Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Os alunos da EPRC visitaram o Centro de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) de Díli


centro_de_aprendizagem_2015_2centro_de_aprendizagem_2015

No dia 11 de junho os alunos da EPRC visitaram os colegas do CAFE de Díli, ainda no âmbito dos projetos de intervenção social da disciplina de Educação para a Cidadania. Desta volta, o tema do projeto foi a Educação.

Os alunos da EPRC, que foram muito bem recebidos pela Dra. Maria José e os professores do CAFE, falaram sobre a importância da educação através da apresentação de uma história com fantoches. Depois de assistirem ao teatro, os alunos do CAFE realizaram várias atividades de expressão plástica e fizeram jogos de português e matemática orientados pelas alunas da EPRC.

Obrigada ao CAFE de Díli. Foi uma tarde muito educativa e divertida para todos!


Visita de João Soares

joao_soares

No dia 21 de maio, tivemos a honra de receber a visita do ex-autarca João Soares e do jornalista Adelino Gomes que se encontram em Díli para serem condecoradas com o grau principal da Ordem de Timor-Leste, o Colar, pelo presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, no 13.º aniversário da restauração da independência timorense.

Durante a manhã, acompanhados pelos elementos da direção, os simpáticos convidados visitaram as instalações da escola e ficaram encantados com a pluralidade de valências que a nossa instituição oferece, desde o ensino pré-escolar aos níveis de ensino secundário, com especial destaque para as atividades extra curriculares como a música e o desporto escolar.

A visita culminou com um almoço no refeitório da escola onde houve ainda oportunidade para partilhar ideias sobre Portugal e Timor.


Visita do Ministro da Educação de Portugal à EPRC - 2015

visita_mec_2

No dia 16 de abril, o senhor ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, deslocou-se a Timor por ocasião da 1ª Reunião Extraordinária dos Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Apesar de ter uma agenda muito preenchida para uma estadia tão curta, o senhor ministro fez questão de vir cumprimentar os professores da EPRC, após o que reuniu informalmente com os membros da direção da escola e com o senhor Embaixador de Portugal, Manuel de Jesus.

Visita do Grupo Parlamentar de Amizade TL - PT

visita_do_gpa_1

No passado dia 8 de abril tivemos a honra de receber uma delegação de deputados portugueses do Grupo Parlamentar de Amizade (GPA) Timor-Leste-Portugal composta pelo presidente, Arménio Santos (PSD), pelos vice-presidentes Antónia Almeida Santos (PS) e Inês Teotónio Pereira (CDS-PP) e ainda pelos deputados João Ramos (PCP) e Helena Pinto(BE).

visita_do_gpa_2

Depois de um passeio pela escola, os deputados visitaram as salas de aula da educação pré-escolar e do 1º ciclo, onde contactaram com alunos e professores. Especial foi a visita à sala de música que surpreendeu os convidados pelo relevo e a importância que, na nossa escola, é dada àquela arte.  

Depois de um almoço no refeitório  da escola,  a delegação teve ainda a oportunidade de reunir informalmente com a direção.

Visita do Secretário de Estado das Comunidades

secretario_de_estado_das_comunidades_2015

Dia 19 de janeiro recebemos a visita do Senhor Secretário de Estado das Comunidades, Dr. José Cesário, que se deslocou a Timor-Leste para uma visita de 4 dias.

Depois de ter conhecido a escola em todas as suas valências, teve ainda a oportunidade de falar com alguns professores e de almoçar no nosso refeitório, acompanhado do Senhor Embaixador e do Adido para a Cooperação. A visita culminou com uma reunião informal com a Direção da Escola.





Visita da Pintora Natália Gromicho

natalia_gromicho_light


A pintora Natália Gromicho visitou a nossa escola no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os alunos do 9º ano e do secundário tiveram oportunidade de conversar com a artista sobre a sua vida profissional. A visita guiada à sua exposição, patente na Embaixada de Portugal em Díli, foi o momento alto desta celebração. Os alunos que participaram no concurso “Direitos Humanos” viram também os seus trabalhos expostos no átrio da Biblioteca.