Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Visita ao Parlamento Nacional de Timor-Leste - 2015

visita_ao_parlamento_2015_4


Enquadrada no Programa Parlamento dos Jovens (
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html), a Escola Portuguesa Ruy Cinatti deslocou-se no dia 3 de Março de 2015 ao Parlamento Nacional de Timor-Leste.
Esta visita é mais uma etapa no percurso que os alunos que frequentam o ensino secundário têm vindo a fazer desde Outubro de 2015, quando a escola se inscreveu no sítio da Assembleia da República de Portugal.

visita_ao_parlamento_2015_2


Desde esse dia, os alunos juntaram-se em listas de dez potenciais candidatos a deputados, fizeram a sua campanha, este ano dedicada ao tema “Ensino Público e Privado: que desafios”, realizaram debates dentro das turmas e um debate conjunto, que contou com a presença de uma deputada do Parlamento Nacional de Timor-Leste.

Depois, ainda em Janeiro, houve uma votação para a eleição de uma Assembleia Escolar, tendo sido eleitos 31 deputados. Aqui, após intenso debate, foi aprovado o texto final do Projeto de Recomendação, que seguiu para Lisboa, para avaliação.
Neste Programa participam todas as escolas de Portugal Continental e Insular e também todas as escolas portuguesas no estrangeiro e todas as escolas que, não sendo portuguesas, ensinam a Língua Portuguesa.

Neste caso, apenas uma escola localizada na Europa e uma outra fora da Europa são selecionadas.
Ora, este ano essa honra foi atribuída à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, eleita representante do Círculo Fora da Europa. Assim, dois alunos timorenses irão participar em Maio próximo numa sessão parlamentar na Assembleia da República, em Lisboa.

visita_ao_parlamento_2015_1

Uma forma de oferecer uma experiência semelhante aos alunos que, tendo participado, não tiveram a oportunidade de ir a Lisboa consistiu nesta visita ao Parlamento de Timor-Leste. Assim, premeia-se o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelos alunos e dá-se também uma oportunidade a todos os que participaram de verem como funciona um órgão de soberania.

visita_ao_parlamento_2015_3

Consulte a página deste projeto em:

http://www.eprc-celp.org/projetos/14_15/parlamento_dos_jovens


Visita da Pintora Natália Gromicho

natalia_gromicho_light


A pintora Natália Gromicho visitou a nossa escola no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os alunos do 9º ano e do secundário tiveram oportunidade de conversar com a artista sobre a sua vida profissional. A visita guiada à sua exposição, patente na Embaixada de Portugal em Díli, foi o momento alto desta celebração. Os alunos que participaram no concurso “Direitos Humanos” viram também os seus trabalhos expostos no átrio da Biblioteca.




Visita de estudo ao Museu de História Natural de Timor-Leste

visita_ao_museu_hn_1


Na semana de 10 a 14 de novembro, os alunos das três turmas do 7º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural de Timor Leste, no Centro Cultural Xanana Gusmão,  acompanhados pelas professoras Manuela Banha,  Zélia Nunes, Emília Batista e Helena Barrinha, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

Foram muito bem recebidos pelos responsáveis do museu que se disponibilizaram, desde o primeiro momento, para prestarem  informações sobre os objetos expostos.

visita_ao_museu_hn_2

Os alunos aprenderam que a formação da ilha de Timor é parte integrante da História do Planeta Terra e observaram muitos fósseis de seres marinhos encontrados nas regiões de Maubisse, Laleia e Manatuto que provam que Timor esteve, em tempos, debaixo de água.

Perceberam que os fósseis de dinossauros patentes na exposição não foram encontrados em Timor porque, quando os dinossauros dominavam o planeta, Timor ainda estava debaixo de água, tendo a ilha emergido há apenas 2 milhões de anos. Aprenderam ainda como se formou o petróleo e foram sensibilizados para a importância de utilizarem bem este recurso.
 
As informações recolhidas pelos alunos serão agora utilizadas para a realização de um trabalho de grupo



Visita de estudo - Laboratório da Direção Nacional do Serviço de Água

visita_de_estudo_agua_lahane_1_light

Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Portuguesa Ruy Cinatti estudam, na disciplina de Química de 11º ano e 12º ano, matérias relacionadas com a qualidade das águas de abastecimento público.

Deste modo, deslocaram-se no passado dia 25 de Março ao laboratório da Direção Nacional do Serviço de Água, situado em Vila Verde, e à Estação de Tratamento de Água de Lahane.

visita_de_estudo_agua_lahane_2_light

Os 41 alunos do curso foram acompanhados pelas respetivas professoras de Química – professoras Ana Paula Silveiro e Sónia Mordido.

A visita permitiu aos alunos conhecerem as rotinas de uma análise de água potável num laboratório estatal, bem como os processos de tratamento de uma água natural para abastecimento público.


Visita à maternidade de Díli

IMG_8160

No âmbito da semana das profissões que decorreu entre 12 e 23 de maio, os alunos do 9º ano da EPRC, acompanhados pelos professoras Manuela Banha, Anabela Fernandes, Ana Cristina Almestre e pela Psicóloga Joana frança, visitaram a Maternidade de Dili, tendo sido amavelmente recebidos pela Diretora, Dra Virna Sam, médica pediatra e pelo Dr. Sam, médico ginecologista.

IMG_8177

Os alunos puderam visitar, entre outras, a sala de imunização, a sala de intervenções cirúrgicas, a sala de esterilização, e ainda a sala de ecografias onde, mediante autorização prévia de uma senhora grávida, puderam presenciar a realização da ecografia e ouvir o batimento cardíaco do feto.

Antes da visita, os dois médicos receberam os alunos numa sala de reuniões onde responderam a questões bastante pertinentes, colocadas pelos nossos alunos, relativamente ao percurso que envolve a formação de um médico, ao acompanhamento pré-natal das grávidas, à vacinação dos bebés após o nascimento e às taxas de mortalidade infantil e materna.

IMG_8171

Receberam também uma lição muito importante sobre higiene reprodutiva e ouviram de profissionais de saúde a desmistificação de conceitos incorretos que têm passado de geração em geração, na sociedade timorense, sobre a reprodução.

Para os professores foi gratificante verificar que a maioria dos alunos conseguiu acompanhar as explicações dadas, consolidando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia.

Agradecemos à Dra Virna e ao Dr Sam a disponibilidade e simpatia com que nos receberam.



Visita ao Parlamento Nacional de Timor-Leste

P1170042

Os trinta e um alunos do ensino secundário eleitos para a sessão parlamentar escolar no passado mês de janeiro, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens (http://app.parlamento.pt/webjovem2014/index.html) foram hoje, dia 22 de maio, visitar o Parlamento Nacional de Timor-Leste.
O objetivo da visita foi o de dar a conhecer uma instituição muito relevante para o conceito de democracia representativa.
Os alunos ficaram a conhecer os partidos que possuem assento na sala parlamentar (CNRT, com trinta deputados, Fretilin, com vinte e cinco, PD, com oito, e FM, com dois), o modo como se organizam as sessões, tendo visitado ainda o espaço que alberga as sete comissões encarregues de preparar de modo mais específico e técnico os temas que marcam a agenda parlamentar.
Como nota de agenda, foi dado a conhecer que está previsto para a próxima terça-feira, dia 26 de maio, uma sessão em língua portuguesa, onde se votará o estatuto do enclave de Oecusse.





Visita de estudo do pré-escolar ao Arquivo e Museu da Resistência

visita_arquivo_1


No dia 2 de abril, os alunos do ensino pré-escolar (5 anos) foram em visita de estudo ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil.

visita_arquivo_2

As crianças seguiram com interesse e emoção as imagens e as histórias contadas pelo guia, algumas delas envolvendo familiares seus.

visita_arquivo_3


Seguidamente, foram surpreendidos com a atuação do Palhaço Trompeta (Gilberto Gasparetto) e a sua Boneca Xiquita (Marlene Castro) que contaram a “Lenda do Crocodilo”. As crianças foram envolvidas num espetáculo cheio de cor e interagiram alegremente com os artistas.

visita_arquivo_5

A encerrar a visita, houve tempo para um simpático lanche oferecido pelo Museu.

visita_arquivo_4


Alunos da EPRC visitam o supermercado Páteo

Durante o mês de março, os alunos dos 3.º e 4.º anos realizaram uma visita de estudo ao supermercado Páteo.
Esta visita de estudo, organizada pelas professoras de OLP, insere-se no âmbito do Projeto Empreender Criança, promovido pela AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria) e teve como objetivo levar os alunos a tomar contacto com a realidade empresarial e a mobilizar/aplicar os conhecimentos aprendidos.

visita_pateo_1

Durante a visita, orientada pelo Diretor do Páteo, o Sr. Paulo Correia, os alunos da tiveram a oportunidade de conhecer a loja, área acessível ao público, bem como os espaços de acesso mais restrito, como os escritórios, os armazéns, a sala de transformações e a sala de reuniões. OS alunos ficaram a saber a função de cada um dos espaços visitados, bem como as tarefas desempenhadas pelos funcionários de cada uma destas áreas.

visita_pateo_2

A visita terminou com o regresso à loja, na qual os alunos, divididos em grupos, realizaram um “peddypaper” direcionado para a exploração dos conceitos introduzidos nas aulas.

visita_pateo_3





Visita de Estudo - Arquivo áudio-visual de Max Stahl

DSC01819_light

No dia 8 de novembro fomos fazer uma visita de estudo.

Fomos, na carrinha da escola, ao “Arquivo áudio visual Max Stahl”. Lá, vimos um filme sobre um acontecimento chamado ‘Massacre de Santa Cruz’. As imagens do filme foram tiradas por Max Stahl, no dia 12 de novembro de 1991. As imagens são tristes e mostram alguns militares indonésios a matar alguns timorenses.

Conhecemos o senhor Amali, que foi um dos heróis desse dia. O senhor Amali e o senhor Max Stahl levaram-nos depois à estátua de Motael. A estátua serve para todas as pessoas se lembrarem do que aconteceu em Timor-Leste naquele dia.

Texto Coletivo – 2º B

Museu da Resistência - um espaço de conhecimento

mresistencia_2_light

“Esta foi a minha primeira visita ao Museu da Resistência. Nunca lá tinha ido antes. Quando entrei naquela sala grande onde tem toda a história do meu país, senti-me orgulhosa em ser timorense mas também senti uma grande tristeza com aquilo que aconteceu em Timor.”
Vera Lemos, 12º B

“O Arquivo e Museu da Resistência Timorense deve sempre ser visitado por todas as pessoas que chegam ao nosso país, para que possam saber o que o nosso povo passou. Ao mesmo tempo, acho também que as novas gerações timorenses deviam visitar este Museu para que, no futuro, não voltem as costas ao nosso país mas que lutem por uma melhor independência.”
Dário Fernandes, 11º B

mresistencia_1_light

“Lembro-me muito bem da primeira e da última imagem do Museu. A primeira era a imagem de uma montanha timorenses que servira de abrigo e de esconderijo ao povo e aos guerrilheiros e a última era um sorriso de uma criança que simboliza que Timor conseguiu alcançar a sua vitória.”
Nobelinha Sarmento, 11º B

Alunos da EPRC e das Escolas de Maubara partilham experiências

No dia 16 de maio de 2013, houve um encontro entre os alunos dos 7º, 8º, 10º anos da EPRC e os alunos das escolas de Maubara, cidade que fica a cerca de duas horas de Díli. Este encontro foi organizado pela professora de Educação Física, Ana Banha, e nele participaram ainda os professores Guiomar Palmeiro e Carlos Batalha.
O objetivo deste evento foi promover o convívio entre os alunos, bem como a partilha de experiências no âmbito do desporto, da poesia e da música.

Os alunos da EPRC saíram da escola por volta das 7.30h e todos revelavam muito entusiasmo . Por volta das 10.00h, chegaram a Maubara e foram recebidos pela comissão organizadora.

Após um breve descanso, os alunos começaram as atividades programadas, tendo começado pelas provas de atletismo, que foram interrompidas pela chuva. Enquanto chovia, os alunos aproveitaram para ver a praia de Maubara e relaxar. Quando parou de chover, os alunos retomaram a prova de atletismo, tendo participado os alunos dos 7º e 10º anos da EPRC e das escolas de Maubara.

Depois da prova de atletismo, em que os alunos participaram com alegria e determinação, houve tempo para um lanche oferecido pelo restaurante “Mos Bele”, que fica situado no centro de Maubara, no antigo forte holandês.

Depois de terem restabelecido as suas energias os alunos da EPRC ensinaram o Jogo do Mata aos alunos de Maubara. Em seguida, foi a vez de os alunos do Clube de Poesia recitarem poemas de autores portugueses aos alunos de Maubara e, por fim, atuaram os alunos do Atelier de Flauta, que tocaram músicas tradicionais inglesas e portuguesas.

No final das atividades, os alunos da EPRC despediram-se dos alunos das escolas de Maubara e regressaram à EPRC.

Anacleto Almeida

Saiba mais...

Visita do 1.º ciclo ao Museu da Resistência

6mr

No dia 14 de Novembro fomos ao Museu.
Fomos na carrinha da escola até lá onde nos esperava a Mara que nos deu o bilhete.

Depois o Moisés falou-nos da história de Timor-Leste. Aprendemos coisas sobre a chegada dos portugueses e dos indonésios. Vimos fotografias da guerra e dos partidos políticos. Vimos pistolas, telefones e roupas dos guerrilheiros e o esconderijo do Konis Santana.

No fim vimos o filme de Max Sthal sobre o massacre no cemitério de Santa Cruz no dia 12 de Novembro de 1991 e também outro filme do navio Lusitânia Express.
O Moisés deu-nos um jornal sobre a exposição do museu. Gostámos da visita. É importante visitar o museu para aprender coisas sobre a história de Timor-Leste.

1º B

Saiba mais...

Visita de estudo à Maternidade Escola Nossa Senhora de Fátima

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 9º ano realizaram uma visita de estudo à Maternidade Escola Nossa Senhora de Fátima, tendo sido acompanhados pelas professoras Sarita Baracho e Valéria Gomes. Foram amavelmente recebidos por membros da direção daquela Instituição Drª. Virna Sam, médica pediatra, e pelo Dr. Sam, médico ginecologista/obstreta.

Maternidade2015b

Antes da visita à Maternidade e numa pequena introdução com os profissionais de saúde, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre higiene reprodutiva e saúde, sendo reforçados os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais. Puderam também, com as questões expostas, esclarecer e desmistificar alguns conceitos incorretos, nesta área, que a sociedade timorense continua a passar às suas gerações.

Durante esta nota introdutória foi-lhes explicado que numa Instituição de saúde, para além de médicos, existem outros técnicos que são importantes para o seu bom funcionamento. Os alunos mostraram-se interessados por este assunto e colocaram questões sobre o percurso que envolve a formação dos médicos e dos outros técnicos de saúde.

Depois destes esclarecimentos, os alunos visitaram a Maternidade, onde lhes foi possível ver, entre outras, a sala de imunização, o bloco operatório, a sala de esterelização, a sala de ecografia, a sala de colheitas, a sala de partos e as enfermarias.

Maternidade2015a

Agradecemos à Direção da Maternidade por, mais uma vez, ter recebido os alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

Um especial agradecimento à Drª. Virna e Dr. Sam pela disponibilidade e amabilidade com que nos acolheram.



Visita de estudo - ETA Lahane

IMG_3497

Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias estudam, na disciplina de Química de 11º ano, matérias relacionadas com a qualidade da água de abastecimento público. É assim muito importante para estes alunos conhecer o trabalho que é feito pela Direção Nacional do Serviço de Águas.

IMG_3499


No dia 29 de Abril a turma A do 11º ano foi visitar a Estação de Tratamento de Água de Lahane, ficando a conhecer os tratamentos a que é sujeita a água que chega da ribeira de Bena Mau (Becora) e depois abastece as populações de Balide, Santa Cruz e Lecidere. Os alunos puderam também conhecer as análises de controle de qualidade que ali são realizadas diariamente.