Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Semana da leitura - 2015

semana_da_leitura_2015


A Semana da Leitura é sempre um acontecimento importante na nossa escola. Este ano dedicada ao tema
Palavras do Mundo, a cerimónia de abertura desta festa contou com a participação dos alunos do 7º ano que, acompanhados por alunas do Grupo de Guitarras, declamaram poemas de vários autores da lusofonia. Este apontamento simbólico foi, também, mote de abertura da exposição Língua portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Camões.

As atividades que se seguiram, organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os diversos Departamentos, envolveram alunos, pais e professores em torno da leitura.

Como tem sido habitual em anos anteriores, a Feira do Livro Usado teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar. A
Plural Editores fez-se representar nesta feira com um stand de livros novos onde pudemos encontrar títulos sobre os mais variados assuntos.

A Hora do Conto foi, este ano, dirigida aos alunos do primeiro ciclo. Tivemos a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos para dinamizar este espaço.

Os Concursos de Leitura dos diversos ciclos também decorreram ao longo da semana.

Houve, ainda, oportunidade para assistir ao concerto da Orquestra e do Coro da escola e a dois concertos promovidos pelos alunos do 8º ano.

Para terminar a semana, recebemos a visita da escritora Margarida Ejarque que nos veio apresentar o seu mais recente livro Afinal, o que é a poesia?. Os alunos do 3º ano prepararam perguntas para a escritora que respondeu com simpatia, partilhando com os pequenos leitores curiosidades sobre o seu percurso.



Contos Andarilhos - Edição de 2015

pcartaz_contos_andarilhos_15


Dia da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar desafiou os alunos da escola a vestirem-se como as suas personagens favoritas dos livros. Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo aderiram com muito entusiasmo à ideia. Princesas, piratas, borboletas, dinossauros, todos passaram na Biblioteca para tirar uma fotografia por entre os livros. Cada turma participante elegeu o melhor disfarce e os vencedores ganharam prémios.


Concurso de disfarces

disfarces


No próximo dia 27 de Outubro comemora-se o Dia da Biblioteca Escolar. Para fecharmos em grande este mês dedicado às Bibliotecas Escolares, propomos aos nossos alunos que se vistam como uma personagem de um livro.

Ficamos à espera de muita criatividade e alegria.

Há prémios para os vencedores!

Participem!

Mês da Biblioteca Escolar

cartaz_mes_biblioteca_light

Descarregue o cartaz em pdf


Festa da Língua Portuguesa na Escola

Terminou a festa da língua portuguesa na !

Foi uma Semana da Leitura dedicada às histórias para os mais pequenos, à poesia e à música portuguesa. Professores e alunos envolveram-se em iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à dramatização e empenharam-se para que esta Semana fosse um sucesso.

Entre horas do conto, recitais e exposições, chegámos a todos, lendo por prazer, lendo para aprender…

Foi assim a festa da leitura e da língua!



Recital de Poesia



Leitura de histórias




Exposição no Átrio da Escola





Semana da Leitura - 8 Séculos da Língua Portuguesa

cartaz_semana_leitura_8_sec_lp
semana_leitura_programa_2




Concurso SELFIE com livros

concurso_selfie_com_livros

Celebração do dia de São Valentim



No dia 14 de fevereiro, no espaço contíguo à Biblioteca da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, alunos e professores tiveram oportunidade de celebrar o Dia de São Valentim, criando cartões que escreveram e enfeitaram.

Alunos de diversas turmas e níveis de ensino passaram por aquele espaço, de forma livre, durante os intervalos, ou acompanhados pelos professores, durante o período de aulas.

Supervisionados pelas professoras Guiomar Palmeiro e Liliana Eira, escreveram frases em cartões que também enfeitaram e que, uma vez corrigidos e concluídos, foram afixados.

A atividade decorreu ao longo de todo o dia e pretendeu assinalar o Dia de São Valentim como um dia dedicado a todos os que nos rodeiam e de quem gostamos. Ao mesmo tempo, deu visibilidade à utilização da Língua Portuguesa na elaboração de mensagens breves e pessoais, promoveu a correção linguística e proporcionou aos alunos um momento de aprendizagem num ambiente lúdico.

A atividade foi proposta pelo Clube de Leitores e o resultado final, além do sorrriso dos alunos ao verem concluído o seu trabalho, foi uma parede muito colorida e repleta de mensagens plenas de significado.

Concerto na Fundação Oriente: Músicas do Mundo

No dia 14 de Fevereiro de 2014, os alunos do 8º ano apresentaram o concerto Músicas do Mundo na Fundação Oriente. Este concerto, que já tinha sido interpretado na escola, foi, mais uma vez, um grande sucesso. No final, todos foram aplaudidos de pé e tiveram que proporcionar ao público um encore repetindo a música final.

No vídeo que se segue está documentado parte deste espetáculo.

O concerto "Músicas do Mundo"


No dia 31 de Janeiro aconteceu na Escola Portuguesa Ruy Cinatti o concerto Músicas do Mundo.  Os alunos do 8º ano do 1º turno apresentaram um conjunto de músicas de países africanos, da América do Sul e do mundo árabe que  foram trabalhadas na disciplina de música durante o semestre que agora termina. Neste concerto, por entremeio das músicas tocadas, foram também ouvidas leituras e projetadas imagens e vídeos das gentes e tradições de alguns países destas regiões do nosso planeta. Aqui, foi preciosa a ajuda da Biblioteca Escolar na preparação das leituras e da apresentação multimedia que ilustrou o concerto.

O público reagiu com grande entusiasmo ao espetáculo e, por isso, todos estão de parabéns!

Momentos de Suspensão

momentos_suspensao_8

Durante o mês de dezembro, os alunos do 4º ano de Oficina de Língua Portuguesa apresentaram, na biblioteca escolar, cinco histórias de cinco continentes. As histórias foram dramatizadas e contadas a outras turmas no âmbito do tema Geografia e Outros Povos.
Os alunos começaram por fazer um enquadramento geográfico e depois fizeram a apresentação da história com a ajuda de marionetas, música e desenhos.
Foram Momentos de Suspensão para ouvir e conhecer melhor povos e culturas diferentes. Ouviram-se as histórias:
A surpresa da Handa, Obax, O pintor de sorrisos e Dançar nas nuvens.

momentos_suspensao_2.jpg
momentos_suspensao_3.jpg
momentos_suspensao_4.jpg
momentos_suspensao_5.jpg
momentos_suspensao_1.jpg
momentos_suspensao_6.jpg














Luís Cardoso na Escola

Unable to Launch Flash Player

This message is being displayed because the browser was unable to load the Flash Player required to display this content.

There are several possible causes for this;

  1. Your current Flash Player is outdated or it is not installed on your system. Download the latest Flash Player.
  2. Your browser does not have JavaScript enabled, this is required to load the Flash content.
  3. The Theme file used to generate this site may be missing the required JavaScript to launch the Flash player.

O escritor Luís Cardoso esteve na nossa escola. Como contador de histórias que é, fez questão de se encontrar com os mais pequenos, alunos do pré-escolar, para partilhar com eles a velha história do menino e do crocodilo, o mito da formação de Timor-Leste.

Dirigiu-se, depois, a uma plateia maior mas, antes, assistiu a um pequeno apontamento musical oferecido pelos alunos dos vários grupos musicais da escola. O escritor gostou, pediu bis. Os jovens músicos fizeram-lhe a vontade.

Então falou o escritor. Falou da sua infância itinerante, das terras e lugares por onde andou, da importância que a escrita em português desde cedo assumiu na sua vida. Recordou amigos e professores, cheiros e cores... Sublinhou a importância da amizade e do amor mas também do trabalho, do empenho e do respeito pelo outro.

Finalmente falou dos seus livros. Falou das histórias que estão por trás de cada um deles, acicatou a curiosidade de entrar nessas páginas repletas de viagens, aventuras, mistérios e magia.

Emocionou-se e emocionou a plateia com o amor com que falou do seu país e do seu povo.
Foi um encontro particularmente especial e que ficará na memória de todos os que estiveram presentes.

Encontros - Maria Inês Almeida

ines_almeida

Encontros - Luís Cardoso

luis_cardoso_2

Dia da Biblioteca Escolar

dia_BE_imagem_light

Concurso de fotografia digital

conc_foto_img_light

Depois da "onda das leituras"

Durante uma semana decorreram na nossa escola diversas atividades no âmbito da semana da leitura alusivo ao tema “na onda das leituras”.
Estiveram envolvidos professores e alunos de todos os ciclos participando na decoração dos espaços, apresentações musicais, leitura de contos, ateliers de origami e muitas outras coisas…

Clique nas imagens para saber mais!


ima_6_smallima_5_small
ima_4_smallima_3_small
ima_2_smallima_1_small

Semana da leitura - Na onda das leituras

cartaz_semana_leitura_light

concurso_marcadores_light

Campanha de Recolha de Livros

A Biblioteca Escolar e os alunos da Escola Básica 2, 3 de Santa Clara, em Évora fizeram uma campanha de recolha de livros para oferecer à nossa escola. A campanha foi um sucesso e já começaram as chegar as encomendas com os livros.
Aqui ficam algumas imagens da campanha feita na escola de Santa Clara.


santa_clara_1

Saiba mais...