Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Dia da Juventude e os alunos do 9ºA


17582445_tAeBQ

O SAPO TL foi à Escola Portuguesa Ruy Cinatti e pediu aos alunos do 9ano da turma A a escrever uma mensagem para ser partilhada por todos os jovens de todo o mundo, para felicitá-los pelo seu dia e qual é a sua visão para o futuro”.

Vejam as mensagens que os nossos alunos escreveram em:

http://loronjuventudenian.blogs.sapo.tl/1175.html

http://loronjuventudenian.blogs.sapo.tl/1773.html


Com o apoio da:

0




As plantas também respiram e transpiram...

as_plantas_respiram_e_transpiram_2

Pois é… estávamos a estudar as plantas, quando ouvimos dizer que as plantas, tal como nós, respiram e transpiram… se bem que de forma diferente!
Foi assim que começou a nossa viagem até ao mundo da ciência!

Fomos ao edifício principal da Escola, até àquele “planeta” a que chamamos de “Laboratório de Ciências” e com a ajuda da turma do 11º A e do Professor Paulo Gonçalves, descobrimos coisas novas e fantásticas sobre as plantas.

Por exemplo, aprendemos que, para produzirem o seu próprio alimento (glicose), as plantas realizam a fotossíntese e por isso necessitam de captar o CO2 da atmosfera, libertando no final do processo O2 e que as plantas ainda libertam vapor de água na transpiração.

E assim a ver, a ouvir e a experimentar aprendemos coisas surpreendentes.

Turmas: 3º A / 3º B / 11º A

Professores responsáveis: Suzete Pereira, António Pereira, Paulo Gonçalves


Atividades Laboratoriais de Química

Na continuação do trabalho desenvolvido, os alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias realizaram, este período letivo, atividades laboratoriais de Química.

Estas atividades laboratoriais constam do programa que é lecionado na disciplina de Física e Química-A e têm como objetivo fundamental complementar a formação dos jovens na especificidade dos ambientes laboratoriais bem como no desenvolvimento de competências e de capacidades processuais e conceptuais específicas do trabalho prático.




Alunos da EPRC visitam o supermercado Páteo

Durante o mês de março, os alunos dos 3.º e 4.º anos realizaram uma visita de estudo ao supermercado Páteo.
Esta visita de estudo, organizada pelas professoras de OLP, insere-se no âmbito do Projeto Empreender Criança, promovido pela AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria) e teve como objetivo levar os alunos a tomar contacto com a realidade empresarial e a mobilizar/aplicar os conhecimentos aprendidos.

visita_pateo_1

Durante a visita, orientada pelo Diretor do Páteo, o Sr. Paulo Correia, os alunos da tiveram a oportunidade de conhecer a loja, área acessível ao público, bem como os espaços de acesso mais restrito, como os escritórios, os armazéns, a sala de transformações e a sala de reuniões. OS alunos ficaram a saber a função de cada um dos espaços visitados, bem como as tarefas desempenhadas pelos funcionários de cada uma destas áreas.

visita_pateo_2

A visita terminou com o regresso à loja, na qual os alunos, divididos em grupos, realizaram um “peddypaper” direcionado para a exploração dos conceitos introduzidos nas aulas.

visita_pateo_3





Quadro de Honra da EPRC - 1º período

IMG_6660_light

A EPRC passa a contar com um Quadro de Honra que distingue os melhores alunos da escola com base nas classificações obtidas.

Organizado por períodos, pretende assinalar e premiar a progressão realizada em cada etapa lectiva pelos nossos alunos e sobretudo incentivá-los a esforçarem-se para se superarem cada vez mais, alcançando  melhores resultados.

O Quadro de Honra está ao alcance de todos!



Concerto na Fundação Oriente: Músicas do Mundo

No dia 14 de Fevereiro de 2014, os alunos do 8º ano apresentaram o concerto Músicas do Mundo na Fundação Oriente. Este concerto, que já tinha sido interpretado na escola, foi, mais uma vez, um grande sucesso. No final, todos foram aplaudidos de pé e tiveram que proporcionar ao público um encore repetindo a música final.

No vídeo que se segue está documentado parte deste espetáculo.

O concerto "Músicas do Mundo"


No dia 31 de Janeiro aconteceu na Escola Portuguesa Ruy Cinatti o concerto Músicas do Mundo.  Os alunos do 8º ano do 1º turno apresentaram um conjunto de músicas de países africanos, da América do Sul e do mundo árabe que  foram trabalhadas na disciplina de música durante o semestre que agora termina. Neste concerto, por entremeio das músicas tocadas, foram também ouvidas leituras e projetadas imagens e vídeos das gentes e tradições de alguns países destas regiões do nosso planeta. Aqui, foi preciosa a ajuda da Biblioteca Escolar na preparação das leituras e da apresentação multimedia que ilustrou o concerto.

O público reagiu com grande entusiasmo ao espetáculo e, por isso, todos estão de parabéns!

Debate: A Língua Portuguesa no Mundo e na Escola


Uma reflexão sobre a importância da Língua Portuguesa no mundo e a sua utilização no ambiente escolar teve lugar no passado dia 5, na Bilblioteca da Escola, pelas 13h30. A reflexão assumiu a forma de um debate, organizado pelas alunas de Português das turma A e B do 10º ano e contou com a presença de alunos e professores de outras turmas.

Deu-se início à sessão, traçando o percurso e a evolução da Língua Portuguesa no tempo e no espaço para, em seguida, abordar questões tão pertinentes como a utilização do Português nas relações comerciais e políticas, no plano internacional. O debate prosseguiu com intervenções que suscitaram a discussão em torno da importância da cultura na divulgação da língua, bem como da melhor forma de consolidar o uso fluente e sistemático da língua no quotidiano dos presentes.

A sessão contou com a intervenção da professora Sara Infante, em representação da Direção, que lançou aos presentes questões significativas no âmbito do percurso histórico do Português e da sua utilização como veículo de transmissão de conhecimentos e de comunicação no espaço escolar.

Ficaram cumpridos os objetivos de contribuir para a dinamização da Bibioteca e para a reflexão sobre a Língua Portuguesa.

Sessão Parlamentar na Escola Portuguesa Ruy Cinatti

IMG_6412

Aconteceu no passado dia 21 de janeiro a sessão parlamentar na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, integrada no Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa.

Participaram todos os deputados eleitos, 31, que representaram todas as turmas do Ensino Secundário.

A participação da escola neste programa despertou nos jovens timorenses e portugueses um sentido cívico, crítico e interventivo que foi reforçado relativamente ao ano letivo anterior com a existência de mais uma lista (seis, o que corresponde à participação ativa de 60 alunos) e com a colaboração de novos alunos. 

Aliás, o facto de a mesa eleitoral se encontrar colocada no átrio da biblioteca motivou o interesse e a colocação de questões da parte de alunos dos segundo e terceiro ciclos, desejando estes que igual iniciativa se venha a alargar a este nível de ensino.

Os deputados foram muito mais autónomos na condução dos trabalhos e na gestão de todo o processo, não tendo havido lugar, na sessão escolar, à necessidade de qualquer ajuda  na organização da discussão realizada.

Os deputados eleitos para representar a EPRC são os seguintes, ordenados segundo a votação obtida: Marcos Araújo e Donald Martins. Salvador Afonso foi eleito como deputado suplente.

O tema proposto para discussão a nível nacional para o ano de 2014/2015, após votação unânime, é “Os jovens e a sua orientação sexual”.

Em finais de Fevereiro saber-se-á se a escola foi apurada para a sessão nacional, que decorrerá nos dias 26 e 27 de maio, em Lisboa.

No próximo
link poderá ter acesso ao Projeto de Recomendação da escola com as 3 medidas propostas sobre o tema Crise Demográfica:

http://www.eprc-celp.org/docs/proj_recomendacao_eprc.pdf

IMG_6398.JPG
IMG_6418.JPG
IMG_6419.JPG
IMG_6421.JPG
IMG_6423.JPG
IMG_6425.JPG
IMG_6417.JPG














Trabalhos Laboratoriais de Física

No dia 6 de janeiro iniciou-se a apresentação dos trabalhos laboratoriais, realizados pelos alunos do 11º ano, do curso de ciências e tecnologias.

Estes trabalhos laboratoriais são realizados no laboratório de Química e Física da escola que está apetrechado com o equipamento necessário.

Durante o primeiro período os alunos realizaram atividade relativas ao programa de Física. Seguir-se-á a apresentação dos trabalhos laboratoriais do programa de Química no 2º e 3º períodos letivos.



Faça download dos posters da exposição realizada na escola:

http://www.eprc-celp.org/docs/posters_atividades_de_laboratorio.pdf

Momentos de Suspensão

momentos_suspensao_8

Durante o mês de dezembro, os alunos do 4º ano de Oficina de Língua Portuguesa apresentaram, na biblioteca escolar, cinco histórias de cinco continentes. As histórias foram dramatizadas e contadas a outras turmas no âmbito do tema Geografia e Outros Povos.
Os alunos começaram por fazer um enquadramento geográfico e depois fizeram a apresentação da história com a ajuda de marionetas, música e desenhos.
Foram Momentos de Suspensão para ouvir e conhecer melhor povos e culturas diferentes. Ouviram-se as histórias:
A surpresa da Handa, Obax, O pintor de sorrisos e Dançar nas nuvens.

momentos_suspensao_2.jpg
momentos_suspensao_3.jpg
momentos_suspensao_4.jpg
momentos_suspensao_5.jpg
momentos_suspensao_1.jpg
momentos_suspensao_6.jpg














Concerto para as mães

dia_da_mae_5

No dia 6 de Dezembro de 2013, festejámos o dia da Mãe.

Para celebrar este dia, convidámos as mães dos alunos do ensino pré-escolar para um concerto para a mãe que decorreu no auditório da nossa escola.

As mães vieram à escola e ouviram com atenção os seus filhos a cantar para elas. Houve alguma desafinação, algumas lágrimas de quem queria mimo, mas as vozes chegaram ao coração das mamãs que, no fim, aplaudiram e abraçaram os filhos com alegria.

Depois, já nas salas, as crianças ofereceram um presente, feito por elas, às mães e lanchámos em conjunto.

Foi um momento muito rico pelo envolvimento que se estabeleceu entre a família e a escola.

Prometemos que para o ano não desafinamos tanto!

dia_da_mae_2.jpg
dia_da_mae_3.jpg
dia_da_mae_4.jpg
dia_da_mae_1.jpg


Festa de Natal da EPRC - 2013

festa_de_natal_64

O primeiro período terminou com a tradicional Festa de Natal da escola. Os alunos do pré-escolar e dos vários projetos musicais animaram a plateia com músicas de Natal provenientes de vários países. A escola abriu portas à comunidade e tivemos casa cheia para assistir a este momento especial. 

festa_de_natal_39.JPG
festa_de_natal_53.JPG
festa_de_natal_58.JPG
festa_de_natal_31.JPG

Clube de Matemática: MatBingo


matbingo_7

Um dos objetivos do Clube de Matemática "Cantos, Contos e Contas" é fomentar a cooperação entre os diferentes anos e outro dos objetivos é verificar que a matemática está naturalmente presente noutras disciplinas. Além disso, é importante que os alunos aprendam a relacionar a informação recebida formalmente nas aulas com tudo o que vão vivendo no dia-a-dia.

Numa experiência inovadora na escola (no âmbito da Matemática) juntámos os alunos do 3º ano e do 5º ano para o jogo do Mat Bingo, onde se pede que as respostas às questões sejam traduzidas em forma de um número.

A cooperação dos diferentes anos centrou-se na parte de organização das atividades – onde colaboraram com "dignidade profissional" os alunos inscritos no clube.

A atividade foi separada em duas partes, uma vez que escolhemos perguntas mais adequadas ao nível etário dos alunos.

Na primeira parte, dia 16 de novembro, os alunos do 5º ano prepararam a atividade, para todos os alunos do 3º ano poderem jogar. Na semana seguinte foi a vez dos alunos do 3º ano participarem como organizadores, deixando os alunos do 5º ano livres para responder às questões.

Convidámos alunos não inscritos no clube e tivemos muitos participantes nas duas sessões, 32 alunos do 3º ano e 39 alunos do 5º ano.

A experiência de juntar alunos de anos e idades diferentes correu muito bem, tanto para os organizadores como para os jogadores, tendo ultrapassado as expectativas dos professores responsáveis do clube!

O entusiasmo dos alunos foi contagiante e fez pensar que a experiência poderá ser repetida no próximo período e alargada a outros anos.

matbingo_2.jpg
matbingo_3.jpg
matbingo_4.jpg
matbingo_5.jpg
matbingo_6.jpg
matbingo_1.jpg














Visita de Estudo - Arquivo áudio-visual de Max Stahl

DSC01819_light

No dia 8 de novembro fomos fazer uma visita de estudo.

Fomos, na carrinha da escola, ao “Arquivo áudio visual Max Stahl”. Lá, vimos um filme sobre um acontecimento chamado ‘Massacre de Santa Cruz’. As imagens do filme foram tiradas por Max Stahl, no dia 12 de novembro de 1991. As imagens são tristes e mostram alguns militares indonésios a matar alguns timorenses.

Conhecemos o senhor Amali, que foi um dos heróis desse dia. O senhor Amali e o senhor Max Stahl levaram-nos depois à estátua de Motael. A estátua serve para todas as pessoas se lembrarem do que aconteceu em Timor-Leste naquele dia.

Texto Coletivo – 2º B

Acontece assim … na sala de estudo da EPRC

A sala de estudo é um espaço onde os alunos podem desenvolver métodos de estudo, realizar trabalhos, pesquisar, esclarecer dúvidas e debater assuntos do seu interesse.

Passamos por lá e partilhamos com todos o ambiente de estudo e de reflexão dos alunos do ensino secundário, nomeadamente das turmas 10º B, 11º B, 11º A e 12º B que se concentravam, em particular, nos conteúdos de História e de Matemática.

Também os alunos do 7º B resolviam fichas de atividades disponíveis na Escola Virtual acessível em
http://www.escolavirtual.pt/ bastando solicitarem a respetiva senha, considerando que a EPRC também utiliza esta plataforma de ensino virtual.

Aqui ficam as fotos.


1_sala_de_estudo2_sala_de_estudo
3_sala_de_estudo4_sala_de_estudo

Museu da Resistência - um espaço de conhecimento

mresistencia_2_light

“Esta foi a minha primeira visita ao Museu da Resistência. Nunca lá tinha ido antes. Quando entrei naquela sala grande onde tem toda a história do meu país, senti-me orgulhosa em ser timorense mas também senti uma grande tristeza com aquilo que aconteceu em Timor.”
Vera Lemos, 12º B

“O Arquivo e Museu da Resistência Timorense deve sempre ser visitado por todas as pessoas que chegam ao nosso país, para que possam saber o que o nosso povo passou. Ao mesmo tempo, acho também que as novas gerações timorenses deviam visitar este Museu para que, no futuro, não voltem as costas ao nosso país mas que lutem por uma melhor independência.”
Dário Fernandes, 11º B

mresistencia_1_light

“Lembro-me muito bem da primeira e da última imagem do Museu. A primeira era a imagem de uma montanha timorenses que servira de abrigo e de esconderijo ao povo e aos guerrilheiros e a última era um sorriso de uma criança que simboliza que Timor conseguiu alcançar a sua vitória.”
Nobelinha Sarmento, 11º B

Cinema Curricular

cinema_curricular_2_light

Decorreram na Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) as primeiras sessões de “Cinema Curricular”, uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, inserida no plano anual de atividades da EPRC e promovida em parceria com a Biblioteca Escolar.

cinema_curricular_1_light

Durante a segunda quinzena de outubro, os alunos das turmas do 7º A e do 7º B assistiram ao documentário “A árvore genealógica da humanidade”/National Geographic Society e as turmas do 9º A e do 9º B terminaram a semana de aulas com “Tempos modernos” de Charles Chaplin. Esta quinzena foi dinamizada pela disciplina de História e sendo uma atividade facultativa, em horário extraletivo, contou com a participação generalizada dos alunos.

Divertiram-se e aprenderam mais!

Texturas: Uma visita à aula do 6.ºB

IMG_3662-resized

Nas aulas de Educação Visual a turma do 6.ºB esteve a fazer um álbum de texturas.
A turma foi dividida em grupos e cada grupo recolheu texturas artificiais e naturais na escola, depois mãos à obra!
Pintámos com aguarela as páginas do álbum e colámos as texturas.
Com isso aprendemos que as texturas artificiais são tudo aquilo que tocamos e que é feito pelo homem e as texturas naturais são também a mesma coisa, mas são da natureza.

Texto de:
Isabela Assis e Rachel Araújo - 6.ºB

IMG_3669-resized
IMG_3673-resized
IMG_3677-resized
IMG_3680-resized

Mostras de fotografia, desenho e filosofia

No âmbito da sub-unidade de Estética, da disciplina de Filosofia em colaboração com a disciplina de Desenho, são apresentadas estas Mostras que pretendem lançar ao púbico os olhares, ainda que situados, dos alunos do 10º ano.

Clique para ver os vídeos:
Mostra de arte - Outros olhares
Mostra de arte - Outros olhares
Mostra de fotografia
Mostra de fotografia








Na aula do 2.ºB aprenderam a fazer pão!

pao_1

Olá! Somos a turma do 2º B e há uns dias atrás estávamos a trabalhar um texto que falava em amassar pão. Ficámos muito intrigados com este tema…
Foi então que o nosso professor lançou-nos a proposta de fazermos o nosso próprio pão!

Aceitámos logo!

O objetivo inicial era aprendermos como se faz o pão, mas a este juntou-se a celebração de um ano de trabalho da turma com o professor…

A Diretora da Escola, a professora Conceição Godinho, foi muito importante para a realização desta tarefa, pois precisávamos de um forno e prontamente cedeu o da escola.

Saiba mais...