Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Ano Internacional da Luz

Sob o patrocínio da Unesco, 2015 é o Ano Internacional da Luz.
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias óticas na vida dos cidadãos.

No dia 16 de abril, os professores de Física e Química organizaram várias atividades para assinalar esta comemoração.
Estiveram envolvidos cerca de 165 alunos de diferentes níveis de escolaridade ( 3º, 5º, 7º, 8º e 11º anos) em diversas atividades espalhadas pela escola.

No átrio central pôde ver-se uma exposição sobre “A Natureza da Luz e as Tecnologias Óticas” e outra sobre “Ilusões Óticas” e foi exibido o filme oficial da Unesco alusivo às comemorações.
Em espaço de sala de aula, desenvolveram-se dois Ateliers: o “Giro das cores” e “ Ver a 3D” para os alunos do 3º e 5º anos.

Também no laboratório, os alunos do 11º ano realizaram experiências, para os alunos do 5º ano, que envolveram produção de luz e de chamas coloridas bem como a utilização de lasers e de fibras óticas.
Na cantina, os alunos do 5º ano puderam ainda vivenciar o “ Viver sem Luz”, compreendendo melhor as dificuldades de não ter visão.

Já nos pátios da escola, a “Ciência na Rua” contou com diversas experiências relacionadas com a luz elétrica, alguns instrumentos de observação e fibras óticas que entusiasmaram a comunidade escolar.
Finalmente, a dança do “Arco Irís”, protagonizada por alunos do 7 e 8º anos, animou toda a escola quer no intervalo da manhã quer no intervalo da tarde.

A todos os envolvidos foi oferecido um marcador de livros alusivo às comemorações e que mostrava a importância da Luz em várias vertentes: Cultura, Ciência, Tecnologia e Natureza.



Dia do Laboratório Aberto

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Ruy Cinatti, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais decidiu abrir os laboratórios de Biologia/Geologia e Física/Química durante o dia 17 de Março de 2015 à Comunidade Escolar com os seguintes objetivos:
- Promover a articulação vertical entre diferentes níveis de ensino;
- Sensibilizar os alunos do 3º ciclo para o curso de Ciências e Tecnologias;
- Promover a literacia científica na comunidade escolar.

O laboratório de Biologia e Geologia recebeu a visita de 8 grupos de alunos do 1º ciclo e pré-escolar, dois grupos de alunos do 3º ciclo e dois grupos do ensino secundário. Foram abordados três temas: célula, corpo humano e formação e classificação de rochas. As atividades desenvolvidas foram:
• Extração de ADN;
• Observação microscópica de diferentes tipos de células;
• Observação de um modelo de corpo humano;
• Observação de um coração e pulmões de porco, com simulação da inspiração/expiração, acompanhado da projeção de um filme sobre o batimento cardíaco;
• Observação de vários tipos de rochas incluindo a observação à lupa de diferentes tipos de areias;
• Simulação de uma erupção vulcânica efusiva.
O laboratório de Física e Química recebeu, ao longo do dia, a visita das 3 turmas de 7º ano e das 2 turmas de 8º ano acompanhadas dos respetivos professores. Os anfitriões foram os alunos mais velhos, de ambas as turmas do 9º ano e da turma de 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias.
As atividades experimentais estavam relacionadas com os conteúdos programáticos da disciplina de Físico-Química do 3ºciclo e foram as seguintes:
• Faz a tua impressão digital;
• Transferir Líquidos;
• Capacidade Térmica Mássica – uma importante propriedade da água;
• Magnetismo e Campos magnéticos;
• Uma questão de força – a força de atrito;
• Corrida de carros – propulsão com balões.
Os nossos Cientistas estão de Parabéns!




Visita de estudo - Laboratório da Direção Nacional do Serviço de Água

visita_de_estudo_agua_lahane_1_light

Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Portuguesa Ruy Cinatti estudam, na disciplina de Química de 11º ano e 12º ano, matérias relacionadas com a qualidade das águas de abastecimento público.

Deste modo, deslocaram-se no passado dia 25 de Março ao laboratório da Direção Nacional do Serviço de Água, situado em Vila Verde, e à Estação de Tratamento de Água de Lahane.

visita_de_estudo_agua_lahane_2_light

Os 41 alunos do curso foram acompanhados pelas respetivas professoras de Química – professoras Ana Paula Silveiro e Sónia Mordido.

A visita permitiu aos alunos conhecerem as rotinas de uma análise de água potável num laboratório estatal, bem como os processos de tratamento de uma água natural para abastecimento público.


Atividades Laboratoriais de Química

Na continuação do trabalho desenvolvido, os alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias realizaram, este período letivo, atividades laboratoriais de Química.

Estas atividades laboratoriais constam do programa que é lecionado na disciplina de Física e Química-A e têm como objetivo fundamental complementar a formação dos jovens na especificidade dos ambientes laboratoriais bem como no desenvolvimento de competências e de capacidades processuais e conceptuais específicas do trabalho prático.




Visita de estudo - ETA Lahane

IMG_3497

Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias estudam, na disciplina de Química de 11º ano, matérias relacionadas com a qualidade da água de abastecimento público. É assim muito importante para estes alunos conhecer o trabalho que é feito pela Direção Nacional do Serviço de Águas.

IMG_3499


No dia 29 de Abril a turma A do 11º ano foi visitar a Estação de Tratamento de Água de Lahane, ficando a conhecer os tratamentos a que é sujeita a água que chega da ribeira de Bena Mau (Becora) e depois abastece as populações de Balide, Santa Cruz e Lecidere. Os alunos puderam também conhecer as análises de controle de qualidade que ali são realizadas diariamente.