Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

No dia do centenário de Ruy Cinatti

dia_do_centenario_ruy_cinatti


Celebrou-se com um Porto d’Honra, no dia 8 de março, o centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Manuel de Jesus, do Dr. Mari Alkatiri bem como do General Lere entre outras individualidades. Estiveram ainda presentes os professores da escola, encarregados de educação, alunos e membros da comunidade local.

Os nossos alunos foram as figuras principais da festa. Na abertura da cerimónia, declamaram poemas de Ruy Cinatti numa
flash mob que surpreendeu o público. A poesia continuou depois, intercalando músicas tradicionais, portuguesas e timorenses, interpretadas pelo coro e orquestra da escola.

O padre Peter Stilwell, amigo e biógrafo de Cinatti, não podendo estar presente, partilhou com os convidados um texto comovente onde recordou memórias da sua infância com o poeta. Este foi também evocado pelo maestro Simão Barreto que nos presenteou com o testemunho da amizade entre ambos.

O momento mais emocionante da tarde foi proporcionado pelos familiares dos
Liurais com quem Ruy Cinatti fez um pacto de sangue pois partilharam com os presentes a história que ouviram contar desse momento sagrado que selou para sempre a ligação do poeta a Timor.
A cerimónia culminou com o descerrar de uma placa comemorativa do centenário e com a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos.




Fernando Pessoa em imagens

A Literatura e as Artes Plásticas andam, muitas vezes, de mãos dadas.

Por isso, nas disciplinas de Português e Desenho, os alunos do 12º C realizaram um trabalho interdisciplinar, cujo resultado foi a produção dos objetos agora expostos junto à Biblioteca da EPRC.

Partindo da leitura de poemas de Fernando Pessoa e heterónimos,  foram criadas ilustrações tridimensionais. Cada ilustração, - realizada  através de técnica mista (desenho e colagens) -  apresenta-se como uma outra forma de ler o texto literário.

Os trabalhos expostos são da autoria de: Anselmo Santos; Elvin Gomes; Flademir Carvalho; Govalter Moura; Jaime Carlos; João Long; Maximiano Guterres; Nitucha Oliveira; Nuno Fernandes e Shaina Gonçalves."




Prémio Língua Portuguesa 2014

cartaz_premio_lp_2014

Descarregue o regulamento em pdf


4ºCURSO DE PORTUGUÊS PARA ADULTOS

curso_portugues_adultos_2014_2015


Debate: A Língua Portuguesa no Mundo e na Escola


Uma reflexão sobre a importância da Língua Portuguesa no mundo e a sua utilização no ambiente escolar teve lugar no passado dia 5, na Bilblioteca da Escola, pelas 13h30. A reflexão assumiu a forma de um debate, organizado pelas alunas de Português das turma A e B do 10º ano e contou com a presença de alunos e professores de outras turmas.

Deu-se início à sessão, traçando o percurso e a evolução da Língua Portuguesa no tempo e no espaço para, em seguida, abordar questões tão pertinentes como a utilização do Português nas relações comerciais e políticas, no plano internacional. O debate prosseguiu com intervenções que suscitaram a discussão em torno da importância da cultura na divulgação da língua, bem como da melhor forma de consolidar o uso fluente e sistemático da língua no quotidiano dos presentes.

A sessão contou com a intervenção da professora Sara Infante, em representação da Direção, que lançou aos presentes questões significativas no âmbito do percurso histórico do Português e da sua utilização como veículo de transmissão de conhecimentos e de comunicação no espaço escolar.

Ficaram cumpridos os objetivos de contribuir para a dinamização da Bibioteca e para a reflexão sobre a Língua Portuguesa.

Foi assim o Dia da Língua e da Cultura na CPLP

No domingo, dia 5 de maio, comemorou-se o Dia da Língua e da Cultura na CPLP.
O espaço da Fundação Oriente acolheu muitas pessoas que quiseram assistir ao filme Língua: Vidas em Português, de Victor Lopes, a que se seguiu um pequeno convívio, onde não faltou um lanche e música tipicamente portugueses.
A nossa escola fez-se representar pelo Coro e Grupos Instrumentais.

P1250278_light

Aconteceu...

... no dia 3 de maio a 2.ª mostra de Cinema em Português, na EPRC.

mostra-cinema_light

A “sala” estava cheia; alunos, pais, professores e funcionários não quiseram perder A Maior Flor do Mundo, de Juan Etcheverry (com narração de José Saramago) e Aniki Bóbó, um filme de Manoel de Oliveira, o centenário realizador português.

P1250027_light

As pipocas não puderam faltar e, numa noite que se queria portuguesa, o caldo verde e o pão com chouriço foram, como sempre, convidados especiais.

P1250021_light

Foi um belo serão!

Dia da Língua e da Cultura na CPLP

dia-da-lingua-poster

No próximo domingo, dia 5 de Maio, os alunos do coro, rancho e grupos instrumentais da Escola Portuguesa Ruy Cinatti irão atuar no dia da língua e da cultura na CPLP.
Não deixe de participar!

II Mostra de Cinema Português


mostra_de_cinema_2

Programa:

19.00 –
A maior flor do mundo, de Juan Etcheverry, cor, 10 minutos. Narrada por José Saramago.
Um rapaz decide saltar o muro de casa e acaba por descobrir que o mundo é muito grande e que, se sonharmos, podemos ter o seu tamanho.

Intervalo
(disponíveis bebidas e comidas)

20.00 – Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira, p/b, 71 minutos.
Um rapaz apaixona-se e decide provar o seu amor oferecendo uma boneca. No entanto, esta boneca terá de ser roubada de uma loja, começando aqui o jogo de polícias e ladrões conhecido como Aniki Bóbó.

Entrada:

Público em geral: 2$
Alunos, professores e funcionários da EPRC: entrada gratuita