Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

O Projeto Comparangoleiros 2012/2013
Formas, cores, músicas e poemas...

Mais um ano na nossa escola esteve presente o projeto Comparangoleiros. Desta vez envolvendo alunos das turmas 9º anos e de duas turmas do pré-escolar.
Envolvidas 4 turmas de diferentes faixas etárias, foram desenvolvidos projetos que visaram o desenvolvimento através das artes visuais. Exploraram-se formas e cores, músicas e poemas, movimentos e posturas. O trabalho entre pares esteve sempre presente, e os trabalhos individuais enriqueceram-se coletivamente. Envolveram-se diferentes professores, de diferentes áreas curriculares, encarregados de educação e toda a comunidade escolar.
Todos tiveram igualdade de oportunidades na construção do saber, criando, pensando e sentindo o mundo que os rodeia.

9ºA e 9ºB - Fundo do Mar
Sophia de Mello Breyner Andresen

Os alunos de 9º ano pintaram panos que foram expostos na entrada da escola e no cenário de encerramento do ano letivo. A temática… o mar. Esse mar, rico de peixes e corais, de figuras mitológicas e imaginação, esse mar que une continentes e onde a língua portuguesa navega de lá para cá, e de cá para lá. Esse mar, de brisas e sons, de pinceladas e cores, de vontades e conquistas, de letras, poemas e poetas, como Sophia Mello Breyner…

No fundo do mar há brancos pavores,
Onde as plantas são animais
E os animais são flores.

Mundo silencioso que não atinge
A agitação das ondas.
Abrem-se rindo conchas redondas,
Baloiça o cavalo-marinho.
Um polvo avança
No desalinho
Dos seus mil braços,
Uma flor dança,
Sem ruído vibram os espaços.

Sobre a areia o tempo poisa
Leve como um lenço.

Mas por mais bela que seja cada coisa
Tem um monstro em si suspenso.

Com base no poema de Sophia de Mello Breyner foi representada a visão de cada aluno sobre o mar. a pintura foi realizada a tinta acrílica e finalizada com técnicas mistas (aplicação de lápis de cor, lápis de cera e canetas de feltro).
Finalizados os trabalhos, estes foram expostos na entrada principal da escola, onde suspensos no estendal, ganharam movimento com o vento…

alunos_9_ano



Pré-escolar 4 anos * Profª Clara Neto

O trabalho desenvolvido nesta turma iniciou-se com a exploração do meio envolvente. Observaram as árvores do jardim da escola, ouviram os pássaros e trouxeram flores de casa que em conjunto observaram e desenharam. As cores e formas, assim como os movimentos dos elementos a trabalhar, foram explorados dentro e fora da sala de aula.
Na expressão plástica foram explorados com pincel as formas anteriormente exploradas no papel utilizando lápis de cor. Depois de secos foram enriquecidos com recurso a lápis de cera. Para cada grupo correspondente a cada elemento, foram distribuídas cores definidas, que depois foram exploradas livremente. Através da cor conseguiu-se uniformizar cada grupo.
A música acompanhou sempre o projeto. Depois de aprendida, foi ensaiada com movimento e cor dos panos.
Os alunos foram divididos em grupos representativos dos
quatro elementos:
- o fogo (representado pelo sol),
-
a água (representada pelo mar),
-
a terra (representada pelas flores e pelas montanhas),
-
o ar (representado pelos pássaros).

A música que movimentou os panos…

“Gosto de flores, dos pássaros a voar e
Das montanhas e das ondas do mar,
Gosto do pôr-do-sol e gosto de cantar.
 
Tumbalaré  Tumbalaré  Tumbalaré Tumbalaré
Tumbalaré  Tumbalaré  Tumbalaré Tumbalaré”

Em simultâneo ao trabalho de exploração plástica, foram desenvolvidas atividades de expressão musical e de expressão corporal. Com recurso a desenhos esquemáticos, os alunos esquematizaram os lugares que ocupariam na coreografia a apresentar. Para expressarem o movimento, foram aprendidas e treinadas posições de ioga, referentes a cada elemento representado visualmente.

pre_escolar


pre_escolar_2



Pré-escolar 5 anos * Profª Carmen Bacelar

“Andam lá sem descansar Nas montanhas a lutar Iluminam todo o mar Em Timor
Nas montanhas sem dormir Uma luz a resistir  Arde sem se apagar Em Timor
Andorinha de asa negra  Se o teu povo, lá passar  Faz chegar, um grande abraço Dá saudades  A Timor”
Com base na letra do grupo Xutos e pontapés e sobre a temática de Timor, foram pintados panos representativos das montanhas de Timor e das andorinhas que voam de Portugal até lá, levando um abraço a Timor.
Os panos foram cortados e colocados de forma a darem movimento à forma representada. Para as montanhas foram cortados panos retangulares e para as andorinhas triangulares, dando movimento às asas. Nas montanhas predominaram os tons de verde, e nas andorinhas a expressão de traços negros.
Andorinha que leva abraços, tem coração da cor do amor, da cor de mar, da cor das flores…
Os corações foram estampados utilizando carimbo de batata.

pre_escolar_outra_2

pre_escolar_outra_3