Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

parlamento dos jovens

Segundo dia do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República Portuguesa

parlamentos_dos_jovens_2015_2

A presidente do Parlamento deu início à sessão e coube ao Círculo Fora da Europa e à aluna Zahra Cruz fazer a primeira pergunta a um deputado do PSD sobre o tema em debate (Ensino Público e Privado: que desafios?): Senhor deputado, colocaria o seu filho numa escola pública ou privada e porquê? O deputado do PSD, Pedro Pimpão, acabou por responder que colocaria o seu filho numa escola pública, naquela que ele próprio frequentou. 

Seguiram-se outras onze perguntas aos deputados, em representação de outros onze círculos. 

Depois, ao longo de seis horas, foram discutidas as vinte medidas aprovadas pelos jovens deputados no dia anterior. Hoje foram escolhidas apenas dez, as que serão propostas à avaliação dos deputados portugueses.  A medida da EPRC votada no dia anterior integra o Projeto de Recomendação final, constituído por 10 medidas. 

Este foi o melhor resultado de sempre da escola na construção de um projeto  que se espera vir a tornar Lei e que representa todos os alunos do ensino secundário que falam português no mundo. 

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido e à Assembleia da República, que vem desenvolvendo este projeto há vinte anos!

Participação dos alunos da EPRC na vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens

parlamento_jovens_2015_pt


Decorre na Assembleia da República a vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens. E pela terceira vez a EPRC foi escolhida em representação do Círculo Fora da Europa, reconhecendo a qualidade do trabalho desenvolvido pela nossa escola .

Mas aqui, em Lisboa, a qualidade do trabalho realizado é também reconhecida pelos alunos deputados dos distritos de Bragança, Évora, Faro, Madeira, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, num total de 32 alunos. Destes, 22 votaram na proposta elaborada por 31 deputados de todas as turmas do Ensino Secundário da EPRC. O distrito do Porto conseguiu mais um voto do que nós, 23 votos. No entanto, o texto final que saiu da sala 1 elegeu quatro medidas do Porto e uma de Timor, que serão debatidas amanhã na Sala do Senado.

Depois, cada distrito apresentou uma pergunta a ser colocada a um deputado, mas só três poderiam ser escolhidas. Timor venceu claramente. De todas as perguntas colocadas, o Círculo Fora da Europa conseguiu 26 votos, o do Porto 23 e o de Faro 15. 


A pergunta que será colocada amanhã de manhã ao deputado é: Senhor deputado, colocaria o seu filho numa escola pública ou privada e porquê?

Merecem especial reconhecimento por estes excelentes resultados os 80 alunos do ensino secundário que participaram, as professoras Gisela Castro, Isabel Salsinha, Helena Barrinha, Emília Batista, Anabela Fernandes, Brigitte Lopez e os alunos que representam agora esta iniciativa, Zahra Cruz e Dário Fernandes.

Visita ao Parlamento Nacional de Timor-Leste - 2015

visita_ao_parlamento_2015_4


Enquadrada no Programa Parlamento dos Jovens (
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html), a Escola Portuguesa Ruy Cinatti deslocou-se no dia 3 de Março de 2015 ao Parlamento Nacional de Timor-Leste.
Esta visita é mais uma etapa no percurso que os alunos que frequentam o ensino secundário têm vindo a fazer desde Outubro de 2015, quando a escola se inscreveu no sítio da Assembleia da República de Portugal.

visita_ao_parlamento_2015_2


Desde esse dia, os alunos juntaram-se em listas de dez potenciais candidatos a deputados, fizeram a sua campanha, este ano dedicada ao tema “Ensino Público e Privado: que desafios”, realizaram debates dentro das turmas e um debate conjunto, que contou com a presença de uma deputada do Parlamento Nacional de Timor-Leste.

Depois, ainda em Janeiro, houve uma votação para a eleição de uma Assembleia Escolar, tendo sido eleitos 31 deputados. Aqui, após intenso debate, foi aprovado o texto final do Projeto de Recomendação, que seguiu para Lisboa, para avaliação.
Neste Programa participam todas as escolas de Portugal Continental e Insular e também todas as escolas portuguesas no estrangeiro e todas as escolas que, não sendo portuguesas, ensinam a Língua Portuguesa.

Neste caso, apenas uma escola localizada na Europa e uma outra fora da Europa são selecionadas.
Ora, este ano essa honra foi atribuída à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, eleita representante do Círculo Fora da Europa. Assim, dois alunos timorenses irão participar em Maio próximo numa sessão parlamentar na Assembleia da República, em Lisboa.

visita_ao_parlamento_2015_1

Uma forma de oferecer uma experiência semelhante aos alunos que, tendo participado, não tiveram a oportunidade de ir a Lisboa consistiu nesta visita ao Parlamento de Timor-Leste. Assim, premeia-se o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelos alunos e dá-se também uma oportunidade a todos os que participaram de verem como funciona um órgão de soberania.

visita_ao_parlamento_2015_3

Consulte a página deste projeto em:

http://www.eprc-celp.org/projetos/14_15/parlamento_dos_jovens


A EPRC foi a escola escolhida para representar o Círculo Fora da Europa (Ensino Secundário) em 2015

parlamento_2_light

A EPRC foi a escola escolhida para representar o Círculo Fora da Europa (Ensino Secundário) em 2015, em deliberação tomada pelo júri da Assembleia da República neste mês de Fevereiro.
Assim, dois alunos irão a Lisboa, na última semana de Maio, defender o projeto de recomendação, aprovado na sessão parlamentar escolar, no passado mês de janeiro.
Os alunos eleitos para representar a escola frequentam o 12.º ano, Zahra Cruz e Dário Aguinaldo.

Mais informações em 
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html


Saiba mais...


Projeto de recomendação da EPRC em segundo na sala do senado da Assembleia da República

nas_traseiras_do_parlamento

Terminou ontem, terça-feira, dia 3 de Junho, a atividade Parlamento dos Jovens 2014 com a chegada a Díli, vindos de Lisboa, dos deputados Donald Martins e Marcos Araújo e do professor Pedro Meireles.

O primeiro dia de trabalhos foi destinado à discussão dos Projetos de Recomendação de cada Círculo Eleitoral (
http://app.parlamento.pt/webjovem2014/Secundario/OrganizacaoComissoes.pdf), o que decorreu nas Salas reservadas ao trabalho das várias Comissões da Assembleia da República Portuguesa (http://www.parlamento.pt/ComissoesAR/Paginas/default.aspx).

Os deputados da Comissão Um, após apresentação e defesa dos seus projetos, elegeram o do Distrito de Lisboa como base de trabalho, tendo o Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa Ruy Cinatti (
http://app.parlamento.pt/webjovem2014/Secundario/RecomendacaoAprovada.pdf) obtido o segundo lugar na votação que se realizou.

Do segundo dia de trabalhos, que decorreu na Sala do Senado, resultou um documento único nascido da discussão e votação de cento e trinta deputados que será apresentado aos deputados da atual legislatura.

assembleia_republica_1

O projeto de recomendação do Círculo Fora da Europa - Díli contou com a participação de professores dos grupos disciplinares de Matemática, de Geografia e de Português e envolveu ainda todos os alunos do ensino secundário. Do total destes, sessenta candidataram-se a um dos trinta e um lugares de deputado da sessão parlamentar escolar, eleitos pelos seus pares, no passado mês de Janeiro.

A taxa de participação na votação, com 125 alunos votantes, foi de 80,6%.

Depois de nesta sessão de Janeiro terem sido escolhidos os alunos que representariam a escola em Lisboa, foi feito um trabalho mais personalizado com os dois deputados, na preparação e defesa do Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, que nasceu na Sessão Escolar.


Visita ao Parlamento Nacional de Timor-Leste

P1170042

Os trinta e um alunos do ensino secundário eleitos para a sessão parlamentar escolar no passado mês de janeiro, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens (http://app.parlamento.pt/webjovem2014/index.html) foram hoje, dia 22 de maio, visitar o Parlamento Nacional de Timor-Leste.
O objetivo da visita foi o de dar a conhecer uma instituição muito relevante para o conceito de democracia representativa.
Os alunos ficaram a conhecer os partidos que possuem assento na sala parlamentar (CNRT, com trinta deputados, Fretilin, com vinte e cinco, PD, com oito, e FM, com dois), o modo como se organizam as sessões, tendo visitado ainda o espaço que alberga as sete comissões encarregues de preparar de modo mais específico e técnico os temas que marcam a agenda parlamentar.
Como nota de agenda, foi dado a conhecer que está previsto para a próxima terça-feira, dia 26 de maio, uma sessão em língua portuguesa, onde se votará o estatuto do enclave de Oecusse.





A EPRC na Sala do Senado da Assembleia da República

urna_eleitoral

A foi seleccionada neste mês de Março, a par da Escola Portuguesa de Macau, para tomar assento na Sala do Senado da Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa, nos dias 26 e 27 de Maio.

O convite partiu da Coordenação da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, que coordena o Programa Parlamento dos Jovens.
Os alunos que representarão a escola são Donald Martins (12.º B) e Marcos Araújo (12.º A).

A partir de agora, reuniões de trabalho serão realizadas com estes dois alunos para preparar o tema em debate: Crise demográfica: emigração, natalidade, envelhecimento.

Paralelamente, e para consolidar a importância da instituição parlamentar como garante da democracia e de um estado de direito, os 31 alunos eleitos como deputados na sessão parlamentar escolar, realizada na EPRC, deslocar-se-ão ao Parlamento Nacional de Timor Leste. A visita, com data a marcar,  realizar-se-á num dia em que a sessão do PNTL for conduzida em Português.

Saiba mais….



Geração Parlamento dos Jovens

geracao_parlamento_dos_jovens_1


Aproveitando a deslocação a Lisboa para  participar na vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens, o coordenador do projeto, Pedro Meireles, reuniu na capital os alunos que participaram nas edições de 2013 e 2014 do Parlamento, convidando-os a partilharem a sua experiência de estudantes universitários com os alunos Dário Fernandes e Zahra Araújo, representantes da EPRC na edição de 2015.
Num almoço de trabalho, após o encontro no Largo de Camões, em Lisboa, os antigos alunos da EPRC, Steven Sales Luís, Felisbela Caldas, Marcos Araújo e Donald Martins, contaram aquilo que os esperou em Lisboa quando saíram de Timor-Leste: muito trabalho, muito estudo, muita dedicação, espírito de luta e uma grande vontade de concluírem os cursos em que se inscreveram.
Querem, assim, que o seu exemplo seja seguido pelos alunos na EPRC e, futuramente, na sua vida universitária e esperam que outros alunos se lhes juntem, já no próximo ano letivo, em Lisboa.