Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Festa de encerramento do ano letivo 2014/2015


Este ano, encerrámos as atividades letivas com uma festa que juntou alunos e professores, no dia 12 de junho, durante o período da manhã.
A festa começou com a atuação do “coro mini” das crianças do ensino pré escolar que cantaram as suas canções favoritas, escolhidas a partir do repertório trabalhado ao longo do ano na área de Expressão Musical.

unnamed

Em seguida, os alunos do 1º ciclo presentearam-nos com a apresentação de O Carnaval dos Animais, peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns. Dinossauros e leões, tartarugas e pássaros, entre outros animais, espalharam-se pelo campo de jogos numa coreografia fantástica de movimento, música e cor.
A preparação desta atividade partiu das aulas de Expressão Musical, envolveu todas as áreas de Expressões Artísticas e Físico-Motoras, a disciplina de Estudo do Meio e resultou de uma estreita colaboração entre todos os professores do 1º ciclo.
Também os alunos do 7º ano animaram a festa com uma canção preparada nas aulas de Inglês. Por seu lado, os alunos do 8º B dançaram ao som da música Debe Dai, contagiando o público que se juntou a eles numa dança coletiva. Muito aplaudida foi a performance de duas danças hip-hop do nosso aluno Alif Carrascalão.
Depois dos votos de boas férias, para uns, e de bom estudo, para outros, a festa culminou com a atuação da banda Tekitokes, encerrando com chave de ouro o ano letivo 2014/15.





Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas


Sob o convite da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, a Escola Portuguesa Ruy Cinatti acolheu, mais uma vez, a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses.

P1060144

Num fim de tarde agradável, a comunidade portuguesa marcou presença nesta celebração que se iniciou com os hinos nacionais de Timor Leste e de Portugal interpretados pelo coro da escola. Presentes estiveram também vários membros do Governo, bem como todas as Embaixadas com representação em solo timorense.
O Senhor Embaixador de Portugal, Manuel de Jesus e o Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor Leste, Hernani Coelho, discursaram numa mensagem comum de cooperação entre os dois países e de confiança no futuro.
O resto da noite foi de convívio, ao som da música portuguesa.





No dia do centenário de Ruy Cinatti

dia_do_centenario_ruy_cinatti


Celebrou-se com um Porto d’Honra, no dia 8 de março, o centenário do nascimento de Ruy Cinatti, patrono da nossa escola.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Manuel de Jesus, do Dr. Mari Alkatiri bem como do General Lere entre outras individualidades. Estiveram ainda presentes os professores da escola, encarregados de educação, alunos e membros da comunidade local.

Os nossos alunos foram as figuras principais da festa. Na abertura da cerimónia, declamaram poemas de Ruy Cinatti numa
flash mob que surpreendeu o público. A poesia continuou depois, intercalando músicas tradicionais, portuguesas e timorenses, interpretadas pelo coro e orquestra da escola.

O padre Peter Stilwell, amigo e biógrafo de Cinatti, não podendo estar presente, partilhou com os convidados um texto comovente onde recordou memórias da sua infância com o poeta. Este foi também evocado pelo maestro Simão Barreto que nos presenteou com o testemunho da amizade entre ambos.

O momento mais emocionante da tarde foi proporcionado pelos familiares dos
Liurais com quem Ruy Cinatti fez um pacto de sangue pois partilharam com os presentes a história que ouviram contar desse momento sagrado que selou para sempre a ligação do poeta a Timor.
A cerimónia culminou com o descerrar de uma placa comemorativa do centenário e com a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos.




A memória do Holocausto

dia_da_memoria_do_holocausto_15


A Escola Portuguesa Ruy Cinatti associou-se às celebrações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto com atividades de elevado simbolismo para os nossos alunos, na evocação dos 70 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz.

Ao longo do dia, os alunos do 3º ciclo e do secundário assistiram à curta-metragem
Tell your children, de Andras Salamon, que lhes deu a oportunidade de refletir sobre o Holocausto e sobre a necessidade de todos os jovens serem interventivos na construção de um mundo mais justo e tolerante.

De seguida, foram convidados a escrever mensagens, em honra das vítimas e dos sobreviventes do Holocausto, que emolduraram o átrio da escola.

Contámos, ainda, com a participação dos alunos do 1º ciclo que ofereceram pulseiras brancas aos colegas, simbolizando a sua intervenção pela paz e pela tolerância entre os povos.
Ao longo do dia, decorreu, também, uma apresentação informativa sobre o Holocausto destinada a toda a comunidade escolar que participou ativamente nas diversas iniciativas coordenadas pela Biblioteca da nossa Escola.




Presépio ao Vivo

tetum_pt_presepio_ao_vivo