Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

História em Sequência

O Projeto “História em Sequência”, visa complementar conteúdos curriculares, estimular o gosto pela exploração de diversas fontes bibliográficas e demonstrar a atualidade da disciplina de História face ao conhecimento e compreensão da realidade contemporânea.

Os alunos do 3º ciclo são desafiados a participar nesta iniciativa, sendo-lhes propostos temas e sugestões de recursos documentais, através da plataforma moodle da Escola.

A divulgação dos trabalhos selecionados, ou de excertos de documentários e de filmes propostos, é realizada nos intervalos das aulas, mediante projeção no átrio da Biblioteca Escolar sendo partilhados com toda a comunidade escolar.

Até ao momento assinalamos duas iniciativas:

- a comemoração da Implantação da República, assinalada com o documentário da RTP, da série intitulada Conta-me História, através da qual se faz uma abordagem apelativa pela história de Portugal.

- a apresentação de trabalhos sobre o Prémio Nobel da Paz de 2014, atribuídos a Malala Yousufzai e Kailash Satyarthi.

Para este tema, os alunos realizaram documentos em powerpoint, partindo de notícias de jornais online e de outras fontes da Internet alusivas à biografia dos premiados. Os alunos selecionados para a apresentação pública, no dia 18 de novembro, foram: Isabela Assis e Miguel Soares do 8º B; Helena Meireles, do 8ºA; Felícia da Cruz e Mireille Sam do 9ºA.