Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Dia de Halloween


haloween_1

Na passada sexta-feira, dia 31 de outubro, as turmas do 5ºA, 5º B, 6ºA e 6ºB celebraram o dia de Halloween na aula de Inglês.

Primeiro, aprenderam palavras assustadoras que visualizaram num
PowerPoint com imagens terríveis de bruxas, fantasmas, gatos pretos e muitos, muitos monstros.

Seguidamente, divertiram-se com uma sopa de letras e palavras cruzadas sobre o
Halloween. No final, os alunos coloriram um marcador que servirá para assinalar a página do livro aterrador que estão a ler.

haloween_2

E tu? Divertiste-te no Halloween? Espero que tenhas tido uma noite horrível!

boo hoo! boo hoo! boo hoo!!!!!!!



Dia da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar desafiou os alunos da escola a vestirem-se como as suas personagens favoritas dos livros. Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo aderiram com muito entusiasmo à ideia. Princesas, piratas, borboletas, dinossauros, todos passaram na Biblioteca para tirar uma fotografia por entre os livros. Cada turma participante elegeu o melhor disfarce e os vencedores ganharam prémios.


Megasprinter Timor-Leste - Maubara

maubara_megasprint


No dia 20 de outubro, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti participou na iniciativa
Megasprinter Timor-Leste, prova organizada pelo Clube Desportivo de Maubara e que se realizou naquela localidade.

Participaram os seguintes alunos: 5º A - Alice Barbosa, Mariana Contente, Tânia Martins e Dominiciano Guterres; 5º B- Francisca Alves, David Meireles e Eliório Verdial; 6º A - Ana Patricia Almeida, Jardel Morais, Ricardo Soriano e Tiago França; 7º B - Cláudio Brites, Gilmor Santos, Ivan Silvestre, Jessica Madeira, Joselito Costa e Tiago Cruz; 7º C - André Rocha, Fernando Ximenes e Roberto Pinto; 8ºB – António Henriques.

As provas decorreram no período da manhã. A participação foi muito boa, quer pela forma como os alunos se apresentaram à competição, demonstrando bom comportamento e empenho em atingir o melhor resultado possível, quer pelos resultados finais.



Eis os resultados conseguidos pelos nossos alunos:

quadro_classificacao

No final tivemos algum tempo para descansar, repor energias e conviver.

Parabéns a todos os participantes!




Dia Mundial da Alimentação na EPRC


dia_mundial_da_alimentacao_2014_1


No dia 16 de outubro, comemorou-se o dia mundial da alimentação na EPRC.
No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, os alunos das turmas A e B do 6º ano de escolaridade "decoraram" duas mesas com a roda dos alimentos para explicarem à comunidade escolar a importância de uma alimentação saudável.

dia_mundial_da_alimentacao_2014_2


Concurso de disfarces

disfarces


No próximo dia 27 de Outubro comemora-se o Dia da Biblioteca Escolar. Para fecharmos em grande este mês dedicado às Bibliotecas Escolares, propomos aos nossos alunos que se vistam como uma personagem de um livro.

Ficamos à espera de muita criatividade e alegria.

Há prémios para os vencedores!

Participem!

Mês da Biblioteca Escolar

cartaz_mes_biblioteca_light

Descarregue o cartaz em pdf


O Dia Mundial da Música na EPRC

dia_mundial_da_musicalight_2

No passado dia 1 de Outubro foi celebrado na nossa escola o Dia Mundial da Música. Concertos, cantinhos dos compositores e workshops foram as atividades que abrilhantaram e tornaram este dia mais musical para os alunos.

No cantinho dos compositores ouviu-se Debussy, Mozart, Bach e Beethoven em leitores de mp3 espalhados pelo recinto escolar.
Nos 
workshops, algumas turmas, ouvindo uma obra do compositor austríaco Arnold Shoenberg, foram convidadas a desenhar o que a música lhes fazia lembrar, à semelhança do que o pintor russo Wassily Kandisnsky fizera uns anos atrás depois de ouvir essa mesma obra.

O ponto alto foram os dois concertos que aconteceram no campo de jogos da escola. De manhã, a tripla Ana Rosa da Silva, Gilberto Gasparetto e Pedro Gasparetto fizeram as delícias de todos num espetáculo musical divertido onde foi possível conhecer canções, ritmos, sons e instrumentos tradicionais do Brasil.

Por último, no período da tarde, o músico João Rocha ofereceu a toda a comunidade escolar um concerto onde o rock português foi protagonista . Rui Veloso, Xutos e Pontapés, Ala dos Namorados, entre outros, foram interpretados pelo músico perante o agrado dos presentes.