Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Semana da leitura - 2015

semana_da_leitura_2015


A Semana da Leitura é sempre um acontecimento importante na nossa escola. Este ano dedicada ao tema
Palavras do Mundo, a cerimónia de abertura desta festa contou com a participação dos alunos do 7º ano que, acompanhados por alunas do Grupo de Guitarras, declamaram poemas de vários autores da lusofonia. Este apontamento simbólico foi, também, mote de abertura da exposição Língua portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Camões.

As atividades que se seguiram, organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os diversos Departamentos, envolveram alunos, pais e professores em torno da leitura.

Como tem sido habitual em anos anteriores, a Feira do Livro Usado teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar. A
Plural Editores fez-se representar nesta feira com um stand de livros novos onde pudemos encontrar títulos sobre os mais variados assuntos.

A Hora do Conto foi, este ano, dirigida aos alunos do primeiro ciclo. Tivemos a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos para dinamizar este espaço.

Os Concursos de Leitura dos diversos ciclos também decorreram ao longo da semana.

Houve, ainda, oportunidade para assistir ao concerto da Orquestra e do Coro da escola e a dois concertos promovidos pelos alunos do 8º ano.

Para terminar a semana, recebemos a visita da escritora Margarida Ejarque que nos veio apresentar o seu mais recente livro Afinal, o que é a poesia?. Os alunos do 3º ano prepararam perguntas para a escritora que respondeu com simpatia, partilhando com os pequenos leitores curiosidades sobre o seu percurso.



Concerto de final de 2º período - Tekitokes - 2015

Para comemorar mais um final de período, a Banda da Escola TEKITOKES, presenteou toda a comunidade escolar com dois concertos, um no período da manhã e o segundo no período da tarde do dia 19 de Março.

Na sua formação original, apresentaram temas bastante conhecidos de todos em tétum, português e inglês.

Os concertos contaram ainda com a participação especial dos alunos do 8ºB e do 9ºB em colaboração com o Professor Júlio Couceiro.

Foram momentos imensamente aplaudidos que acabaram com muitos pedidos de fotografias e autógrafos aos músicos mais populares da Escola.



Tekitokes - a banda da EPRC em concerto

cartaz_concerto_tekitokes_concerto_abril_light


No dia do centenário de Ruy Cinatti

dia_do_centenario_ruy_cinatti


Celebrou-se com um Porto d’Honra, no dia 8 de março, o centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Manuel de Jesus, do Dr. Mari Alkatiri bem como do General Lere entre outras individualidades. Estiveram ainda presentes os professores da escola, encarregados de educação, alunos e membros da comunidade local.

Os nossos alunos foram as figuras principais da festa. Na abertura da cerimónia, declamaram poemas de Ruy Cinatti numa
flash mob que surpreendeu o público. A poesia continuou depois, intercalando músicas tradicionais, portuguesas e timorenses, interpretadas pelo coro e orquestra da escola.

O padre Peter Stilwell, amigo e biógrafo de Cinatti, não podendo estar presente, partilhou com os convidados um texto comovente onde recordou memórias da sua infância com o poeta. Este foi também evocado pelo maestro Simão Barreto que nos presenteou com o testemunho da amizade entre ambos.

O momento mais emocionante da tarde foi proporcionado pelos familiares dos
Liurais com quem Ruy Cinatti fez um pacto de sangue pois partilharam com os presentes a história que ouviram contar desse momento sagrado que selou para sempre a ligação do poeta a Timor.
A cerimónia culminou com o descerrar de uma placa comemorativa do centenário e com a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos.




Celebração do 100º Aniversário de Ruy Cinatti

cartaz_cinatti_light

Concerto Músicas do Mundo - 3ª edição

concerto_musicas_do_mundo_3_edicao


No dia 29 de Janeiro os alunos do 8º A e B do 1º turno apresentaram-se em concerto na Escola Portuguesa Ruy Cinatti. Tocaram e cantaram por duas vezes músicas de África, do Mundo Árabe, das Caraíbas e América do Norte.

À semelhança das edições do ano anterior, as músicas acompanharam contos tradicionais dos países acima mencionados, irrepreensivelmente lidos por alunos do 2º turno do mesmo ano.

O Concerto marcou o final de semestre para estes alunos que, infelizmente, deixarão de ter a disciplina de Música no currículo até ao 12º ano.

Foi um sucesso! Prova disso foi a manifestação da assistência que reagiu entusiasticamente.

Estiveram presentes no público, para além de professores e colegas, o historiador Fernando Rosas entre outros convidados ilustres que participaram numa palestra, com os alunos da escola, sobre "Memória e Identidade Nacional".

Por um dia os alunos do 8º ano foram os artistas e transformaram o seu sonho em realidade e a música tornou a escola diferente.

Parabéns a todos!




Concerto Músicas e Histórias do Mundo - 2014/2015

cartaz_concerto_light_14_15

Festa de Natal - 2014

festa_de_natal_2014


O 1º período terminou com a tradicional Festa de Natal. Assistimos a atuações dos alunos do pré-escolar, dos alunos no 9ºA e da Banda da Escola, que nos proporcionaram músicas alusivas a esta época festiva.
O momento serviu, ainda, para entregar os certificados aos professores que concluíram o curso de tétum e aos alunos que participaram no Projeto Debates.
A festa terminou com um lanche partilhado entre alunos, professores, funcionários e pais.



Peça de Teatro: "Vamos enfeitar o pinheirinho de Natal"

peca_de_teatro

O espírito natalício está cada vez mais intenso na Escola Portuguesa Ruy Cinatti! No dia 15 de Dezembro, os anjos das turmas A e B do 3º ano invadiram o espaço da Biblioteca Escolar com uma mensagem de Paz, Justiça, Amor e Amizade.
Os alunos, no papel de anjos, representaram a história “Vamos Enfeitar o Pinheirinho de Natal” que foi acompanhada com muita música.
A preparação desta atividade foi um trabalho conjunto das disciplinas de Oficina de Língua Portuguesa, Expressão Musical e Escrita Criativa.
Esta apresentação contou com a presença dos Pais e Encarregados de Educação, dos colegas e professores da escola que mostraram o seu agrado com fortes aplausos.



Presépio ao Vivo

tetum_pt_presepio_ao_vivo


O Dia Mundial da Música na EPRC

dia_mundial_da_musicalight_2

No passado dia 1 de Outubro foi celebrado na nossa escola o Dia Mundial da Música. Concertos, cantinhos dos compositores e workshops foram as atividades que abrilhantaram e tornaram este dia mais musical para os alunos.

No cantinho dos compositores ouviu-se Debussy, Mozart, Bach e Beethoven em leitores de mp3 espalhados pelo recinto escolar.
Nos 
workshops, algumas turmas, ouvindo uma obra do compositor austríaco Arnold Shoenberg, foram convidadas a desenhar o que a música lhes fazia lembrar, à semelhança do que o pintor russo Wassily Kandisnsky fizera uns anos atrás depois de ouvir essa mesma obra.

O ponto alto foram os dois concertos que aconteceram no campo de jogos da escola. De manhã, a tripla Ana Rosa da Silva, Gilberto Gasparetto e Pedro Gasparetto fizeram as delícias de todos num espetáculo musical divertido onde foi possível conhecer canções, ritmos, sons e instrumentos tradicionais do Brasil.

Por último, no período da tarde, o músico João Rocha ofereceu a toda a comunidade escolar um concerto onde o rock português foi protagonista . Rui Veloso, Xutos e Pontapés, Ala dos Namorados, entre outros, foram interpretados pelo músico perante o agrado dos presentes.





1 de Outubro - Dia Mundial da Música

cartaz_dia_mundial_musica_light
Descarregue o cartaz em pdf



Festa de Encerramento do Ano Letivo 2013/2014

gotinha_de_agua

No dia 13 de junho festejámos o encerramento do ano letivo 2013/14. Durante a manhã, o teatro, a música, a dança e a poesia tomaram conta da escola.
A festa começou com a atuação das crianças do ensino pré-escolar que nos presentearam com a dramatização da história
Floresta d‘Água de Jorge Salgueiro, preparada nas aulas de Expressão Musical e que contou com a colaboração dos alunos do 2º ano. Entre gotinhas de água e pequenas árvores, assistimos a um espetáculo cheio de cor e música ao mesmo tempo que apreendemos uma importante mensagem sobre a preservação do ambiente.
Ao longo da manhã, ouvimos a leitura expressiva de poemas em português pelos alunos do Clube de Poesia e assistimos à dança merengue, pelos alunos dos 5º, 6º e 10ºs anos, no âmbito das aulas de educação física.
Os alunos do 7º ano A apresentaram uma canção em estilo rock composta na aula de Música. De seguida, assistimos à atuação da banda
Tekitoques que, entre músicas portuguesas e timorenses, fez as delícias de todos.
A festa culminou com o lançamento de papagaios construídos pelos alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Matemática.




Vamos construir uma cidade de Paul Hindemith

cartaz_opera_so_quinta

Descarregue o cartaz em pdf


Concerto da Banda da EPRC - TekiTokes

concerto_banda

Descarregue o cartaz em pdf


Concerto na Fundação Oriente: Músicas do Mundo

No dia 14 de Fevereiro de 2014, os alunos do 8º ano apresentaram o concerto Músicas do Mundo na Fundação Oriente. Este concerto, que já tinha sido interpretado na escola, foi, mais uma vez, um grande sucesso. No final, todos foram aplaudidos de pé e tiveram que proporcionar ao público um encore repetindo a música final.

No vídeo que se segue está documentado parte deste espetáculo.

O concerto "Músicas do Mundo"


No dia 31 de Janeiro aconteceu na Escola Portuguesa Ruy Cinatti o concerto Músicas do Mundo.  Os alunos do 8º ano do 1º turno apresentaram um conjunto de músicas de países africanos, da América do Sul e do mundo árabe que  foram trabalhadas na disciplina de música durante o semestre que agora termina. Neste concerto, por entremeio das músicas tocadas, foram também ouvidas leituras e projetadas imagens e vídeos das gentes e tradições de alguns países destas regiões do nosso planeta. Aqui, foi preciosa a ajuda da Biblioteca Escolar na preparação das leituras e da apresentação multimedia que ilustrou o concerto.

O público reagiu com grande entusiasmo ao espetáculo e, por isso, todos estão de parabéns!

Músicas do Mundo - Concerto e Leitura de Textos

cartaz_concerto_light

Concerto para as mães

dia_da_mae_5

No dia 6 de Dezembro de 2013, festejámos o dia da Mãe.

Para celebrar este dia, convidámos as mães dos alunos do ensino pré-escolar para um concerto para a mãe que decorreu no auditório da nossa escola.

As mães vieram à escola e ouviram com atenção os seus filhos a cantar para elas. Houve alguma desafinação, algumas lágrimas de quem queria mimo, mas as vozes chegaram ao coração das mamãs que, no fim, aplaudiram e abraçaram os filhos com alegria.

Depois, já nas salas, as crianças ofereceram um presente, feito por elas, às mães e lanchámos em conjunto.

Foi um momento muito rico pelo envolvimento que se estabeleceu entre a família e a escola.

Prometemos que para o ano não desafinamos tanto!

dia_da_mae_2.jpg
dia_da_mae_3.jpg
dia_da_mae_4.jpg
dia_da_mae_1.jpg


Como foram as histórias magnéticas na EPRC

“(…)Um vídeo sobre a nossa presença nesta escola incrível! Talvez a única em Díli onde as crianças têm um horário completo, ao contrário da maioria das outras escolas que apenas podem oferecer 2 horas por dia aos seus alunos em turmas sobrelotadas. O espaço e equipamentos são melhores do que em muitas escolas de Portugal e espelham o empenhamento que tem sido colocado neste projecto tão importante. Contámos com uma colaboração fora de série da direcção, professores e alunos. Foi por isso um imenso prazer fazer mais duas sessões extra (sem atelier) e também uma sessão exclusivamente para os professores na qual pudemos explicar e partilhar as nossas metodologias e a nossa experiência com crianças.(…)”

In: http://historiasmagneticas.blogspot.com/2013/10/escola-portuguesa-ruy-cinatti-dili.html

hm

Dia da Língua e da Cultura na CPLP

dia-da-lingua-poster

No próximo domingo, dia 5 de Maio, os alunos do coro, rancho e grupos instrumentais da Escola Portuguesa Ruy Cinatti irão atuar no dia da língua e da cultura na CPLP.
Não deixe de participar!

Semana da leitura - Na onda das leituras

cartaz_semana_leitura_light

concurso_marcadores_light

Concerto no Palácio da Presidência

No passado dia 13 de Dezembro o coro e grupo instrumental da Escola Portuguesa Ruy Cinatti apresentou-se em concerto para sua Excelência o Sr. Taur Matan Ruak, Presidente da República de Timor Leste, e funcionários do Palácio da Presidência.

Depois de um primeiro período de muito trabalho em ensaios, os alunos da nossa escola estão de parabéns pela magnífica apresentação.

A interpretação do Auto de Natal da compositora portuguesa
Maria de Lourdes Martins foi um sucesso e estreia nacional em Timor Leste.

Deixamo-vos com um vídeo e fotografias de alguns dos momentos do espetáculo.


Saiba mais...

Dia Mundial da Música

imagem1

No passado dia 1 de outubro, festejou-se o Dia Mundial da Música na Escola Portuguesa Ruy Cinatti.
Todas as crianças do Pré-escolar e 1º ciclo e respetivas Educadoras e Professores Titulares de Turma foram convidados a participar em 3 momentos:

A Orquestra - apresentação de instrumentos musicais;
Oficina de Artes - construção de instrumentos musicais;
Oficina de Música - momentos de interpretação musical.

Os alunos do 7ºA e os alunos da Banda da Escola também colaboraram, proporcionando excelentes momentos musicais de apoio aos mais novos.

Saiba mais...

EPRC na Festa da Música

A "Fête de la musique” foi apresentada pela primeira vez em 1982 na cidade de Paris, agora é celebrada em mais de 100 países do mundo. No passado dia 20 de junho, e já pela segunda vez, a “Fete de la musique” ou "Festa Muzika" aconteceu também em Díli, Timor-Leste. Este acontecimento musical foi organizado pela Delegação da União Europeia em Timor-Leste, em conjunto com outras entidades e contou com cerca de 40 apresentações, numa grande variedade de estilos, distribuídas por 3 palcos sendo o principal no Largo Lecidere.

DSC01370

Este ano a Escola Portuguesa Ruy Cinatti, representada pelo seu coro e grupos instrumentais, marcou presença neste grande evento musical e foi muito bem recebida e aclamada por todos os presentes.

DSC01372

Parabéns a todos os músicos da escola, de Timor-Leste e do mundo!!