Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

De pequenino nasce o agricultor

de_pequenino_nasce_o_agricultor_2

Nada melhor para as crianças do que deixá-las explorar o mundo que as rodeia. Por isso, a turma dos 5 anos A, da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, acolheu com entusiasmo o convite de um dos seus encarregados de educação para participar num projeto de plantação de figueiras em Timor. Assim, munidos de roupa prática, boa disposição e vontade de trabalhar, foram até Becora plantar figueiras, à Vila Harmonia, propriedade do senhor Hugo Lebre.

de_pequenino_nasce_o_agricultor_3

Foi um tempo de verdadeiro prazer e aprendizagem. Os alunos contactaram com a natureza, observaram plantações, plantaram figueiras e fizeram “a vida negra“ às minhocas que por ali se encontravam. Enérgicas e curiosas por natureza, as crianças aproveitaram, da melhor maneira, o espaço ao ar livre para gastar energia e estimular a curiosidade.

de_pequenino_nasce_o_agricultor_1

Esta atividade foi gratificante para os adultos porque conseguiram promover a transmissão de conteúdos e conhecimentos essenciais para a defesa e preservação da natureza. Foi também enriquecedor para a cidade que passou a ter mais 33 figueiras, árvore muito rara em Timor- Leste.

Desejamos poder vir a provar os figos destas figueiras plantadas pelos pequenos e motivados agricultores.

Turma dos 5 Anos A


A EPRC foi a escola escolhida para representar o Círculo Fora da Europa (Ensino Secundário) em 2015

parlamento_2_light

A EPRC foi a escola escolhida para representar o Círculo Fora da Europa (Ensino Secundário) em 2015, em deliberação tomada pelo júri da Assembleia da República neste mês de Fevereiro.
Assim, dois alunos irão a Lisboa, na última semana de Maio, defender o projeto de recomendação, aprovado na sessão parlamentar escolar, no passado mês de janeiro.
Os alunos eleitos para representar a escola frequentam o 12.º ano, Zahra Cruz e Dário Aguinaldo.

Mais informações em 
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html


Saiba mais...


Carnaval na EPRC - 2015

carnaval_2015_light

No dia 13 de fevereiro, celebrou-se o carnaval na nossa escola. Com a colaboração dos encarregados de educação, os alunos do pré-escolar vieram mascarados a rigor e, entre princesas, animais, campinos, vendedores de rua e heróis da banda desenhada, cantaram-se canções alusivas a esta data festiva, com a ajuda da professora Catarina Andrade, professora de educação musical.

Os alunos dançaram, brincaram e, por fim, desfilaram sob o olhar atento dos pais e dos professores, mostrando, orgulhosos, os seus trajes e adereços.




Fernando Pessoa em imagens

A Literatura e as Artes Plásticas andam, muitas vezes, de mãos dadas.

Por isso, nas disciplinas de Português e Desenho, os alunos do 12º C realizaram um trabalho interdisciplinar, cujo resultado foi a produção dos objetos agora expostos junto à Biblioteca da EPRC.

Partindo da leitura de poemas de Fernando Pessoa e heterónimos,  foram criadas ilustrações tridimensionais. Cada ilustração, - realizada  através de técnica mista (desenho e colagens) -  apresenta-se como uma outra forma de ler o texto literário.

Os trabalhos expostos são da autoria de: Anselmo Santos; Elvin Gomes; Flademir Carvalho; Govalter Moura; Jaime Carlos; João Long; Maximiano Guterres; Nitucha Oliveira; Nuno Fernandes e Shaina Gonçalves."




1º Concurso de Escrita Criativa em Inglês

escrita_criativa_cartaz


Descarregue o regulamento em pdf

Palestra "Memória e Identidade Nacional"

palestra_memoria_e_identidade_14_15

No dia 29 de janeiro a EPRC recebeu a visita de uma comitiva da qual fizeram parte o historiador Fernando Rosas, a jornalista Diana Andringa, o general Paulo Lara, a socióloga Luciana Heymann e o Dr Alfredo Caldeira, representante da Fundação Mário Soares, entre outros, personalidades que se encontram em Timor Leste no âmbito da conferência internacional “Memória e Identidade Nacional” que decorreu nos dias 26 e 27 de janeiro no Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor.

Além da visita às instalações da escola e da confraternização com os professores, os convidados puderam assistir a um concerto intitulado Músicas do Mundo sob a performance de alunos do 8º ano.

Por sua vez, os ilustres convidados brindaram-nos com uma pequena palestra coletiva, onde assuntos como a memória e resistência foram abordados perante uma plateia atenta, composta agora por jovens alunos e professores.

Agradecemos ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense a oportunidade deste encontro.