Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Concerto Músicas do Mundo - 3ª edição

concerto_musicas_do_mundo_3_edicao


No dia 29 de Janeiro os alunos do 8º A e B do 1º turno apresentaram-se em concerto na Escola Portuguesa Ruy Cinatti. Tocaram e cantaram por duas vezes músicas de África, do Mundo Árabe, das Caraíbas e América do Norte.

À semelhança das edições do ano anterior, as músicas acompanharam contos tradicionais dos países acima mencionados, irrepreensivelmente lidos por alunos do 2º turno do mesmo ano.

O Concerto marcou o final de semestre para estes alunos que, infelizmente, deixarão de ter a disciplina de Música no currículo até ao 12º ano.

Foi um sucesso! Prova disso foi a manifestação da assistência que reagiu entusiasticamente.

Estiveram presentes no público, para além de professores e colegas, o historiador Fernando Rosas entre outros convidados ilustres que participaram numa palestra, com os alunos da escola, sobre "Memória e Identidade Nacional".

Por um dia os alunos do 8º ano foram os artistas e transformaram o seu sonho em realidade e a música tornou a escola diferente.

Parabéns a todos!




A memória do Holocausto

dia_da_memoria_do_holocausto_15


A Escola Portuguesa Ruy Cinatti associou-se às celebrações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto com atividades de elevado simbolismo para os nossos alunos, na evocação dos 70 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz.

Ao longo do dia, os alunos do 3º ciclo e do secundário assistiram à curta-metragem
Tell your children, de Andras Salamon, que lhes deu a oportunidade de refletir sobre o Holocausto e sobre a necessidade de todos os jovens serem interventivos na construção de um mundo mais justo e tolerante.

De seguida, foram convidados a escrever mensagens, em honra das vítimas e dos sobreviventes do Holocausto, que emolduraram o átrio da escola.

Contámos, ainda, com a participação dos alunos do 1º ciclo que ofereceram pulseiras brancas aos colegas, simbolizando a sua intervenção pela paz e pela tolerância entre os povos.
Ao longo do dia, decorreu, também, uma apresentação informativa sobre o Holocausto destinada a toda a comunidade escolar que participou ativamente nas diversas iniciativas coordenadas pela Biblioteca da nossa Escola.




Concerto Músicas e Histórias do Mundo - 2014/2015

cartaz_concerto_light_14_15

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

dia_internacional_das_vitimas_do_holocausto


Mostra de Produtos e Plantas nos Séculos XV e XVI

mostra_de_especiarias_2015

Aconteceu, nos dias 19 e 20 de janeiro, a II edição desta atividade que proporcionou um ambiente festivo com uma miríade de aromas, sabores, cores e sons, onde os nossos alunos e seus encarregados de educação participaram ativamente, enriquecendo esta exposição de especiarias, plantas aromáticas, frutos diversos, com a confeção de receitas tradicionais que proporcionaram a degustação de diversas iguarias.

Esta exposição ilustrou os conteúdos lecionados na disciplina de História e História e Geografia de Portugal com os objetivos preponderantes de compreender as transformações decorrentes do comércio à escala mundial nos séculos XV e XVI e demonstrar a ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades. A pesquisa incluiu o acesso a recursos de informação da biblioteca e da Internet e culminou com uma visita de estudo ao mercado de Taibessi, com as turmas do 8º ano.

Envolvidas estiveram as turmas do 5º, 6º e 8º anos de escolaridade, das professoras Dina Mendes e Luísa Magalhães. O sucesso desta atividade só foi possível graças ao apoio da Direção, e refletiu o trabalho de colaboração com uma equipa de professores, nomeadamente a professora bibliotecária, Liliana Eira, os professores de Música e de Tecnologias de Informação e Comunicação, respetivamente Carlos Batalha e Cleophas Fernandes, entre outros que visitaram a mostra de produtos e apoiaram os alunos com entusiasmo.

A música também esteve presente com Fausto e a “Nau Catrineta”, “Navegar, navegar”, “O Barco vai de saída”; com Vitorino e a “Queda do Império”, com o “Homem do Leme” dos Xutos e Pontapés, com “O Poema da malta das naus” de Manuel Freire entre outros.




Visita do Secretário de Estado das Comunidades

secretario_de_estado_das_comunidades_2015

Dia 19 de janeiro recebemos a visita do Senhor Secretário de Estado das Comunidades, Dr. José Cesário, que se deslocou a Timor-Leste para uma visita de 4 dias.

Depois de ter conhecido a escola em todas as suas valências, teve ainda a oportunidade de falar com alguns professores e de almoçar no nosso refeitório, acompanhado do Senhor Embaixador e do Adido para a Cooperação. A visita culminou com uma reunião informal com a Direção da Escola.





Os Descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas dos séculos XV e XVI

rotas_2015

Contos Andarilhos - Edição de 2015

pcartaz_contos_andarilhos_15


Língua Portuguesa - Uma história oficial com 800 anos

Vídeo de comemoração de comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa realizado pela Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE).

https://www.youtube.com/watch?v=R55nkW75Taw