Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Sessão de Cinema na EPRC - As aventuras de Tintin

cartaz_tintin


Clube de Cinema: O primeiro dia de filmagens

Após alguns meses de formação sobre cinema  - profissões, sua história, como realizar um storyboard, como escrever um guião, quais os planos e movimentos de câmara mais usados -, formação que foi dada aos sábados de manhã, a equipa da EPRC, no dia 7 de março fez o seu primeiro dia de filmagem.

grande-plano-da-personagem_1

Consulte a página do projeto em:
http://www.eprc-celp.org/projetos/14_15/clube_de_cinema/

Saiba mais...

A EPRC foi ao cinema

Decorrente do Plano Anual de Atividades, a Escola convidou e levou ao cinema cerca de 160 alunos, assistentes operacionais e encarregados de educação que assistiram ao Rio 2, um filme de animação, do realizador Carlos Saldanha, admiravelmente adequado ao nível etário dos alunos e de interesse transversal, sendo relevante o seu carácter educativo, formativo e lúdico.

Para além de se divertirem, num ambiente especial proporcionado pelo filme a três dimensões e de vibrarem com os ritmos latinos, os alunos puderam apreender a mensagem sobre a importância de preservação do ambiente e usufruir de uma tarde de domingo em “família escolar”.

rio_2_light


2ª Sessão de Cinema em Português

cartaz_cinema_esperanca_light


Um rapaz, Lourenço, estuda no 9.º ano num colégio em Cascais e tudo parece correr bem. É óptimo estudante e vai receber o prémio de melhor aluno.

Mas, em pouco tempo, o mundo que conhece altera-se: o pai é despedido pelo Presidente do Clube de Futebol por não aceitar um jogo com um resultado comprado, a mãe emigra para Angola para encontrar uma solução e ele tem de sair do colégio para ir estudar numa Escola Secundária com alunos do bairro da Cova da Moura. Há um mundo que muda… E Lourenço acabará por ser o protagonista dessa mudança.

Haverá um intervalo de 30 minutos.

Estarão disponíveis bebidas e comidas.



Como foi a 1ª sessão de Cinema em Português na EPRC?

foto_1_cinema

A escola organizou a sua primeira Sessão de Cinema. Exibimos o filme de animação "Rio" destinado a um público mais jovem.

foto_2_cinema

A adesão foi enorme e este momento de confraternização entre alunos, professores, pais e visitantes serviu para a comunidade educativa experenciar uma escola diferente e acolhedora. 

outra_cinema_light

1ª Sessão de Cinema em Português na EPRC - Filme: RIO de Carlos Saldanha

cartaz_cinema_rio

Cinema Curricular

cinema_curricular_2_light

Decorreram na Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC) as primeiras sessões de “Cinema Curricular”, uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, inserida no plano anual de atividades da EPRC e promovida em parceria com a Biblioteca Escolar.

cinema_curricular_1_light

Durante a segunda quinzena de outubro, os alunos das turmas do 7º A e do 7º B assistiram ao documentário “A árvore genealógica da humanidade”/National Geographic Society e as turmas do 9º A e do 9º B terminaram a semana de aulas com “Tempos modernos” de Charles Chaplin. Esta quinzena foi dinamizada pela disciplina de História e sendo uma atividade facultativa, em horário extraletivo, contou com a participação generalizada dos alunos.

Divertiram-se e aprenderam mais!

Aconteceu...

... no dia 3 de maio a 2.ª mostra de Cinema em Português, na EPRC.

mostra-cinema_light

A “sala” estava cheia; alunos, pais, professores e funcionários não quiseram perder A Maior Flor do Mundo, de Juan Etcheverry (com narração de José Saramago) e Aniki Bóbó, um filme de Manoel de Oliveira, o centenário realizador português.

P1250027_light

As pipocas não puderam faltar e, numa noite que se queria portuguesa, o caldo verde e o pão com chouriço foram, como sempre, convidados especiais.

P1250021_light

Foi um belo serão!

II Mostra de Cinema Português


mostra_de_cinema_2

Programa:

19.00 –
A maior flor do mundo, de Juan Etcheverry, cor, 10 minutos. Narrada por José Saramago.
Um rapaz decide saltar o muro de casa e acaba por descobrir que o mundo é muito grande e que, se sonharmos, podemos ter o seu tamanho.

Intervalo
(disponíveis bebidas e comidas)

20.00 – Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira, p/b, 71 minutos.
Um rapaz apaixona-se e decide provar o seu amor oferecendo uma boneca. No entanto, esta boneca terá de ser roubada de uma loja, começando aqui o jogo de polícias e ladrões conhecido como Aniki Bóbó.

Entrada:

Público em geral: 2$
Alunos, professores e funcionários da EPRC: entrada gratuita

Como foi a 1ª mostra de Cinema na EPRC?

IMG_7026

Nas noites de 30 de novembro e 1 de dezembro o ambiente na EPRC foi de festa! Quem não pode estar presente, perdeu dois dias de muita animação e de belos petiscos!

O cheirinho que se fazia sentir era irresistível: bolinho quentinho, pão com chouriço, rissóis e pastéis de bacalhau, acompanhados de água, sumo e até vinho tinto. No intervalo o menu completava-se, com um belo caldo verde quentinho!

E para não esquecer, o CD do Coro e Grupo Instrumental da EPRC também estava a vender!

Saiba mais...

1ª Mostra de Cinema Português na EPRC

30 DE NOVEMBRO DE 2012 - 1 DE DEZEMBRO DE 2012
BAIRRO DE BALIDE – ESCOLA PORTUGUESA RUY CINATTI


FILME DE ABERTURA

30 de Novembro - 19.00

A suspeita
, de José Miguel Ribeiro.
n1
Um compartimento de comboio, quatro pessoas, um revisor, um canivete de Barcelos e um potencial assassino.
Chegarão todos ao fim da viagem?


n6