Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Vamos construir uma cidade de Paul Hindemith

cartaz_opera_so_quinta

Descarregue o cartaz em pdf


Concurso "Já sei falar português"


IMG_7942

Realizou-se no dia 15 de Maio de 2014, na nossa escola, o concurso” Já sei falar português”.

Este concurso foi organizado e dinamizado pelas docentes da educação Pré-escolar e teve como objetivo envolver todos os alunos deste grupo numa atividade conjunta, onde pudessem mostrar as aprendizagens realizadas em língua portuguesa, ao longo deste ano letivo.

Todas as turmas participaram com canções, lengalengas, rimas e histórias, mostrando que o uso da língua portuguesa é feito com criatividade desde muito cedo.

As crianças divertiram-se e deram o seu melhor para mostrar o quanto aprenderam. No final, todos foram vencedores e foram distribuídos certificados de participação e livros para todas as salas.




Visita ao Parlamento Nacional de Timor-Leste

P1170042

Os trinta e um alunos do ensino secundário eleitos para a sessão parlamentar escolar no passado mês de janeiro, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens (http://app.parlamento.pt/webjovem2014/index.html) foram hoje, dia 22 de maio, visitar o Parlamento Nacional de Timor-Leste.
O objetivo da visita foi o de dar a conhecer uma instituição muito relevante para o conceito de democracia representativa.
Os alunos ficaram a conhecer os partidos que possuem assento na sala parlamentar (CNRT, com trinta deputados, Fretilin, com vinte e cinco, PD, com oito, e FM, com dois), o modo como se organizam as sessões, tendo visitado ainda o espaço que alberga as sete comissões encarregues de preparar de modo mais específico e técnico os temas que marcam a agenda parlamentar.
Como nota de agenda, foi dado a conhecer que está previsto para a próxima terça-feira, dia 26 de maio, uma sessão em língua portuguesa, onde se votará o estatuto do enclave de Oecusse.





Ao ritmo do Charleston

noticia_charleston_final

A nossa Escola reviveu momentos dos “Loucos Anos 20” ao ritmo do Charleston.
As turmas do 9º A e do 9º B brindaram a Escola com duas danças do
Charleston, com coreografias da autoria dos alunos, repletas de alegria e de criatividade, tendo ilustrado conteúdos da disciplina de História, com o apoio do Grupo de Educação Física e da Biblioteca Escolar.
A organização da responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, contou com o apoio e entusiasmo da Direção.




Conferência | Semana das Profissões

conferencia_semana_das_profissoes

Inserido na Semana das Profissões realizaram-se no sábado, dia 17 de maio, as palestras “O que eu quero ser”.
Na primeira parte da manhã os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de ouvir vários profissionais das áreas das artes, humanidades e tecnologias e ainda o Vice-Ministro para o Ensino Superior.

Ficaram com a perspetiva das profissões que, no entender do Ministério da Educação de Timor-Leste, são as mais necessárias a curto prazo para o país. E com importantes sugestões e advertências sobre a importância da curiosidade, do empenho e do trabalho ao longo da vida. Também ficou claro que, apesar de se optar por um determinado curso superior, ao longo da vida profissional, é possível alterar percursos.

Depois de um pequeno intervalo, foi a vez dos alunos do 9º ano conhecerem outros profissionais. Foi um painel igualmente enriquecedor onde os alunos puderam conhecer as dúvidas que também estes profissionais tiveram quando se encontravam no 9º ano e o percurso de cada um. Uma das ideias veiculadas foi ainda a de que, para ser um bom profissional, para além da formação inicial, é importante a experiência de vida, a vontade de aprender e a ambição.


Acampamento em Kulu-Uhi

acampamento_clube_aventura

Nos dias 2 e 3 de Maio de 2014 os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti dos 9ºs anos da turma A e B, pertencentes ao Clube Aventura foram acampar em Kulu-Uhi, Fatumeta, Bairro Pité, acompanhados pelos professores Francisco Gonçalves e Luísa Gonçalves.

A subida para o local do acampamento foi muito difícil mas todos conseguimos superar.
No acampamento, dividimo-nos em 7 grupos, apresentámos os grupos e, ao fim da tarde, fizemos um jogo de futebol em que os jogadores formavam pares, ou seja, cada dois jogadores tinham uma das pernas atadas à perna do outro. Divertimo-nos muito.

Depois, jantámos e cantámos. Quando queríamos fazer a fogueira, começou a chover, por isso, não chegámos a acendê-la.
Deitámo-nos quase à meia-noite e levantámo-nos muito cedo, por volta das 5h.

No cimo do monte, avistámos a cidade de Díli, a ilha de Ataúro, o mar e as frotas. Pareciam uma pintura imóvel, atraente, magnífica e silenciosa. Era o nascer do sol mais lindo que alguma vez já vimos.

Fizemos muitos jogos, como puxar a corda, corridas de saco, etc.
Depois dos jogos, os rapazes fizeram a fogueira para cozinhar o almoço. A seguir, almoçámos, os militares foram desmontar as tendas, começámos a nossa descida e cada um voltou para casa.

Foram os dias mais aventureiros e divertidos do nosso clube.





Os Loucos Anos 20

cartaz_charleston_leve


1ª edição do Jornal do Pré-escolar

imagem_jornal_pre_escolar_light


editorial_light

Descarregue o jornal em pdf clicando no seguinte link:
http://www.eprc-celp.org/jornais/1_edicao_pre_escolar.pdf


A EPRC foi ao cinema

Decorrente do Plano Anual de Atividades, a Escola convidou e levou ao cinema cerca de 160 alunos, assistentes operacionais e encarregados de educação que assistiram ao Rio 2, um filme de animação, do realizador Carlos Saldanha, admiravelmente adequado ao nível etário dos alunos e de interesse transversal, sendo relevante o seu carácter educativo, formativo e lúdico.

Para além de se divertirem, num ambiente especial proporcionado pelo filme a três dimensões e de vibrarem com os ritmos latinos, os alunos puderam apreender a mensagem sobre a importância de preservação do ambiente e usufruir de uma tarde de domingo em “família escolar”.

rio_2_light


Inauguração da Exposição "A Física no dia-a-dia na escola"

fisica_no_dia_a_dia

No 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, inaugurámos a exposição itinerante e interativa A Física no dia-a-dia na escola que ficará patente na nossa escola durante os meses de maio e junho.

Esta exposição foi cedida pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal ao seu homólogo timorense e irá percorrer as escolas do território de Timor-Leste.

A inauguração contou com a presença do Senhor Vice-ministro para o Ensino Superior, Dr. Marçal Ximenes, representantes da Embaixada de Portugal em Díli, entre outras individualidades.

Os alunos da
Orquestra da escola e do Clube de poesia animaram a inauguração com músicas timorenses e leitura de poemas de António Gedeão, em homenagem ao autor do livro A Física no dia-a-dia, Rómulo de Carvalho, que inspirou esta exposição.

Na semana anterior, professores timorenses e portugueses frequentaram sessões de formação com o objetivo de melhor conhecerem a exposição e de futuramente a poderem dinamizar.

Agradecemos ao Ministério de Educação e Ciência de Portugal, na pessoa da Dra. Ana Eiró, diretora do Programa
O Mundo na Escola, e ao METL a iniciativa de trazerem para o território de Timor-Leste uma exposição cuja relevância é evidenciada pelos cerca de 65 000 alunos que a visitaram em Portugal.

É um privilégio promovermos esta atividade na nossa escola e podermos desta forma contribuir para a divulgação da Ciência Experimental em Língua Portuguesa.