Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Quadro de Honra da EPRC - 1º período

IMG_6660_light

A EPRC passa a contar com um Quadro de Honra que distingue os melhores alunos da escola com base nas classificações obtidas.

Organizado por períodos, pretende assinalar e premiar a progressão realizada em cada etapa lectiva pelos nossos alunos e sobretudo incentivá-los a esforçarem-se para se superarem cada vez mais, alcançando  melhores resultados.

O Quadro de Honra está ao alcance de todos!



2ª Sessão de Cinema em Português

cartaz_cinema_esperanca_light


Um rapaz, Lourenço, estuda no 9.º ano num colégio em Cascais e tudo parece correr bem. É óptimo estudante e vai receber o prémio de melhor aluno.

Mas, em pouco tempo, o mundo que conhece altera-se: o pai é despedido pelo Presidente do Clube de Futebol por não aceitar um jogo com um resultado comprado, a mãe emigra para Angola para encontrar uma solução e ele tem de sair do colégio para ir estudar numa Escola Secundária com alunos do bairro da Cova da Moura. Há um mundo que muda… E Lourenço acabará por ser o protagonista dessa mudança.

Haverá um intervalo de 30 minutos.

Estarão disponíveis bebidas e comidas.



Celebração do dia de São Valentim



No dia 14 de fevereiro, no espaço contíguo à Biblioteca da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, alunos e professores tiveram oportunidade de celebrar o Dia de São Valentim, criando cartões que escreveram e enfeitaram.

Alunos de diversas turmas e níveis de ensino passaram por aquele espaço, de forma livre, durante os intervalos, ou acompanhados pelos professores, durante o período de aulas.

Supervisionados pelas professoras Guiomar Palmeiro e Liliana Eira, escreveram frases em cartões que também enfeitaram e que, uma vez corrigidos e concluídos, foram afixados.

A atividade decorreu ao longo de todo o dia e pretendeu assinalar o Dia de São Valentim como um dia dedicado a todos os que nos rodeiam e de quem gostamos. Ao mesmo tempo, deu visibilidade à utilização da Língua Portuguesa na elaboração de mensagens breves e pessoais, promoveu a correção linguística e proporcionou aos alunos um momento de aprendizagem num ambiente lúdico.

A atividade foi proposta pelo Clube de Leitores e o resultado final, além do sorrriso dos alunos ao verem concluído o seu trabalho, foi uma parede muito colorida e repleta de mensagens plenas de significado.

Concerto na Fundação Oriente: Músicas do Mundo

No dia 14 de Fevereiro de 2014, os alunos do 8º ano apresentaram o concerto Músicas do Mundo na Fundação Oriente. Este concerto, que já tinha sido interpretado na escola, foi, mais uma vez, um grande sucesso. No final, todos foram aplaudidos de pé e tiveram que proporcionar ao público um encore repetindo a música final.

No vídeo que se segue está documentado parte deste espetáculo.

Bar da EPRC

IMG_6616

Acaba de ser inaugurado o bar da EPRC destinado a alunos, professores e funcionários.
A criação deste espaço permite não só um atendimento mais eficiente ao público escolar como a oferta de produtos alimentares mais variados e equilibrados.

Aberto das 7h30 às 12h e das 14h às 16h45, o bar conta com mesas de apoio onde é possível desfrutar de um pequeno almoço ou lanche nutritivos. Há, ainda, espaço para passar os olhos pela imprensa portuguesa exposta junto ao bar.

O concerto "Músicas do Mundo"


No dia 31 de Janeiro aconteceu na Escola Portuguesa Ruy Cinatti o concerto Músicas do Mundo.  Os alunos do 8º ano do 1º turno apresentaram um conjunto de músicas de países africanos, da América do Sul e do mundo árabe que  foram trabalhadas na disciplina de música durante o semestre que agora termina. Neste concerto, por entremeio das músicas tocadas, foram também ouvidas leituras e projetadas imagens e vídeos das gentes e tradições de alguns países destas regiões do nosso planeta. Aqui, foi preciosa a ajuda da Biblioteca Escolar na preparação das leituras e da apresentação multimedia que ilustrou o concerto.

O público reagiu com grande entusiasmo ao espetáculo e, por isso, todos estão de parabéns!

Debate: A Língua Portuguesa no Mundo e na Escola


Uma reflexão sobre a importância da Língua Portuguesa no mundo e a sua utilização no ambiente escolar teve lugar no passado dia 5, na Bilblioteca da Escola, pelas 13h30. A reflexão assumiu a forma de um debate, organizado pelas alunas de Português das turma A e B do 10º ano e contou com a presença de alunos e professores de outras turmas.

Deu-se início à sessão, traçando o percurso e a evolução da Língua Portuguesa no tempo e no espaço para, em seguida, abordar questões tão pertinentes como a utilização do Português nas relações comerciais e políticas, no plano internacional. O debate prosseguiu com intervenções que suscitaram a discussão em torno da importância da cultura na divulgação da língua, bem como da melhor forma de consolidar o uso fluente e sistemático da língua no quotidiano dos presentes.

A sessão contou com a intervenção da professora Sara Infante, em representação da Direção, que lançou aos presentes questões significativas no âmbito do percurso histórico do Português e da sua utilização como veículo de transmissão de conhecimentos e de comunicação no espaço escolar.

Ficaram cumpridos os objetivos de contribuir para a dinamização da Bibioteca e para a reflexão sobre a Língua Portuguesa.

A EPRC na newsletter L/atitude

Latitude_eprc_deit_final

Descarregue a toda a newsletter para o seu computador clicando no seguinte link:

http://www.eprc-celp.org/docs/Latitude1-2014_timor_leste.jpg

Mostra: Os descobrimentos - Rotas dos produtos e plantas do séc. XV e XVI


Integrada no plano anual de atividades do departamento de ciências sociais e humanas e promovida pelo grupo de História, a iniciativa contou com a colaboração de outras áreas disciplinares, do clube Contos, cantos e contas e com a imprescindível cooperação da Biblioteca Escolar.

A pesquisa incluiu diversos recursos e percursos por todos os continentes com a
redescoberta das origens das especiarias e plantas, passando pelo mercado de Hali Laran até às casas dos alunos que recolheram especiarias e tantos outros produtos resultando na preparação de receitas tradicionais de bolos, pratos salgados e outras iguarias da gastronomia local.

A música também esteve presente com Fausto e a
Nau Catrineta, Navegar, navegar, O Barco vai de saída; com Vitorino e a Queda do Império, com o Homem do Leme dos Xutos e Pontapés, com O Poema da malta das naus de Manuel Freire entre outros.

Dois dias com história e empreendedorismo ao vivo em que todos foram protagonistas: alunos, encarregados de educação, funcionários e professores de uma escola dinâmica.

Dois dias repletos de aromas, sabores, cores e sons que evocam as especiarias, plantas e produtos “revelados” ao mundo, sobretudo pelos Descobrimentos marítimos e que hoje fazem parte do quotidiano de todos.

Sessão Parlamentar na Escola Portuguesa Ruy Cinatti

IMG_6412

Aconteceu no passado dia 21 de janeiro a sessão parlamentar na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, integrada no Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa.

Participaram todos os deputados eleitos, 31, que representaram todas as turmas do Ensino Secundário.

A participação da escola neste programa despertou nos jovens timorenses e portugueses um sentido cívico, crítico e interventivo que foi reforçado relativamente ao ano letivo anterior com a existência de mais uma lista (seis, o que corresponde à participação ativa de 60 alunos) e com a colaboração de novos alunos. 

Aliás, o facto de a mesa eleitoral se encontrar colocada no átrio da biblioteca motivou o interesse e a colocação de questões da parte de alunos dos segundo e terceiro ciclos, desejando estes que igual iniciativa se venha a alargar a este nível de ensino.

Os deputados foram muito mais autónomos na condução dos trabalhos e na gestão de todo o processo, não tendo havido lugar, na sessão escolar, à necessidade de qualquer ajuda  na organização da discussão realizada.

Os deputados eleitos para representar a EPRC são os seguintes, ordenados segundo a votação obtida: Marcos Araújo e Donald Martins. Salvador Afonso foi eleito como deputado suplente.

O tema proposto para discussão a nível nacional para o ano de 2014/2015, após votação unânime, é “Os jovens e a sua orientação sexual”.

Em finais de Fevereiro saber-se-á se a escola foi apurada para a sessão nacional, que decorrerá nos dias 26 e 27 de maio, em Lisboa.

No próximo
link poderá ter acesso ao Projeto de Recomendação da escola com as 3 medidas propostas sobre o tema Crise Demográfica:

http://www.eprc-celp.org/docs/proj_recomendacao_eprc.pdf

IMG_6398.JPG
IMG_6418.JPG
IMG_6419.JPG
IMG_6421.JPG
IMG_6423.JPG
IMG_6425.JPG
IMG_6417.JPG