Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

semana das profissões

Conferência | Semana das Profissões

conferencia_semana_das_profissoes

Inserido na Semana das Profissões realizaram-se no sábado, dia 17 de maio, as palestras “O que eu quero ser”.
Na primeira parte da manhã os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de ouvir vários profissionais das áreas das artes, humanidades e tecnologias e ainda o Vice-Ministro para o Ensino Superior.

Ficaram com a perspetiva das profissões que, no entender do Ministério da Educação de Timor-Leste, são as mais necessárias a curto prazo para o país. E com importantes sugestões e advertências sobre a importância da curiosidade, do empenho e do trabalho ao longo da vida. Também ficou claro que, apesar de se optar por um determinado curso superior, ao longo da vida profissional, é possível alterar percursos.

Depois de um pequeno intervalo, foi a vez dos alunos do 9º ano conhecerem outros profissionais. Foi um painel igualmente enriquecedor onde os alunos puderam conhecer as dúvidas que também estes profissionais tiveram quando se encontravam no 9º ano e o percurso de cada um. Uma das ideias veiculadas foi ainda a de que, para ser um bom profissional, para além da formação inicial, é importante a experiência de vida, a vontade de aprender e a ambição.


Visita à maternidade de Díli

IMG_8160

No âmbito da semana das profissões que decorreu entre 12 e 23 de maio, os alunos do 9º ano da EPRC, acompanhados pelos professoras Manuela Banha, Anabela Fernandes, Ana Cristina Almestre e pela Psicóloga Joana frança, visitaram a Maternidade de Dili, tendo sido amavelmente recebidos pela Diretora, Dra Virna Sam, médica pediatra e pelo Dr. Sam, médico ginecologista.

IMG_8177

Os alunos puderam visitar, entre outras, a sala de imunização, a sala de intervenções cirúrgicas, a sala de esterilização, e ainda a sala de ecografias onde, mediante autorização prévia de uma senhora grávida, puderam presenciar a realização da ecografia e ouvir o batimento cardíaco do feto.

Antes da visita, os dois médicos receberam os alunos numa sala de reuniões onde responderam a questões bastante pertinentes, colocadas pelos nossos alunos, relativamente ao percurso que envolve a formação de um médico, ao acompanhamento pré-natal das grávidas, à vacinação dos bebés após o nascimento e às taxas de mortalidade infantil e materna.

IMG_8171

Receberam também uma lição muito importante sobre higiene reprodutiva e ouviram de profissionais de saúde a desmistificação de conceitos incorretos que têm passado de geração em geração, na sociedade timorense, sobre a reprodução.

Para os professores foi gratificante verificar que a maioria dos alunos conseguiu acompanhar as explicações dadas, consolidando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia.

Agradecemos à Dra Virna e ao Dr Sam a disponibilidade e simpatia com que nos receberam.