Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Festa de Natal - 2014

festa_de_natal_2014


O 1º período terminou com a tradicional Festa de Natal. Assistimos a atuações dos alunos do pré-escolar, dos alunos no 9ºA e da Banda da Escola, que nos proporcionaram músicas alusivas a esta época festiva.
O momento serviu, ainda, para entregar os certificados aos professores que concluíram o curso de tétum e aos alunos que participaram no Projeto Debates.
A festa terminou com um lanche partilhado entre alunos, professores, funcionários e pais.



Auto de Natal - Presépio ao Vivo

presepio_ao_vivo

No dia 13 de dezembro, os alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, e os alunos dos vários projetos musicais da escola, apresentaram o auto de Natal Presépio ao Vivo. A dramatização decorreu no jardim de Lecidere e contou com a presença de Sua Excelência, o Presidente da República, da Primeira Dama e de pais e alunos da escola. Foi um momento emocionante que nos lembrou os valores desta quadra natalícia.
Deixamos o nosso agradecimento ao
Centro Audiovisual Max Stahl que nos facultou as imagens em vídeo do espetáculo.




Peça de Teatro: "Vamos enfeitar o pinheirinho de Natal"

peca_de_teatro

O espírito natalício está cada vez mais intenso na Escola Portuguesa Ruy Cinatti! No dia 15 de Dezembro, os anjos das turmas A e B do 3º ano invadiram o espaço da Biblioteca Escolar com uma mensagem de Paz, Justiça, Amor e Amizade.
Os alunos, no papel de anjos, representaram a história “Vamos Enfeitar o Pinheirinho de Natal” que foi acompanhada com muita música.
A preparação desta atividade foi um trabalho conjunto das disciplinas de Oficina de Língua Portuguesa, Expressão Musical e Escrita Criativa.
Esta apresentação contou com a presença dos Pais e Encarregados de Educação, dos colegas e professores da escola que mostraram o seu agrado com fortes aplausos.



Convívio de Natal

vitral


No dia 12 de dezembro, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPRC ofereceu um jantar de convívio a professores, pais e funcionários.
Este momento contou, também, com a venda do livro
Timor-Leste: 365 passos para o coração, da autoria da Irmã Cristina Macrino e de Sara Montes. Os alunos do Clube de Artesanato inauguraram a exposição e venda de coroas e presépios feitos ao longo do 1º período.
O evento contou com a participação de muitos membros da comunidade educativa e foi uma oportunidade para estreitar laços entre todos.




Visita da Pintora Natália Gromicho

natalia_gromicho_light


A pintora Natália Gromicho visitou a nossa escola no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os alunos do 9º ano e do secundário tiveram oportunidade de conversar com a artista sobre a sua vida profissional. A visita guiada à sua exposição, patente na Embaixada de Portugal em Díli, foi o momento alto desta celebração. Os alunos que participaram no concurso “Direitos Humanos” viram também os seus trabalhos expostos no átrio da Biblioteca.




Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica


dia_da_cultura_cientifica


24 de Novembro, 
Dia Nacional da Cultura Científica & Tecnológica - Em homenagem a Rómulo de Carvalho: professor, metodólogo, investigador, e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.

Na Escola Portuguesa Ruy Cinatti os alunos do 8ºA e do 10ºA juntaram-se para mostrar que a ciência também tem poesia. As experiências que realizaram criaram a magia do cenário de poemas de António Gedeão, como a lágrima de preta e o Universo infinito, entre outros.

A atividade teve como objetivos principais despertar a curiosidade científica e promover o interesse pelas ciências e pelo conhecimento científico e tecnológico.

A celebração acabou em festa com o foguete feito pelo Mário Moniz, do 8ºB, que o lançou no átrio principal da escola.




Exposição e venda de presépios e coroas de Natal

convite_web_light

Curso de Tétum para professores na EPRC


curso_tetum_3


Quinze professores da EPRC concluíram, no dia 22 de novembro, o curso de 25 horas de iniciação ao Tétum.

curso_tetum_1


As aulas decorreram aos sábados de manhã nas instalações da escola, num ambiente descontraído e animado. Durante as tardes, momento consagrado à componente prática, o grupo de formandos deslocou-se ao mercado de
Taibessi, ao mercado de Tais, a Colmera, a rua mais comercial de Díli, e finalmente a um restaurante timorense, oportunidades de excelência para exercitar os conhecimentos adquiridos.

curso_tetum_2


Esta iniciativa, agora repetida para os novos professores, tem como objetivo promover o contacto com a língua materna dos alunos, procurando compreender os esquemas mentais em que o Tétum assenta, e assim facilitar o processo de ensino aprendizagem nas várias disciplinas.


Presépio ao Vivo

tetum_pt_presepio_ao_vivo


Dia Internacional dos Direitos da Criança

dia_intern_dos_direitos_da_crianca_2014

No dia 21 de novembro, as turmas de 9º ano realizaram várias atividades sobre o dia Internacional dos direitos da criança, no âmbito da disciplina de Educação para cidadania.

As atividades tiveram como público-alvo os alunos do 1º ciclo do ensino básico e como objetivo sensibilizar os alunos mais jovens para o tema dos Direitos Humanos.

Os alunos do 1º ciclo foram convidados a visitar uma exposição sobre os direitos da criança que foi organizada e guiada pelos colegas do 9º ano. Estes alunos representaram também uma peça de teatro com fantoches sobre o mesmo tema. Depois, dinamizaram vários jogos de rua para celebrar o dia Internacional dos direitos da criança.

Os alunos mais jovens puderam jogar à “cabra cega”, ao jogo da “corda” e fazer corridas de berlindes, entre outros jogos ao ar livre.

Um dia sobre direitos (e deveres) para recordar durante todos os outros dias.




Saúde Oral no Pré-Escolar

dentes_light



“Era uma vez uma caixa muito grande que viajou de muito longe e chegou à nossa Escola …dentro trazia outras caixas pequenas e mágicas….os livros, os DVD, CD e outras surpresas!....

E foi assim que as Educadoras de Infância e os alunos das turmas 4 anos A, B e C da Escola Portuguesa Ruy Cinatti em Timor Leste resolveram agarrar este projeto SOBE.

O Kit SOBE, possibilitou trabalhar de forma criativa a temática da Saúde Oral. Os livros com as suas histórias:
Kiko o dentinho de leite, O Pequeno Mundo de Rita, com o Sorriso Aprendo a Lavar os Dentes e o CD do Dr. Dentolas foram o ponto de partida.

O projeto consistiu:
a) Na realização de atividades a partir dos materiais disponíveis nas caixas do projeto SOBE (livros, CD e DVD), tais como: contar historias, realizar fichas, construir um mini cartaz -Como se evita a cárie - que levaram para casa, assim como um quadro de escovagem dos dentes fazendo a articulação com a família na prevenção precoce da saúde oral;
b) Na entrega de Kits aos alunos envolvidos;
c)Num teatro de fantoches dinamizado pela equipa da Dra. Gilda do Centro de Saúde da Formosa -Díli - com a personagem Dra. Escovadela a explicar como se deve fazer a higienização dos dentes, a alimentação que melhor contribui para manter uns dentes saudáveis;
d) Num rastreio de higiene e saúde oral (higiene, tártaro e cáries) aos alunos envolvidos, em parceria com a equipa da Dra. Gilda.

As Educadoras de Infância na avaliação das atividades concluíram que o conjunto variado de materiais que compõem o Kit favorecem a autonomia dos docentes e alunos para desenvolverem atividades de forma flexível, integrada e criativa, permitindo a transversalidade dos diferentes domínios das Orientações curriculares; desde Linguagem Oral e Abordagem à Escrita ao Conhecimento do Mundo, passando pelas Expressões e Formação Pessoal e Social. Por tudo isto, o conceito do projeto adequa-se, plenamente, à realidade da Educação Pré – Escolar em Timor -Leste.
As Educadoras de Infância
Carmen Bacelar
Maria Julieta
Manuela Pinto