Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Ano Internacional da Luz

Sob o patrocínio da Unesco, 2015 é o Ano Internacional da Luz.
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias óticas na vida dos cidadãos.

No dia 16 de abril, os professores de Física e Química organizaram várias atividades para assinalar esta comemoração.
Estiveram envolvidos cerca de 165 alunos de diferentes níveis de escolaridade ( 3º, 5º, 7º, 8º e 11º anos) em diversas atividades espalhadas pela escola.

No átrio central pôde ver-se uma exposição sobre “A Natureza da Luz e as Tecnologias Óticas” e outra sobre “Ilusões Óticas” e foi exibido o filme oficial da Unesco alusivo às comemorações.
Em espaço de sala de aula, desenvolveram-se dois Ateliers: o “Giro das cores” e “ Ver a 3D” para os alunos do 3º e 5º anos.

Também no laboratório, os alunos do 11º ano realizaram experiências, para os alunos do 5º ano, que envolveram produção de luz e de chamas coloridas bem como a utilização de lasers e de fibras óticas.
Na cantina, os alunos do 5º ano puderam ainda vivenciar o “ Viver sem Luz”, compreendendo melhor as dificuldades de não ter visão.

Já nos pátios da escola, a “Ciência na Rua” contou com diversas experiências relacionadas com a luz elétrica, alguns instrumentos de observação e fibras óticas que entusiasmaram a comunidade escolar.
Finalmente, a dança do “Arco Irís”, protagonizada por alunos do 7 e 8º anos, animou toda a escola quer no intervalo da manhã quer no intervalo da tarde.

A todos os envolvidos foi oferecido um marcador de livros alusivo às comemorações e que mostrava a importância da Luz em várias vertentes: Cultura, Ciência, Tecnologia e Natureza.



Dia do Laboratório Aberto

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Ruy Cinatti, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais decidiu abrir os laboratórios de Biologia/Geologia e Física/Química durante o dia 17 de Março de 2015 à Comunidade Escolar com os seguintes objetivos:
- Promover a articulação vertical entre diferentes níveis de ensino;
- Sensibilizar os alunos do 3º ciclo para o curso de Ciências e Tecnologias;
- Promover a literacia científica na comunidade escolar.

O laboratório de Biologia e Geologia recebeu a visita de 8 grupos de alunos do 1º ciclo e pré-escolar, dois grupos de alunos do 3º ciclo e dois grupos do ensino secundário. Foram abordados três temas: célula, corpo humano e formação e classificação de rochas. As atividades desenvolvidas foram:
• Extração de ADN;
• Observação microscópica de diferentes tipos de células;
• Observação de um modelo de corpo humano;
• Observação de um coração e pulmões de porco, com simulação da inspiração/expiração, acompanhado da projeção de um filme sobre o batimento cardíaco;
• Observação de vários tipos de rochas incluindo a observação à lupa de diferentes tipos de areias;
• Simulação de uma erupção vulcânica efusiva.
O laboratório de Física e Química recebeu, ao longo do dia, a visita das 3 turmas de 7º ano e das 2 turmas de 8º ano acompanhadas dos respetivos professores. Os anfitriões foram os alunos mais velhos, de ambas as turmas do 9º ano e da turma de 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias.
As atividades experimentais estavam relacionadas com os conteúdos programáticos da disciplina de Físico-Química do 3ºciclo e foram as seguintes:
• Faz a tua impressão digital;
• Transferir Líquidos;
• Capacidade Térmica Mássica – uma importante propriedade da água;
• Magnetismo e Campos magnéticos;
• Uma questão de força – a força de atrito;
• Corrida de carros – propulsão com balões.
Os nossos Cientistas estão de Parabéns!




Inauguração da Exposição "A Física no dia-a-dia na escola"

fisica_no_dia_a_dia

No 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, inaugurámos a exposição itinerante e interativa A Física no dia-a-dia na escola que ficará patente na nossa escola durante os meses de maio e junho.

Esta exposição foi cedida pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal ao seu homólogo timorense e irá percorrer as escolas do território de Timor-Leste.

A inauguração contou com a presença do Senhor Vice-ministro para o Ensino Superior, Dr. Marçal Ximenes, representantes da Embaixada de Portugal em Díli, entre outras individualidades.

Os alunos da
Orquestra da escola e do Clube de poesia animaram a inauguração com músicas timorenses e leitura de poemas de António Gedeão, em homenagem ao autor do livro A Física no dia-a-dia, Rómulo de Carvalho, que inspirou esta exposição.

Na semana anterior, professores timorenses e portugueses frequentaram sessões de formação com o objetivo de melhor conhecerem a exposição e de futuramente a poderem dinamizar.

Agradecemos ao Ministério de Educação e Ciência de Portugal, na pessoa da Dra. Ana Eiró, diretora do Programa
O Mundo na Escola, e ao METL a iniciativa de trazerem para o território de Timor-Leste uma exposição cuja relevância é evidenciada pelos cerca de 65 000 alunos que a visitaram em Portugal.

É um privilégio promovermos esta atividade na nossa escola e podermos desta forma contribuir para a divulgação da Ciência Experimental em Língua Portuguesa.




Trabalhos Laboratoriais de Física

No dia 6 de janeiro iniciou-se a apresentação dos trabalhos laboratoriais, realizados pelos alunos do 11º ano, do curso de ciências e tecnologias.

Estes trabalhos laboratoriais são realizados no laboratório de Química e Física da escola que está apetrechado com o equipamento necessário.

Durante o primeiro período os alunos realizaram atividade relativas ao programa de Física. Seguir-se-á a apresentação dos trabalhos laboratoriais do programa de Química no 2º e 3º períodos letivos.



Faça download dos posters da exposição realizada na escola:

http://www.eprc-celp.org/docs/posters_atividades_de_laboratorio.pdf

Visita de estudo - ETA Lahane

IMG_3497

Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias estudam, na disciplina de Química de 11º ano, matérias relacionadas com a qualidade da água de abastecimento público. É assim muito importante para estes alunos conhecer o trabalho que é feito pela Direção Nacional do Serviço de Águas.

IMG_3499


No dia 29 de Abril a turma A do 11º ano foi visitar a Estação de Tratamento de Água de Lahane, ficando a conhecer os tratamentos a que é sujeita a água que chega da ribeira de Bena Mau (Becora) e depois abastece as populações de Balide, Santa Cruz e Lecidere. Os alunos puderam também conhecer as análises de controle de qualidade que ali são realizadas diariamente.