Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Mostra de Produtos e Plantas nos Séculos XV e XVI

mostra_de_especiarias_2015

Aconteceu, nos dias 19 e 20 de janeiro, a II edição desta atividade que proporcionou um ambiente festivo com uma miríade de aromas, sabores, cores e sons, onde os nossos alunos e seus encarregados de educação participaram ativamente, enriquecendo esta exposição de especiarias, plantas aromáticas, frutos diversos, com a confeção de receitas tradicionais que proporcionaram a degustação de diversas iguarias.

Esta exposição ilustrou os conteúdos lecionados na disciplina de História e História e Geografia de Portugal com os objetivos preponderantes de compreender as transformações decorrentes do comércio à escala mundial nos séculos XV e XVI e demonstrar a ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades. A pesquisa incluiu o acesso a recursos de informação da biblioteca e da Internet e culminou com uma visita de estudo ao mercado de Taibessi, com as turmas do 8º ano.

Envolvidas estiveram as turmas do 5º, 6º e 8º anos de escolaridade, das professoras Dina Mendes e Luísa Magalhães. O sucesso desta atividade só foi possível graças ao apoio da Direção, e refletiu o trabalho de colaboração com uma equipa de professores, nomeadamente a professora bibliotecária, Liliana Eira, os professores de Música e de Tecnologias de Informação e Comunicação, respetivamente Carlos Batalha e Cleophas Fernandes, entre outros que visitaram a mostra de produtos e apoiaram os alunos com entusiasmo.

A música também esteve presente com Fausto e a “Nau Catrineta”, “Navegar, navegar”, “O Barco vai de saída”; com Vitorino e a “Queda do Império”, com o “Homem do Leme” dos Xutos e Pontapés, com “O Poema da malta das naus” de Manuel Freire entre outros.