Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Semana da leitura - 2015

semana_da_leitura_2015


A Semana da Leitura é sempre um acontecimento importante na nossa escola. Este ano dedicada ao tema
Palavras do Mundo, a cerimónia de abertura desta festa contou com a participação dos alunos do 7º ano que, acompanhados por alunas do Grupo de Guitarras, declamaram poemas de vários autores da lusofonia. Este apontamento simbólico foi, também, mote de abertura da exposição Língua portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Camões.

As atividades que se seguiram, organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os diversos Departamentos, envolveram alunos, pais e professores em torno da leitura.

Como tem sido habitual em anos anteriores, a Feira do Livro Usado teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar. A
Plural Editores fez-se representar nesta feira com um stand de livros novos onde pudemos encontrar títulos sobre os mais variados assuntos.

A Hora do Conto foi, este ano, dirigida aos alunos do primeiro ciclo. Tivemos a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos para dinamizar este espaço.

Os Concursos de Leitura dos diversos ciclos também decorreram ao longo da semana.

Houve, ainda, oportunidade para assistir ao concerto da Orquestra e do Coro da escola e a dois concertos promovidos pelos alunos do 8º ano.

Para terminar a semana, recebemos a visita da escritora Margarida Ejarque que nos veio apresentar o seu mais recente livro Afinal, o que é a poesia?. Os alunos do 3º ano prepararam perguntas para a escritora que respondeu com simpatia, partilhando com os pequenos leitores curiosidades sobre o seu percurso.



Fernando Pessoa em imagens

A Literatura e as Artes Plásticas andam, muitas vezes, de mãos dadas.

Por isso, nas disciplinas de Português e Desenho, os alunos do 12º C realizaram um trabalho interdisciplinar, cujo resultado foi a produção dos objetos agora expostos junto à Biblioteca da EPRC.

Partindo da leitura de poemas de Fernando Pessoa e heterónimos,  foram criadas ilustrações tridimensionais. Cada ilustração, - realizada  através de técnica mista (desenho e colagens) -  apresenta-se como uma outra forma de ler o texto literário.

Os trabalhos expostos são da autoria de: Anselmo Santos; Elvin Gomes; Flademir Carvalho; Govalter Moura; Jaime Carlos; João Long; Maximiano Guterres; Nitucha Oliveira; Nuno Fernandes e Shaina Gonçalves."