Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

HIGIENE ORAL: PRECISA-SE!

No passado dia 14 de outubro, os alunos do 3.º e 4.º anos participaram numa sessão de esclarecimento sobre higiene oral, a qual foi dinamizada pela dentista Gilda Gomes.

saude_oral_1_light

Durante o encontro, a Dra. Gilda Gomes falou sobre a dentição de leite e definitiva, sobre os alimentos que fazem mal aos dentes, bem como sobre os cuidados de higiene a ter para manter uma boca sã e livre de cáries.

Os alunos participaram ativamente na sessão, reagindo com interesse às interpelações da médica e mostrando-se impressionados quando lhes foram mostradas imagens com diferentes patologias dentárias. No final, os alunos receberam uma escova de dentes e um copo de água e, em grupos de dez, deslocaram-se à casa de banho, onde a médica e a sua equipa os ensinaram a lavar os dentes.

saude_oral_2_light

Este encontro, promovido pela EPRC em parceria com o Centro de Saúde da Formosa, insere-se no âmbito de um programa de sensibilização para a saúde oral que se irá prolongar pelo primeiro período e que tem como público-alvo os alunos do 1.º ciclo. Procura-se assim cumprir um dos desígnios educativos da EPRC - fomentar hábitos de higiene que possam contribuir para o bem-estar e saúde dos alunos.

No entanto, implementar este projeto não teria sido possível sem a plena colaboração do Centro de Saúde da Formosa, que não só disponibilizou os seus recursos humanos, enviando a Dra. Gilda Gomes e uma assistente, como também materiais (todos os alunos levaram uma escova para casa).

saude_oral_3_light