Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Empresários de Sucesso

IMG_8341

Ao longo de cerca de cinco meses, as aulas de Oficinas de Língua Portuguesa transformaram-se em centros de formação de empresários que aprenderam, passo a passo, a criar a sua empresa.

O projeto “
Empreender Criança”, promovido pela Associação de Industriais Portugueses, foi abraçado pela Escola Portuguesa Ruy Cinatti em dezembro de 2014, pois reconheceu neste projeto objetivos comuns aos do Projeto Educativo de Escola, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Assim, deste projeto resultaram 21 microempresas, as quais surgiram da identificação de necessidades, quer da escola quer do espaço envolvente. Foram, então, delineados planos de negócio e criadas empresas de diferentes ramos: prestação de serviços, restauração e artesanato.

Todos os alunos envolvidos no projeto (3.º e 4.º anos) participaram com empenho e dinamismo nas atividades programadas, aprendendo a trabalhar em equipa e a resolver problemas com que se foram deparando. Portanto, se deste projeto não vierem a resultar empresários de sucesso, resultarão, com certeza, crianças mais capazes de ultrapassar os obstáculos do dia a dia.

O projeto teve o seu corolário na “
Feira do Empreendorismo” que se realizou no dia 3 de junho e contou com a presença de inúmeros visitantes.
A abertura da feira à comunidade escolar e aos visitantes ocorreu por volta das 10:00 horas, com um concerto dos
Pequenos Violinos, após o qual a Diretora da Escola, Dra. Conceição Godinho, e a professora Valéria Gomes, professora de OLP, falaram sobre os objetivos do programa e os seus resultados.

Depois, alunos, encarregados de educação visitaram as diferentes lojas, que esgotaram os seus produtos rapidamente. A feira foi, em dúvida, um sucesso, não só porque os alunos conseguiram concretizar os seus objetivos ao nível das vendas, mas porque tiveram oportunidade de trabalhar em equipa e cooperar com os outros em prol de um objetivo comum.



Feira do Livro e Dia da Mãe

Como anunciado, no dia 12 e 13 de Dezembro, aconteceu a II Feira do Livro da nossa escola.
Nesta feira, para além dos muitos livros que os alunos e familiares puderam consultar e adquirir, foi possível assistir a apresentações musicais, teatrais e audiovisuais realizadas pelos alunos da nossa escola.

Foi também comemorado no primeiro dia da feira, de forma muito especial, o dia da mãe com a apresentação dos livros “Miminhos” de Guido Van Guenechten e “A minha mãe” de Anthony Browne narrados pelos alunos do pré-escolar (4 anos A) e 1.º B e 2.º A.

Veja os registos em vídeo e as fotos do que aconteceu!

Os Miminhos
Os Miminhos
A minha mãe
A minha mãe
Música de Natal - Vinde Crianças
Música de Natal - Vinde Crianças








Saiba mais...

Programa da II Feira do Livro da EPRC

programa_feira_light

II Feira do Livro da Escola Portuguesa Ruy Cinatti

cartaz_feira_livro

"Ruy Cinatti" na Feira do Livro no âmbito do II Forum da CPLP

11707517_1435792460080947_3000573425304310219_n

No passado sábado, a inauguração da Feira do Livro, promovida pela UNTL, foi abrilhantada pela exposição de alguns trabalhos que os nossos alunos realizaram no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

P1310618

Esta foi mais uma participação da EPRC na agenda cultural do II Fórum da Sociedade Civil da CPLP que decorre em Díli, de 13 a 17 do corrente mês.