Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Encontros - Luís Cardoso

luis_cardoso_2

Visita de Estudo - Arquivo áudio-visual de Max Stahl

DSC01819_light

No dia 8 de novembro fomos fazer uma visita de estudo.

Fomos, na carrinha da escola, ao “Arquivo áudio visual Max Stahl”. Lá, vimos um filme sobre um acontecimento chamado ‘Massacre de Santa Cruz’. As imagens do filme foram tiradas por Max Stahl, no dia 12 de novembro de 1991. As imagens são tristes e mostram alguns militares indonésios a matar alguns timorenses.

Conhecemos o senhor Amali, que foi um dos heróis desse dia. O senhor Amali e o senhor Max Stahl levaram-nos depois à estátua de Motael. A estátua serve para todas as pessoas se lembrarem do que aconteceu em Timor-Leste naquele dia.

Texto Coletivo – 2º B

Assinatura do Protocolo de Cooperação com a AIP

IMG_5649_light.jpg
IMG_5683_light.jpg
IMG_5687_light.jpg
IMG_5697_light.jpg







Saiba mais:
http://noticias.sapo.tl/portugues/lusa/artigo/16919111.html

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO NA EPRC


empreededorismo

A nossa escola aderiu a um programa pedagógico da Associação Industrial Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), que pretende promover o empreendedorismo na rede escolar do ensino básico. Estimular a criatividade, o espírito de liderança , de inovação, o trabalho em equipa e o sentido cívico são algumas das competências que o programa procura desenvolver e consolidar junto das crianças.

O projeto será implementado nas turmas do primeiro ciclo e compreende, já nesta quarta feira, um primeiro momento de formação aos professores envolvidos, durante o qual serão facultados materiais didáticos da responsabilidade da AIP-CCI.

Na próxima sexta feira, dia 29 de novembro, terá lugar, no auditório da nossa escola, a assinatura formal do protocolo de cooperação com a presença do Sr Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira.

Comemoração do 12 de Novembro com testemunho sobre Lusitânia Expresso

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti associou-se à comemoração de mais um aniversário do 12 de novembro em Timor-Leste.

Tivemos o privilégio de ouvir o testemunho de Margarida Neto que integrou a equipa médica do Lusitânia Expresso, (
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=62739) e (re)vimos o documentário realizado por Francisco Manso para a RTP, intitulado “Lusitânia Expresso, 20 anos depois”, sobre o massacre de Timor-Leste.

lusitania_5

Estiveram presentes as turmas dos 9º, 11º e 12º anos que seguiram com manifesto interesse o documentário e a mensagem transmitida pela convidada. As questões colocadas revelaram a emoção de reverem um fato histórico tão presente na história recente de Timor-Leste.

lusitania_4

O documentário pode ser visto aqui:
http://videos.sapo.tl/qmIQqVf1R41nii5ufevp

Acontece assim … na sala de estudo da EPRC

A sala de estudo é um espaço onde os alunos podem desenvolver métodos de estudo, realizar trabalhos, pesquisar, esclarecer dúvidas e debater assuntos do seu interesse.

Passamos por lá e partilhamos com todos o ambiente de estudo e de reflexão dos alunos do ensino secundário, nomeadamente das turmas 10º B, 11º B, 11º A e 12º B que se concentravam, em particular, nos conteúdos de História e de Matemática.

Também os alunos do 7º B resolviam fichas de atividades disponíveis na Escola Virtual acessível em
http://www.escolavirtual.pt/ bastando solicitarem a respetiva senha, considerando que a EPRC também utiliza esta plataforma de ensino virtual.

Aqui ficam as fotos.


1_sala_de_estudo2_sala_de_estudo
3_sala_de_estudo4_sala_de_estudo

Como foi a 1ª sessão de Cinema em Português na EPRC?

foto_1_cinema

A escola organizou a sua primeira Sessão de Cinema. Exibimos o filme de animação "Rio" destinado a um público mais jovem.

foto_2_cinema

A adesão foi enorme e este momento de confraternização entre alunos, professores, pais e visitantes serviu para a comunidade educativa experenciar uma escola diferente e acolhedora. 

outra_cinema_light

1ª Sessão de Cinema em Português na EPRC - Filme: RIO de Carlos Saldanha

cartaz_cinema_rio

Linha Foin-Sae

Os alunos da Banda da Escola foram convidados para compor um jingle para a rádio sobre uma linha telefónica de apoio aos jovens timorenses.

O resultado final das raparigas:

linha_foinsae_girls

o dos rapazes:

linha_foinsae_rapazes

Ver por dentro - Homenagem a José Saramago

A Fundação Oriente vai celebrar o aniversário de José Saramago com um ciclo de cinema e leituras dedicado ao escritor. A Escola Portuguesa vai colaborar nesta iniciativa com a participação em sessões de leitura, com os alunos do Clube de Leitores e com a Banda da Escola.
Aqui fica o programa.

saramagodili

Lusitânia Expresso 20 anos depois

lusitania_portal

Lusitânia Expresso é o nome de um ferryboat, para transporte de passageiros e veículos, que ficou mais conhecido pela viagem que fez a Timor-Leste em 1992, na sequência do massacre de timorenses no cemitério de Santa Cruz, em Díli, pelas tropas indonésias.

A viagem do Lusitânia Expresso a Timor foi uma iniciativa da equipa da revista Fórum Estudante, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública internacional para a causa de Timor, que contou com o apoio de várias figuras públicas, nomeadamente o ex-presidente da República de Portugal, General Ramalho Eanes.

Mobilizou 120 estudantes, de 23 países, que partiram de Portugal com o objetivo de colocar uma coroa de flores no local do massacre, e, assim atrair a atenção dos media sobre a temática da opressão do povo de Timor-Leste.
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lusit%C3%A2nia_Expresso

Torneio de futebol “Sport Díli e Benfica” 12h+12h

torneio_futebol

Uma equipa constituída por alunos e professores da Escola Portuguesa Ruy Cinatti participou no Torneio de futebol “Sport Díli e Benfica” 12h +12h, tendo ficado num honroso 3º lugar.

Esta competição contou com a participação de nove equipas: o Sport Díli e Benfica, o Sporting Clube de Timor, o Hotel Timor, a A1
Services, o Entreposto, a Timor Telecom, a Ensul, a Megatours e, obviamente, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti, com o “nome de guerra” F. C. Malandro.

Estas equipas estavam divididas entre três grupos. O nosso era composto também pela Megatours e pelo Entreposto.
No primeiro jogo, contra a Megatours, no dia 5 de outubro, vencemos pelo resultado mais expressivo do torneio, 17-4 e no segundo encontro saímos também vitoriosos, mas desta vez por 11-2.

Com estas duas vitórias conseguimos chegar às meias-finais, que se realizaram no dia 6, onde perdemos por 6-5, tendo, no entanto, desperdiçado a última oportunidade de empatar a escassos segundos do fim.
Imediatamente a seguir a esse jogo, fomos disputar o 3º e 4º lugar com o Sporting Clube de Timor e ganhámos por uma larga margem de golos.

O vencedor deste evento foi a equipa da A1 Services, a qual congratulamos pela conquista.
É de louvar o terceiro lugar, mas também a união, o comportamento e a forma de estar da equipa ao longo do torneio, bem como o facto da mesma ser a mais jovem.
No final da competição, a nossa equipa foi muito elogiada por quase todos os presentes, o que nos deixou extremamente orgulhosos.

Para festejar a equipa foi jantar fora.
Assim, resta-nos agradecer aos que nos apoiaram e dizer-vos que foi um fim de semana muito bem passado.
Muitos parabéns Escola Portuguesa Ruy Cinatti.
Viva a Escola Portuguesa Ruy Cinatti!

Pela equipa do F. C. Malandro!