Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Mostra de Produtos e Plantas nos Séculos XV e XVI

mostra_de_especiarias_2015

Aconteceu, nos dias 19 e 20 de janeiro, a II edição desta atividade que proporcionou um ambiente festivo com uma miríade de aromas, sabores, cores e sons, onde os nossos alunos e seus encarregados de educação participaram ativamente, enriquecendo esta exposição de especiarias, plantas aromáticas, frutos diversos, com a confeção de receitas tradicionais que proporcionaram a degustação de diversas iguarias.

Esta exposição ilustrou os conteúdos lecionados na disciplina de História e História e Geografia de Portugal com os objetivos preponderantes de compreender as transformações decorrentes do comércio à escala mundial nos séculos XV e XVI e demonstrar a ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades. A pesquisa incluiu o acesso a recursos de informação da biblioteca e da Internet e culminou com uma visita de estudo ao mercado de Taibessi, com as turmas do 8º ano.

Envolvidas estiveram as turmas do 5º, 6º e 8º anos de escolaridade, das professoras Dina Mendes e Luísa Magalhães. O sucesso desta atividade só foi possível graças ao apoio da Direção, e refletiu o trabalho de colaboração com uma equipa de professores, nomeadamente a professora bibliotecária, Liliana Eira, os professores de Música e de Tecnologias de Informação e Comunicação, respetivamente Carlos Batalha e Cleophas Fernandes, entre outros que visitaram a mostra de produtos e apoiaram os alunos com entusiasmo.

A música também esteve presente com Fausto e a “Nau Catrineta”, “Navegar, navegar”, “O Barco vai de saída”; com Vitorino e a “Queda do Império”, com o “Homem do Leme” dos Xutos e Pontapés, com “O Poema da malta das naus” de Manuel Freire entre outros.




Os Descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas dos séculos XV e XVI

rotas_2015

A História em Retrospetiva – Das Grandes Civilizações à CPLP

historia_em_retrospetiva

O papel da História na educação e formação dos jovens enquanto cidadãos permite o desenvolvimento da cidadania universal, o gosto pelo seu país e de atitudes básicas como a autonomia, a curiosidade, a tolerância e a solidariedade.

Sob este pressuposto, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas concluiu, no dia 31 de Maio, o projeto
A História em Retrospetiva: Das Grandes Civilizações à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, onde 297 alunos, alguns convidados e professores recriaram vários contextos históricos, nos seus diferentes tempos e espaços, a partir do vestuário que um dia foi trajado por gente anónima.

A temática, sustentada em conteúdos estudados em aula, foi devidamente contextualizada com música e imagens das épocas, proporcionando ao público um espetáculo inigualável.

Reafirmamos o carácter educativo, pedagógico e de recriação do projeto, onde as famílias tiveram um papel fundamental.

A presente iniciativa teve a assinatura de todos os elementos que compõem o Departamento, a saber, Anabela Fernandes, Elisa Cardozo, Dina Mendes, João de Carvalho Roseiro, Luís Firmo e Maria Luísa Magalhães. Tivemos ainda o privilégio de contar com a preciosa colaboração de parcerias: a Biblioteca Escolar, os Departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, o Departamento das Expressões (Educação Física e Educação Musical), e de tantos professores, educadores e funcionários.

Um agradecimento a toda a equipa da Direção pelo apoio incondicional a este projeto.

Mais uma vez os nossos alunos provaram que são fantásticos!





40 anos do 25 de Abril

40_anos_25_de_abril

A nossa Escola associou-se às comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas em parceria com Biblioteca Escolar promoveu algumas atividades, destacando-se :

Uma flor por abril: 25 de abril, 40 anos onde cada aluno deu o seu contributo elaborando um cravo no contexto da aula de História;

25 de abril, 40 anos: um poema, uma porta por abril, tendo a nossa Escola despertado com 40 poemas colocados em 40 salas, retratando várias perspetivas de autores portugueses sobre o evento.

Uma tarde por abril no Arquivo e Museu da Resistência de Timor-Leste: os alunos do 12º B foram convidados a participar numa visita guiada e sessão de formação sobre a história recente de Timor-Leste.

Durante todo o dia, nos intervalos, no átrio junto à Biblioteca,
uma projeção que integrou música e imagens representativas da época.

Por baixo de um feixe de cravos que pendia do teto,
um mural foi sendo ilustrado e comentado ao longo do dia pelos nossos alunos.




Mostra: Os descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas do séc. XV e XVI


Integrada no plano anual de atividades do departamento de ciências sociais e humanas e promovida pelo grupo de História, a iniciativa contou com a colaboração de outras áreas disciplinares, do clube Contos, cantos e contas e com a imprescindível cooperação da Biblioteca Escolar.

A pesquisa incluiu diversos recursos e percursos por todos os continentes com a
redescoberta das origens das especiarias e plantas, passando pelo mercado de Hali Laran até às casas dos alunos que recolheram especiarias e tantos outros produtos resultando na preparação de receitas tradicionais de bolos, pratos salgados e outras iguarias da gastronomia local.

A música também esteve presente com Fausto e a
Nau Catrineta, Navegar, navegar, O Barco vai de saída; com Vitorino e a Queda do Império, com o Homem do Leme dos Xutos e Pontapés, com O Poema da malta das naus de Manuel Freire entre outros.

Dois dias com história e empreendedorismo ao vivo em que todos foram protagonistas: alunos, encarregados de educação, funcionários e professores de uma escola dinâmica.

Dois dias repletos de aromas, sabores, cores e sons que evocam as especiarias, plantas e produtos “revelados” ao mundo, sobretudo pelos Descobrimentos marítimos e que hoje fazem parte do quotidiano de todos.

Os descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas do séc. XV e XVI

cartaz_mostra_especiarias_last_light