Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Semana da leitura - 2015

semana_da_leitura_2015


A Semana da Leitura é sempre um acontecimento importante na nossa escola. Este ano dedicada ao tema
Palavras do Mundo, a cerimónia de abertura desta festa contou com a participação dos alunos do 7º ano que, acompanhados por alunas do Grupo de Guitarras, declamaram poemas de vários autores da lusofonia. Este apontamento simbólico foi, também, mote de abertura da exposição Língua portuguesa: um oceano de culturas, do Instituto Camões.

As atividades que se seguiram, organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os diversos Departamentos, envolveram alunos, pais e professores em torno da leitura.

Como tem sido habitual em anos anteriores, a Feira do Livro Usado teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar. A
Plural Editores fez-se representar nesta feira com um stand de livros novos onde pudemos encontrar títulos sobre os mais variados assuntos.

A Hora do Conto foi, este ano, dirigida aos alunos do primeiro ciclo. Tivemos a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos para dinamizar este espaço.

Os Concursos de Leitura dos diversos ciclos também decorreram ao longo da semana.

Houve, ainda, oportunidade para assistir ao concerto da Orquestra e do Coro da escola e a dois concertos promovidos pelos alunos do 8º ano.

Para terminar a semana, recebemos a visita da escritora Margarida Ejarque que nos veio apresentar o seu mais recente livro Afinal, o que é a poesia?. Os alunos do 3º ano prepararam perguntas para a escritora que respondeu com simpatia, partilhando com os pequenos leitores curiosidades sobre o seu percurso.



Concerto de final de 2º período - Tekitokes - 2015

Para comemorar mais um final de período, a Banda da Escola TEKITOKES, presenteou toda a comunidade escolar com dois concertos, um no período da manhã e o segundo no período da tarde do dia 19 de Março.

Na sua formação original, apresentaram temas bastante conhecidos de todos em tétum, português e inglês.

Os concertos contaram ainda com a participação especial dos alunos do 8ºB e do 9ºB em colaboração com o Professor Júlio Couceiro.

Foram momentos imensamente aplaudidos que acabaram com muitos pedidos de fotografias e autógrafos aos músicos mais populares da Escola.



Concerto Músicas do Mundo - 3ª edição

concerto_musicas_do_mundo_3_edicao


No dia 29 de Janeiro os alunos do 8º A e B do 1º turno apresentaram-se em concerto na Escola Portuguesa Ruy Cinatti. Tocaram e cantaram por duas vezes músicas de África, do Mundo Árabe, das Caraíbas e América do Norte.

À semelhança das edições do ano anterior, as músicas acompanharam contos tradicionais dos países acima mencionados, irrepreensivelmente lidos por alunos do 2º turno do mesmo ano.

O Concerto marcou o final de semestre para estes alunos que, infelizmente, deixarão de ter a disciplina de Música no currículo até ao 12º ano.

Foi um sucesso! Prova disso foi a manifestação da assistência que reagiu entusiasticamente.

Estiveram presentes no público, para além de professores e colegas, o historiador Fernando Rosas entre outros convidados ilustres que participaram numa palestra, com os alunos da escola, sobre "Memória e Identidade Nacional".

Por um dia os alunos do 8º ano foram os artistas e transformaram o seu sonho em realidade e a música tornou a escola diferente.

Parabéns a todos!




Concerto Músicas e Histórias do Mundo - 2014/2015

cartaz_concerto_light_14_15

Presépio ao Vivo

tetum_pt_presepio_ao_vivo


1 de Outubro - Dia Mundial da Música

cartaz_dia_mundial_musica_light
Descarregue o cartaz em pdf



Concerto da Banda da EPRC - TekiTokes

concerto_banda

Descarregue o cartaz em pdf


Concerto no Palácio da Presidência

No passado dia 13 de Dezembro o coro e grupo instrumental da Escola Portuguesa Ruy Cinatti apresentou-se em concerto para sua Excelência o Sr. Taur Matan Ruak, Presidente da República de Timor Leste, e funcionários do Palácio da Presidência.

Depois de um primeiro período de muito trabalho em ensaios, os alunos da nossa escola estão de parabéns pela magnífica apresentação.

A interpretação do Auto de Natal da compositora portuguesa
Maria de Lourdes Martins foi um sucesso e estreia nacional em Timor Leste.

Deixamo-vos com um vídeo e fotografias de alguns dos momentos do espetáculo.


Saiba mais...