos resultando na preparação de receitas tradicionais de bolos, pratos salgados e outras iguarias da gastronomia local.

A música também esteve presente com Fausto e a
Nau Catrineta, Navegar, navegar, O Barco vai de saída; com Vitorino e a Queda do Império, com o Homem do Leme dos Xutos e Pontapés, com O Poema da malta das naus de Manuel Freire entre outros.

Dois dias com história e empreendedorismo ao vivo em que todos foram protagonistas: alunos, encarregados de educação, funcionários e professores de uma escola dinâmica.

Dois dias repletos de aromas, sabores, cores e sons que evocam as especiarias, plantas e produtos “revelados” ao mundo, sobretudo pelos Descobrimentos marítimos e que hoje fazem parte do quotidiano de todos.

Os descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas do séc. XV e XVI

cartaz_mostra_especiarias_last_light

Músicas do Mundo - Concerto e Leitura de Textos

cartaz_concerto_light

Concerto para as mães

dia_da_mae_5

No dia 6 de Dezembro de 2013, festejámos o dia da Mãe.

Para celebrar este dia, convidámos as mães dos alunos do ensino pré-escolar para um concerto para a mãe que decorreu no auditório da nossa escola.

As mães vieram à escola e ouviram com atenção os seus filhos a cantar para elas. Houve alguma desafinação, algumas lágrimas de quem queria mimo, mas as vozes chegaram ao coração das mamãs que, no fim, aplaudiram e abraçaram os filhos com alegria.

Depois, já nas salas, as crianças ofereceram um presente, feito por elas, às mães e lanchámos em conjunto.

Foi um momento muito rico pelo envolvimento que se estabeleceu entre a família e a escola.

Prometemos que para o ano não desafinamos tanto!

dia_da_mae_2.jpg
dia_da_mae_3.jpg
dia_da_mae_4.jpg
dia_da_mae_1.jpg


Inauguração do parque infantil


Foi hoje inaugurado o parque infantil da nossa escola, com a presença de patrocinadores, pais e alunos. Estes equipamentos fazem parte do projeto de reabilitação do espaço exterior e constituem uma mais-valia para o entretenimento e desenvolvimento psicomotor das crianças.
Os mais pequenos deliciaram-se com este novo espaço e divertiram-se com as novas descobertas.

Festa de Natal da EPRC - 2013

festa_de_natal_64

O primeiro período terminou com a tradicional Festa de Natal da escola. Os alunos do pré-escolar e dos vários projetos musicais animaram a plateia com músicas de Natal provenientes de vários países. A escola abriu portas à comunidade e tivemos casa cheia para assistir a este momento especial. 

festa_de_natal_39.JPG
festa_de_natal_53.JPG
festa_de_natal_58.JPG
festa_de_natal_31.JPG

Maria Inês Almeida na Escola


maria_ines_almeida_9_1


A autora Maria Inês Almeida esteve na nossa Biblioteca para partilhar a sua experiência na aventura da escrita com os alunos do 7º ano. A sua simpatia e entusiasmo conseguiram cativar os jovens que não se cansaram de fazer perguntas sobre a sua vida enquanto escritora.

Também deu alguns conselhos sobre a forma de organizar o trabalho quando se está a escrever um livro, que muito ajudaram alguns dos nossos jovens escritores. Acabámos a sessão com a certeza de que a autora inspirou estes jovens para a leitura e também para a aventura da escrita.

Maria Inês Almeida ofereceu à Biblioteca os livros da sua coleção Duarte e Marta que escreve com Joaquim Vieira. A autora está de visita a Timor-Leste a propósito do lançamento do livro
Teki na ginástica, numa iniciativa promovida pela ONG Diak Timor.

http://diaktimor.wordpress.com/2013/12/02/teki-na-ginastica/

maria_ines_almeida_6_1.JPG
maria_ines_almeida_18_1.JPG
maria_ines_almeida_23_1.JPG
maria_ines_almeida_13_1.JPG


Luís Cardoso na Escola

Unable to Launch Flash Player

This message is being displayed because the browser was unable to load the Flash Player required to display this content.

There are several possible causes for this;

  1. Your current Flash Player is outdated or it is not installed on your system. Download the latest Flash Player.
  2. Your browser does not have JavaScript enabled, this is required to load the Flash content.
  3. The Theme file used to generate this site may be missing the required JavaScript to launch the Flash player.

O escritor Luís Cardoso esteve na nossa escola. Como contador de histórias que é, fez questão de se encontrar com os mais pequenos, alunos do pré-escolar, para partilhar com eles a velha história do menino e do crocodilo, o mito da formação de Timor-Leste.

Dirigiu-se, depois, a uma plateia maior mas, antes, assistiu a um pequeno apontamento musical oferecido pelos alunos dos vários grupos musicais da escola. O escritor gostou, pediu bis. Os jovens músicos fizeram-lhe a vontade.

Então falou o escritor. Falou da sua infância itinerante, das terras e lugares por onde andou, da importância que a escrita em português desde cedo assumiu na sua vida. Recordou amigos e professores, cheiros e cores... Sublinhou a importância da amizade e do amor mas também do trabalho, do empenho e do respeito pelo outro.

Finalmente falou dos seus livros. Falou das histórias que estão por trás de cada um deles, acicatou a curiosidade de entrar nessas páginas repletas de viagens, aventuras, mistérios e magia.

Emocionou-se e emocionou a plateia com o amor com que falou do seu país e do seu povo.
Foi um encontro particularmente especial e que ficará na memória de todos os que estiveram presentes.

Encontros - Maria Inês Almeida

ines_almeida

Assinatura do Protocolo de Cooperação com a AIP

IMG_5649_light.jpg
IMG_5683_light.jpg
IMG_5687_light.jpg
IMG_5697_light.jpg







Saiba mais:
http://noticias.sapo.tl/portugues/lusa/artigo/16919111.html

Encontros - Luís Cardoso

luis_cardoso_2

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO NA EPRC


empreededorismo

A nossa escola aderiu a um programa pedagógico da Associação Industrial Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), que pretende promover o empreendedorismo na rede escolar do ensino básico. Estimular a criatividade, o espírito de liderança , de inovação, o trabalho em equipa e o sentido cívico são algumas das competências que o programa procura desenvolver e consolidar junto das crianças.

O projeto será implementado nas turmas do primeiro ciclo e compreende, já nesta quarta feira, um primeiro momento de formação aos professores envolvidos, durante o qual serão facultados materiais didáticos da responsabilidade da AIP-CCI.

Na próxima sexta feira, dia 29 de novembro, terá lugar, no auditório da nossa escola, a assinatura formal do protocolo de cooperação com a presença do Sr Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira.

Comemoração do 12 de Novembro com testemunho sobre Lusitânia Expresso

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti associou-se à comemoração de mais um aniversário do 12 de novembro em Timor-Leste.

Tivemos o privilégio de ouvir o testemunho de Margarida Neto que integrou a equipa médica do Lusitânia Expresso, (
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=62739) e (re)vimos o documentário realizado por Francisco Manso para a RTP, intitulado “Lusitânia Expresso, 20 anos depois”, sobre o massacre de Timor-Leste.

lusitania_5

Estiveram presentes as turmas dos 9º, 11º e 12º anos que seguiram com manifesto interesse o documentário e a mensagem transmitida pela convidada. As questões colocadas revelaram a emoção de reverem um fato histórico tão presente na história recente de Timor-Leste.

lusitania_4

O documentário pode ser visto aqui:
http://videos.sapo.tl/qmIQqVf1R41nii5ufevp

Ver por dentro - Homenagem a José Saramago

A Fundação Oriente vai celebrar o aniversário de José Saramago com um ciclo de cinema e leituras dedicado ao escritor. A Escola Portuguesa vai colaborar nesta iniciativa com a participação em sessões de leitura, com os alunos do Clube de Leitores e com a Banda da Escola.
Aqui fica o programa.

saramagodili

Lusitânia Expresso 20 anos depois

lusitania_portal

Lusitânia Expresso é o nome de um ferryboat, para transporte de passageiros e veículos, que ficou mais conhecido pela viagem que fez a Timor-Leste em 1992, na sequência do massacre de timorenses no cemitério de Santa Cruz, em Díli, pelas tropas indonésias.

A viagem do Lusitânia Expresso a Timor foi uma iniciativa da equipa da revista Fórum Estudante, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública internacional para a causa de Timor, que contou com o apoio de várias figuras públicas, nomeadamente o ex-presidente da República de Portugal, General Ramalho Eanes.

Mobilizou 120 estudantes, de 23 países, que partiram de Portugal com o objetivo de colocar uma coroa de flores no local do massacre, e, assim atrair a atenção dos media sobre a temática da opressão do povo de Timor-Leste.
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lusit%C3%A2nia_Expresso

HIGIENE ORAL: PRECISA-SE!

No passado dia 14 de outubro, os alunos do 3.º e 4.º anos participaram numa sessão de esclarecimento sobre higiene oral, a qual foi dinamizada pela dentista Gilda Gomes.

saude_oral_1_light

Durante o encontro, a Dra. Gilda Gomes falou sobre a dentição de leite e definitiva, sobre os alimentos que fazem mal aos dentes, bem como sobre os cuidados de higiene a ter para manter uma boca sã e livre de cáries.

Os alunos participaram ativamente na sessão, reagindo com interesse às interpelações da médica e mostrando-se impressionados quando lhes foram mostradas imagens com diferentes patologias dentárias. No final, os alunos receberam uma escova de dentes e um copo de água e, em grupos de dez, deslocaram-se à casa de banho, onde a médica e a sua equipa os ensinaram a lavar os dentes.

saude_oral_2_light

Este encontro, promovido pela EPRC em parceria com o Centro de Saúde da Formosa, insere-se no âmbito de um programa de sensibilização para a saúde oral que se irá prolongar pelo primeiro período e que tem como público-alvo os alunos do 1.º ciclo. Procura-se assim cumprir um dos desígnios educativos da EPRC - fomentar hábitos de higiene que possam contribuir para o bem-estar e saúde dos alunos.

No entanto, implementar este projeto não teria sido possível sem a plena colaboração do Centro de Saúde da Formosa, que não só disponibilizou os seus recursos humanos, enviando a Dra. Gilda Gomes e uma assistente, como também materiais (todos os alunos levaram uma escova para casa).

saude_oral_3_light

Como foram as histórias magnéticas na EPRC

“(…)Um vídeo sobre a nossa presença nesta escola incrível! Talvez a única em Díli onde as crianças têm um horário completo, ao contrário da maioria das outras escolas que apenas podem oferecer 2 horas por dia aos seus alunos em turmas sobrelotadas. O espaço e equipamentos são melhores do que em muitas escolas de Portugal e espelham o empenhamento que tem sido colocado neste projecto tão importante. Contámos com uma colaboração fora de série da direcção, professores e alunos. Foi por isso um imenso prazer fazer mais duas sessões extra (sem atelier) e também uma sessão exclusivamente para os professores na qual pudemos explicar e partilhar as nossas metodologias e a nossa experiência com crianças.(…)”

In: http://historiasmagneticas.blogspot.com/2013/10/escola-portuguesa-ruy-cinatti-dili.html

hm

Histórias Magnéticas

O projeto Histórias Magnéticas é um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio que consiste na composição de bandas-sonoras para histórias infantis.

O resultado é uma história-contada-concerto para guitarra elétrica e voz, seguida de um atelier para o público participante.
O projeto surgiu em 2009 e desde essa data as Histórias Magnéticas têm sido frequentemente apresentadas em diversas localidades em Portugal, constituindo-se como um bom exemplo de descentralização.

Este grupo irá fazer uma ação de formação na nossa escola para professores no dia 24 de setembro e quatro apresentações para os alunos do 1º Ciclo nos dias 25 e 26 de setembro.

Saiba mais em:
http://www.historiasmagneticas.blogspot.pt

poster_final

Abertura do Ano Letivo 2013/2014

principal

IMG_4624_resized
IMG_4626_resized
IMG_4629_resized
IMG_4631_resized
IMG_4633_resized
IMG_4635_resized
IMG_4638_resized
IMG_4640_resized
IMG_4642_resized
IMG_4644_resized
IMG_4697_resized
IMG_4690_resized







Começou ontem mais um ano letivo! Aproveitámos a ocasião para, em jeito de despedida, entregar os certificados aos nossos alunos finalistas, que seguirão para as universidades portuguesas ainda este mês.
Também os professores receberam os certificados do Curso Intensivo de Tétum que decorreu na escola na passada semana.
Os alunos que participaram no Concurso Internacional de Cálculo Mental – SuperTMatik – também receberam os certificados de participação.
Contámos, ainda, com a honrosa presença de Sua Excelência o Ministro da Educação de Timor-Leste, de representantes da Embaixada de Portugal em Díli, de elementos do Conselho de Patronos e da Comissão de Pais.
O Grupo de Cavaquinhos da escola brindou-nos com duas canções tradicionais portuguesas.
Bom ano letivo para todos!

Passadeira vermelha

IMG_3624_light

Realizou-se no dia 27 de Abril de 2013 o 1º Baile de Finalistas do 12º ano da Escola Portuguesa Ruy Cinatti.
Os preparativos para a festa foram longos e contaram com a participação empenhada e ativa dos próprios finalistas, orientados e acompanhados por professores e encarregados de educação.
A dedicação de todos os envolvidos deu frutos que foram apreciados por todos: a noite, abrilhantada pelas danças de salão executadas pelos próprios finalistas e pela atuação da Banda da Escola, foi um alegre momento a que ninguém ficou indiferente.
Alunos, pais, funcionários e professores compareceram orgulhosos a esta festa, onde não faltou o discurso agradecido dos estudantes na fase final do seu percurso no Ensino Secundário. A boa disposição fez-se sentir do início ao fim da noite, uma noite de emoções que marcou e sensibilizou todos os que estiveram presentes e, entusiasticamente, aplaudiram, dançaram, cantaram e apreciaram a comida cuidadosamente preparada para este convívio.
Houve ainda lugar à eleição do rei e rainha do baile, de duas damas de honor, bem como do finalista e da finalista mais simpáticos.
Desta festa, em que não faltou a passadeira vermelha, a decoração executada pelos finalistas e a beleza dos trajes característicos de uma gala, todos guardarão memórias para a vida.

IMG_3274-resized.jpg
IMG_3282-resized.jpg
IMG_3316-resized.jpg
IMG_3337-resized.jpg
IMG_3400-resized.jpg
IMG_3403-resized.jpg
IMG_3406-resized.jpg
IMG_3422-resized.jpg
IMG_3423-resized.jpg
IMG_3437-resized.jpg
IMG_3440-resized.jpg
IMG_3442-resized.jpg
IMG_3526-resized.jpg
IMG_3582-resized.jpg
IMG_3604-resized.jpg
IMG_3637-resized.jpg

Dia da Língua e da Cultura na CPLP

dia-da-lingua-poster

No próximo domingo, dia 5 de Maio, os alunos do coro, rancho e grupos instrumentais da Escola Portuguesa Ruy Cinatti irão atuar no dia da língua e da cultura na CPLP.
Não deixe de participar!

II Mostra de Cinema Português


mostra_de_cinema_2

Programa:

19.00 –
A maior flor do mundo, de Juan Etcheverry, cor, 10 minutos. Narrada por José Saramago.
Um rapaz decide saltar o muro de casa e acaba por descobrir que o mundo é muito grande e que, se sonharmos, podemos ter o seu tamanho.

Intervalo
(disponíveis bebidas e comidas)

20.00 – Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira, p/b, 71 minutos.
Um rapaz apaixona-se e decide provar o seu amor oferecendo uma boneca. No entanto, esta boneca terá de ser roubada de uma loja, começando aqui o jogo de polícias e ladrões conhecido como Aniki Bóbó.

Entrada:

Público em geral: 2$
Alunos, professores e funcionários da EPRC: entrada gratuita

EPRC na Festa da Música

A "Fête de la musique” foi apresentada pela primeira vez em 1982 na cidade de Paris, agora é celebrada em mais de 100 países do mundo. No passado dia 20 de junho, e já pela segunda vez, a “Fete de la musique” ou "Festa Muzika" aconteceu também em Díli, Timor-Leste. Este acontecimento musical foi organizado pela Delegação da União Europeia em Timor-Leste, em conjunto com outras entidades e contou com cerca de 40 apresentações, numa grande variedade de estilos, distribuídas por 3 palcos sendo o principal no Largo Lecidere.

DSC01370

Este ano a Escola Portuguesa Ruy Cinatti, representada pelo seu coro e grupos instrumentais, marcou presença neste grande evento musical e foi muito bem recebida e aclamada por todos os presentes.

DSC01372

Parabéns a todos os músicos da escola, de Timor-Leste e do mundo!!


"Ruy Cinatti" na Feira do Livro no âmbito do II Forum da CPLP

11707517_1435792460080947_3000573425304310219_n

No passado sábado, a inauguração da Feira do Livro, promovida pela UNTL, foi abrilhantada pela exposição de alguns trabalhos que os nossos alunos realizaram no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

P1310618

Esta foi mais uma participação da EPRC na agenda cultural do II Fórum da Sociedade Civil da CPLP que decorre em Díli, de 13 a 17 do corrente mês.