Escola Portuguesa Ruy Cinatti

- Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Mensagem do Diretor da Escola Portuguesa Ruy Cinatti

c2_big

Assinalamos a abertura de mais um ano letivo com a apresentação da nova direção que iniciou funções oficiais no dia 1 de setembro.

Apresentação breve e sucinta,

Lisete Fortunado, docente com experiência de e em Timor nova subdiretora e, Acacio de Brito, inspetor da IGEC desde 2000 e, também até então docente dos ensinos secundário e universitário.

Neste momento preambular de uma comissão de serviço deve servir também para recordar os que nos antecederam nestas funções.

A cada um se deve um pouco, muito do que é hoje a Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

Ao Eng.º Revês, à Dr.ª Ana Maria Ferreira, ao Dr. João Roseira e à Dr.ª Conceição Godinho, anteriores líderes o nosso preito de gratidão. Estas rotinas também são parte da identidade da Escola Portuguesa Ruy Cinatti e encerram em si o desafio da continuidade na ambição de construir uma comunidade educativa de qualidade a que todos se orgulhem de pertencer.

É a esta comunidade educativa, empenhada e promotora – num clima afável e colaborativo - de valor acrescentado para Díli e Timor-Leste, porque sustentada em relações profissionais e laços de solidariedade entre todos os atores educativos, que se renova o desafio de assumir a responsabilidade de exigir e construir para a Escola Portuguesa Ruy Cinatti um ensino de qualidade.

E dar cumprimento de uma obrigação basilar,

O propósito de tornar a Escola Portuguesa Ruy Cinatti num espaço de referência da língua e da cultura portuguesa, exigente nos propósitos, qualificante e qualificadora dos recursos humanos.

Se o desiderato primeiro, a promoção e difusão da língua e da cultura portuguesa, bem como dos laços linguísticos e culturais entre Portugal e Timor-Leste, a contribuição para a promoção socioeducativa dos recursos humanos proporcionando uma formação de base cultural portuguesa, deve constituir um objetivo estratégico.

Onde as aprendizagens sejam significativas e substantivas.

Onde aprender não seja apenas um acumular de conhecimentos aos quais não se sabe dar uso, mas sim onde se pode dar sentido e aplicar tudo aquilo que se aprendeu.

Onde existe prazer em aprender não só de forma orientada, como também autonomamente.

Porque compreende o meio que a envolve e os anseios e expectativas dos jovens e das suas famílias, esta comunidade educativa seleciona e organiza a sua oferta educativa, contextualizada e personalizada. Com sentido. Espera-se agora que seja geradora de intervenções educativas adequadas, indutoras de um processo formativo de melhor qualidade!

No ano letivo de 2015/2016, na senda dos anteriores, este processo requer a conjugação de vontades e esforços no sentido de dotar a Escola Portuguesa Ruy Cinatti de uma maior capacidade de resposta aos problemas que se nos colocam e procurar uma melhor integração dos nossos alunos no meio em que se movimentam, perspetivando o sucesso desejado.

Com o empenho, disponibilidade, entrega e aposta na qualidade de todos, vamos rever-nos, com orgulho, na Escola Portuguesa Ruy Cinatti que todos ajudaremos a construir.

Bem hajam!