Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Conferência | Semana das Profissões

conferencia_semana_das_profissoes

Inserido na Semana das Profissões realizaram-se no sábado, dia 17 de maio, as palestras “O que eu quero ser”.
Na primeira parte da manhã os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de ouvir vários profissionais das áreas das artes, humanidades e tecnologias e ainda o Vice-Ministro para o Ensino Superior.

Ficaram com a perspetiva das profissões que, no entender do Ministério da Educação de Timor-Leste, são as mais necessárias a curto prazo para o país. E com importantes sugestões e advertências sobre a importância da curiosidade, do empenho e do trabalho ao longo da vida. Também ficou claro que, apesar de se optar por um determinado curso superior, ao longo da vida profissional, é possível alterar percursos.

Depois de um pequeno intervalo, foi a vez dos alunos do 9º ano conhecerem outros profissionais. Foi um painel igualmente enriquecedor onde os alunos puderam conhecer as dúvidas que também estes profissionais tiveram quando se encontravam no 9º ano e o percurso de cada um. Uma das ideias veiculadas foi ainda a de que, para ser um bom profissional, para além da formação inicial, é importante a experiência de vida, a vontade de aprender e a ambição.