Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Participação dos alunos da EPRC na vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens

parlamento_jovens_2015_pt


Decorre na Assembleia da República a vigésima edição do Programa Parlamento dos Jovens. E pela terceira vez a EPRC foi escolhida em representação do Círculo Fora da Europa, reconhecendo a qualidade do trabalho desenvolvido pela nossa escola .

Mas aqui, em Lisboa, a qualidade do trabalho realizado é também reconhecida pelos alunos deputados dos distritos de Bragança, Évora, Faro, Madeira, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, num total de 32 alunos. Destes, 22 votaram na proposta elaborada por 31 deputados de todas as turmas do Ensino Secundário da EPRC. O distrito do Porto conseguiu mais um voto do que nós, 23 votos. No entanto, o texto final que saiu da sala 1 elegeu quatro medidas do Porto e uma de Timor, que serão debatidas amanhã na Sala do Senado.

Depois, cada distrito apresentou uma pergunta a ser colocada a um deputado, mas só três poderiam ser escolhidas. Timor venceu claramente. De todas as perguntas colocadas, o Círculo Fora da Europa conseguiu 26 votos, o do Porto 23 e o de Faro 15. 


A pergunta que será colocada amanhã de manhã ao deputado é: Senhor deputado, colocaria o seu filho numa escola pública ou privada e porquê?

Merecem especial reconhecimento por estes excelentes resultados os 80 alunos do ensino secundário que participaram, as professoras Gisela Castro, Isabel Salsinha, Helena Barrinha, Emília Batista, Anabela Fernandes, Brigitte Lopez e os alunos que representam agora esta iniciativa, Zahra Cruz e Dário Fernandes.