Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Sessão Parlamentar na Escola Portuguesa Ruy Cinatti

IMG_6412

Aconteceu no passado dia 21 de janeiro a sessão parlamentar na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, integrada no Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa.

Participaram todos os deputados eleitos, 31, que representaram todas as turmas do Ensino Secundário.

A participação da escola neste programa despertou nos jovens timorenses e portugueses um sentido cívico, crítico e interventivo que foi reforçado relativamente ao ano letivo anterior com a existência de mais uma lista (seis, o que corresponde à participação ativa de 60 alunos) e com a colaboração de novos alunos. 

Aliás, o facto de a mesa eleitoral se encontrar colocada no átrio da biblioteca motivou o interesse e a colocação de questões da parte de alunos dos segundo e terceiro ciclos, desejando estes que igual iniciativa se venha a alargar a este nível de ensino.

Os deputados foram muito mais autónomos na condução dos trabalhos e na gestão de todo o processo, não tendo havido lugar, na sessão escolar, à necessidade de qualquer ajuda  na organização da discussão realizada.

Os deputados eleitos para representar a EPRC são os seguintes, ordenados segundo a votação obtida: Marcos Araújo e Donald Martins. Salvador Afonso foi eleito como deputado suplente.

O tema proposto para discussão a nível nacional para o ano de 2014/2015, após votação unânime, é “Os jovens e a sua orientação sexual”.

Em finais de Fevereiro saber-se-á se a escola foi apurada para a sessão nacional, que decorrerá nos dias 26 e 27 de maio, em Lisboa.

No próximo
link poderá ter acesso ao Projeto de Recomendação da escola com as 3 medidas propostas sobre o tema Crise Demográfica:

http://www.eprc-celp.org/docs/proj_recomendacao_eprc.pdf

IMG_6398.JPG
IMG_6418.JPG
IMG_6419.JPG
IMG_6421.JPG
IMG_6423.JPG
IMG_6425.JPG
IMG_6417.JPG